quarta-feira, janeiro 04, 2017

ALBICASTRENSES ILUSTRES XXXV



 PADRE MANUEL DIAS

Jesuíta, natural de Castelo Branco, “em 1610 iniciava na China o seu labor apostólico, e em 1659 terminava a sua carreira com fama de santidade.
Distingue-se pelos estudos matemáticos e publicou em língua Chinesa, além se outras obras, o “Tratado da Espera”, intitulado “Tien wen lio”.
Em 1760 foi editado, sob a direção do célebre matemático Yuen-Yuen, a “História das matemáticas”, em 46 fascículos, e nelas se enumera o Padre Manuel Dias entre os matemáticos jesuítas da China.  
É de raro merecimento a obra que Manuel Dias redigiu em 14 volumes, com a tradução doa Evangelhos dos domingos e festas do ano. Desta obra escreveu o missionário P. Foureau, no século XVIII: “sans contredit un des meilleurs (livres) qui aient été faits en Chine… Cette traduction du texte sacre… est regardée même par les lettrés, come um modele d’ éloquence…”Pertencia ao grupo de astrónomos portugueses que coadjuvaram o alemão, P. Shall, presidente ou diretor do Observatório ou Tribunal de Pequim, nomeado pelo imperador tártaro, Xun-Chi, os quais granjearam a maior celebridade científica no Celeste Império.
Esclarece Barbosa Machado que foi noviço em Coimbra, com dezoito anos de idade; em 1601 passou á Índia, e tomou o 4º voto em Macau, em 1616. Nesta longínqua colónia portuguesa, ditou Teologia durante seis anos; foi visitador na China e duas vezes provincial.
 Além do já mencionado “Tratado de Esfera” publicou em língua Chinesa as seguintes obras; “Sobre os Evangelhos”, em 12 tomos, “Ladainha dos Santos, Anjos para uso dos Cristãose “ Modo de catequisar os gentios”.
Faleceu em 4-3-1659, na China, com 85 anos de idade e 59 de jesuíta. Pelo seu alto relevo cientifico, bem merece o P. Manuel Dias que se lhe esquadrinhe a biografia, se torne conhecida, na  sua pátria e na terra natal.
Dados recolhidos no livro; “Estudantes da Universidade de Coimbra naturais de Castelo Branco” da autoria de, Francisco Morais e José Lopes Dias.
O Albicastrense

Sem comentários:

Enviar um comentário

CCCCB, DEZ ANOS APÓS A SUA INAUGURAÇÃO

  UM EDIFÍCIO QUE DEVIA SER MOTIVO DE ORGULHO PARA A TERRA ALBICASTRENSE, ESTÁ COMO AS IMAGENS DOCUMENTAM.  QUEM PASSA À SUA PORTA E OLHA P...