segunda-feira, maio 16, 2022

O PASSADO E O PRESENTE - (XXVIII)

CASTELO BRANCO ATRAVÉS DOS TEMPOS



Vigésim
a oitava  publicação da rubrica: Imagens do passado e do presente da terra albicastrense"

(PORMENORES DA DEVESA DO ANTIGAMENTE).


Cerca de cem anos separam as duas imagens desta publicação.

A imagem  antiga mostra-nos a Devesa como ela era nos finais do século XIX, princípio do século XX. 

A Devesa desse tempo, estendia-se entre o que hoje designamos de Devesa e o atual Bairro do Cansado.

A imagem antiga, mostra-nos o antigo palácio da família Fevereiro, solar que iria ser mandado  abaixo,  na década de 50 do passado século.

O meu bem-haja (a título póstumo), a todos aqueles que ao longo das suas vidas captaram estas fantásticas imagens. Sem elas, nunca saberíamos como era a terra albicastrense no passado.

O ALBICASTRENSE

3 comentários:

  1. Anónimo17:38

    A imagem 'antiga' é até anterior à construção da Av. Humberto Delgado (que já teve um nome diferente, obliterado pelos preconceitos do regime). E anterior à construção do Cinema, que terá ocorrido próximo de 1950.

    ResponderEliminar
  2. Joaquim Lalanda Roseiro Boavida
    Gostei de ver a comparação. Quanto ao “palácio da Família Fevereiro”, recordo-me que ainda estava em pé no final dos anos sessenta do séc. XX.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Boavida. Em 1957 o jornal “Beira Baixa”, publicava de forma bastante tímida este pequeno artigo, sobre a decisão da junta Provincial da Beira Baixa em demolir o antigo palácio da família Fevereiro. Contudo tem razão, pois a demolição do mesmo só viria acontecer em 1966.

      Eliminar

BENDITAS ELEIÇÕES DE 2025

OBRAS NA TERRA ALBICASTRENSE Depois de algum marasmo, as prometidas obras na terra albicastrense arrancaram de vez. Não vou aqui bater no no...