sexta-feira, agosto 07, 2020

ENCICLOPÉDIA ALBICASTRENSE

A TERRA ALBICASTRENSE NO PASSADO

No dia 7 de agosto de 1898 instalou-se em Castelo Branco, a estação dos CTT. 
O local escolhido foi o edifício contínuo ao Solar dos Viscondes de Portalegre, antigo edifício do Governo Civil do distrito de Castelo Branco, precisamente no mesmo local onde anos mais tarde, veio a funcionar o Museu e posteriormente, a repartição das Obras Publicas.
------------------------------------
No dia 7 de agosto de 1919, apareceu em Castelo Branco o primeiro número do jornal republicano conservador, de sensibilidade política sidonista, que se dava pelo nome “A Defesa de Castelo Branco”.
Foi seu diretor. Administrador e editor, José de Sousa Viera, o qual posteriormente veio a ser substituído por Eurico Sales Viana. A sua administração tinha a sede na rua Machado dos Santo e era propriedade da empresa de defesa de Castelo Branco.
Era composto e impresso na tipografia Casa Progresso, em Castelo Branco. Dizia ser um “Jornal Republicano, Conservador e extremo defensor dos interesso locais”. Terminou com a publicação do número 12, em 30 de Outubro de 1919.

Recolha de dados: Jornal Reconquista.
O ALBICASTRENSE

Sem comentários:

Enviar um comentário

CCCCB, DEZ ANOS APÓS A SUA INAUGURAÇÃO

  UM EDIFÍCIO QUE DEVIA SER MOTIVO DE ORGULHO PARA A TERRA ALBICASTRENSE, ESTÁ COMO AS IMAGENS DOCUMENTAM.  QUEM PASSA À SUA PORTA E OLHA P...