quarta-feira, agosto 07, 2013

OS NOSSOS ARTESÃOS


"O ÚLTIMO DOS LATOEIROS DA TERRA ALBICASTRENSE" 

Ao passar pelo Largo do Espírito Santo, dei comigo a olhar para uma velha latoaria que ali existe à quase cem anos, latoaria que dia menos dia, corre o risco de vir a fechar portas.
Falei com José Lucas, atual proprietário desta latoaria, segundo ele, a latoaria abriu portas na década de 20 do passado século, tendo sido seu primeiro proprietário Manuel Daniel que na década de 60 lhe passou o negócio.
Manuel Lucas o último dos Latoeiros da terra albicastrense, disse-me que abandonou a escola aos nove anos, altura em que começou a aprender o oficio de latoeiro com o “Segola” (será alcunha ou apelido?), latoeiro que tinha latoaria na rua da Amoreirinha, (em tempos conhecida por rua dos latoeiros, e onde chegou a haver três latoarias).
José Lucas transferiu-se do “Segôla” para o mestre José Pedro, mestre que tinha oficina na mesma rua, tendo sido ele a ensinar-lhe os segredos da profissão (Curiosamente, conheci estes dois latoeiros na minha juventude, pessoas que eram autênticos artistas na arte da chapa zincada e da folha de flandres).
Ao falar com José Lucas, facilmente nos apercebemos que a arte de latoeiro lhe percorre o corpo, tal como o sangue lhe percorre pelas veias. 
Do muito que ele me contou, não posso deixar de aqui comentar o seguinte desabafo: “hoje, ninguém quer aprender este ofício, eu sou o último dos latoeiros da cidade”, desabafo que devia envergonhar todos os responsáveis pelo sector da formação profissional no meu país.
- Num país com centenas de milhares de desempregados, não deveriam os responsáveis pela formação profissional, olhar para situações como esta?
- Ou será, que este e outros artesãos são já figuras de outros tempos, figuras que só poderemos observar num futuro próximo, num qualquer museu ou através de um filme?
Deixar morrer estes artesãos e não apostar na formação de gente para os substituir, deveria ser considerado crime!..... 
O Albicastrense

6 comentários:

  1. Manuel Leitão15:40

    Este foi o tema de um trabalho quando da minha licenciatura, “A Arte da Latoaria: As mãos que mantêm a tradição viva”. Convivi o dia-a-dia do Sr. José, durante 3 dias, entre troca de ideias, entrevistas e filmagens. O ver fazer, foi muito gratificante para mim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia, você poderia me informar se Latoeiro José Lucas ainda está funcionando e em que a Frequeria de Castelo Branco é sua oficina?
      Muito Obrigado

      Eliminar
  2. MANUEL
    Bem haja pelo teu testemunho.
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Anónimo18:40

    segola ou sesgola

    ResponderEliminar
  4. Caro anónimo.
    Não sei se é Segola ou Sesgola, contudo, bem haja pela deixa.
    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Ainda a um latoeiro em alcains chamado Pedro Sanches

    ResponderEliminar

ANTIGAS CAPELAS DA TERRA ALBICASTRENSE - «CAPELA DE SÃO PEDRO»

MEMÓRIAS DO BLOGUE MEMÓRIAS DE OUTROS TEMPO Esta capela estava situada nas proximidades do chafariz de S. Marcos, num local ocupado atualmen...