quinta-feira, agosto 22, 2013

ALBICASTRENSES ILUSTRES XXXIII

MARIA CIPRIANA LOBATO OLGUIM
26 de Abril de 1898  - 1 de Janeiro de 1984 

Enfermeira de Guerra, entre 1914 e 1918. Populariza-se no cinema, depois de se estrear em Tinoco em Bolandas (1924) de António Pinheiro.
Participou em inúmeros filmes do cinema português dos anos  50, tais como, O Costa do Castelo (1943), A Menina da Rádio (1944), O Leão da Estrela (1947), O Grande Elias (1950), O Noivo das Caldas (1956), O Crime da Aldeia Velha (1964), O Trigo e o Joio (1965), Nazaré (1952), Madragoa (1952).
Trabalhou praticamente com todos os grandes realizadores da sua época, Artur Duarte, Perdigão Queiroga, Leitão de Barros, António Lopes Ribeiro, na década de 80 foi dirigida por Lauro António em, Manhã Submersa (1980). Ao longo da sua carreira cinematográfica, participou em mais de 40 filme, sendo pois justo que a recordemos e não a deixarmos cair no esquecimento colectivo. 
Interpretou esporadicamente, peças de teatro televisivo. Sob a direcção de Artur Ramos; Auto da Natural Invenção, de Luiz Francisco Rebello; Dez Contos de Reis, de Teresa Rita Lopes; Realidade da Fantasia de Claude Gével.
O Albicastrense

4 comentários:

  1. Anónimo09:29

    ALBICASTRENSES ILUSTRES deixam Jardim do Governo Civil ao abandono
    ou a ideia é dar cabo deste cartão de visita?

    ResponderEliminar
  2. Caro Anónimo.
    Confesso que à dias passeio por lá e fiquei indignado com o estado em que aquilo se encontra.
    O problema só será resolvido quando a Câmara tomar posição sobre o edifício do Governo Civil.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo17:20

    Senhor Veríssimo, acabo de chegar a casa e venho sem palavras. O lindo jardim ao cimo da rua da mina, foi destruído. Vá ver senhor o que vão ali fazer, alguém tem de protestar. alguém como o senhor. Obrigada.

    ResponderEliminar

  4. Caro anónimo.
    Estou em Lisboa a passar uns dias em casa do filhote, contudo já me telefonaram a contar da destruição do jardim.
    Disse-me a mesma pessoa que me telefonou, que iriam colocar no nesse largo, uma obra de pintora Cristina Atayde.
    Confesso que também eu (embora tenha grande admiração pela pintora), fiquei com os poucos cabelos que ainda me restam em pé.
    Neste momento nada mais posso dizer sobre este caso, contudo prometo que quando chegar irei falar deste assunto.
    Abraço

    ResponderEliminar

ANTÓNIO ROXO - DEPOIS DO ABSOLUTISMO - (12 "ÙLTIMA")

Última publicação do excelente trabalho que António Roxo publicou em antigos jornais da terra albicastrense.   “O Espaço da vida polític...