domingo, agosto 09, 2020

A NOSSA LINDINHA

CONTRA VENTOS, CHUVADAS E  TUDO O QUE SE PASSA AO SEU REDOR, A NOSSA CHAMINÉ CONTINUA FIRME E BEM DIREITINHA NO SEU LUGAR  DE SEMPRE.  

MAIS DE UM SÉCULO NO SEU LUGAR.
Se a nossa lindinha for derrubada, a atitude deste albicastrense só pode mesmo se uma. Nunca entrar nesta ou em qualquer superfície deste grupo na terra albicastrense. Aliás, apelava aos albicastrenses que se expressassem publicamente neste sentido, pois, talvez só assim alguém ligado ao grupo SONAE dê a cara sobre este assunto.
O ALBICASTRENSE

7 comentários:

  1. Vitor Henriques
    Concordo contigo, eu já há muito que faço o que agora sugeres.Aminga carteira não fica
    tão leve.
    (Comentário feito no facebook)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vitor
      Só unidos é possível lutar contra um possível derrube.
      Abraço

      Eliminar
    2. Acho totalmente legítimo o movimento na defesa da chaminé, eu próprio também gostaria que ela fosse preservada mas há uma pergunta que faço e responda quem souber. Já alguém se preocupou sobre o seu verdadeiro estado de conservação e se o mesmo é compatível coma sua manutenção no sítio onde se encontra? Eu passo frequentemente junto à chaminé e do ângulo em frente ao museu da seda consigo vislumbrar alguma inclinação e várias fissuras na sua estrutura que deixam antever (espero que não) uma derrocada o que seria trágico para quem por ali se encontre no momento. Em vez de boicotes porque não fazer pressão, muita pressão junto da câmara e esta junto da Sonae. Pode ser que resulte. O amigo Veríssimo tem feito o seu papel e bem.

      Eliminar
    3. Amigo APRibeiro
      Bem-haja pelo seu comentário.
      Quando ao que diz posso dizer-lhe o seguinte: os responsáveis pela nossa autarquia lavaram as mãos como Pôncio Pilatos lavou as dele na morte de Cristo.
      Quando do início das obras dirigi-me a nossa autarquia para falar com o presidente sobre o assunto, na escadaria da Câmara encontrei alguns vereadores aos quais levantei a questão, mandaram-me subir e falar com o presidente. Ele não estava, deixei o número de telemóvel para ser contactado, nunca fui contactado. De seguida coloquei no sait da autarquia um protesto contra o possível derrube da chaminé, nunca recebi resposta.
      Tentei falar com os responsáveis da obra, o engenheiro não estava para falar comigo e quem estava não tinha respostas para me dar.
      Quanto à inclinação é verdade, ela tem alguma, mas deixe que lhe diga o seguinte, tendo eu 69 anos sempre lhe vi essa queda. Aliás a torre de Pisa também a tem e ela continua a ser uma das maiores atrações de Itália.
      Também é verdade que tem fissuras, contudo é aqui que reside a verdadeira questão: nunca ninguém se preocupou em fazer qualquer estudo, pois segundo parece ela era para ser mandada abaixo.
      Quanto a ser compatível no sítio onde se encontra, só posso dizer-lhe que ela está ali à cerca de 120 anos, e como tal, não pode ser uma qualquer empresa a determinar se ele é ou não compatível com uma qualquer estrutura.
      120 anos de historia da nossa terra, se permitirmos que uns marmanjos cheguem aqui a mandem abaixo, então só posso dizer que não somos dignos dela. Por fim, obrigado pelas suas palavras.
      Abraço deste albicastrense.

      Eliminar
  2. Alvaro Reis
    E se ela ameaçar ruir?
    (Comentário feito no facebook)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. António Veríssimo Bispo
      ícone do distintivo
      Nessa altura ela cai sem que alguém lhe possa valer.
      Mas também lhe digo o seguinte amigo Reis. Ouço à muito que ela está torta e pode cair a qualquer instante, contudo, não posso deixar de dizer que caiu primeiro do poleiro quem não quis saber dela. Vamos lutar para que ela não seja derrubada.
      Abraço

      Eliminar
    2. Uma verdade verdadeira. quanto à chaminé tenho-me lembrado,porque vi, a grande movimentaçõs de máquinas perto dela poderá contribuir ou terá contribuído para acelerar a inclinação. Será de acreditar neste pensamento ? Quem sabe ?

      Eliminar

ANTIGAS CAPELAS DA TERRA ALBICASTRENSE - «CAPELA DE SÃO PEDRO»

MEMÓRIAS DO BLOGUE MEMÓRIAS DE OUTROS TEMPO Esta capela estava situada nas proximidades do chafariz de S. Marcos, num local ocupado atualmen...