sábado, fevereiro 10, 2007

COLECTIVIDADES DA MINHA TERRA

BENFICA DE CASTELO BRANCO
(Fundado em 24 de marco de 1936)

Onze Vermelho foi a sua primeira designação, depois virou Sport Lisboa e Castelo Branco e mais tarde Associação Desportiva de Castelo Branco, e por fim o nome por que hoje é conhecido Sport Benfica e Castelo Branco.
É costume dizer-se que todas as colectividades ao longo da sua história têm bons e maus momentos. No caso do Benfica de Castelo Branco os momentos menos bons terão sido, (em meu entender), superiores aos bons momentos. Vem isto a propósito da fotografia que há alguns dias me veio ter a mão.
Na época de 59/60 o nosso Benfica de Castelo Branco terá conseguido um dos pontos mais altos da seu historial, quando se sagrou campeão da terceira divisão pela primeira vez. A final disputou-se em Leiria com o Sacavenense tendo o Benfica ganho por 2-1. A foto aqui apresentada mostra-nos a equipa que ganhou esse campeonato.
Na época de 89/90 subiu à divisão de honra, (antiga segunda divisão), na época seguinte disputou a divisão de honra, classificando-se em quinto ligar, ainda hoje muitos albicastrenses se interrogam e especulam sobre o que se terá passado nesse ano de estreia, pois a algumas jornadas do fim a subida há primeira divisão nacional, perecia um dado adquirido, (no entanto como diz o povo até ao lavar dos cestos é vindima), e estranhamente no final acabou em quinto lugar.
Deixemos-nos de coisas tristes… e olhando para o futuro o Benfica de Castelo Branco disputa nesta época o campeonato da terceira divisão e depois de um início menos bom, está neste momento com boas prospectivas de poder voltar á segunda divisão. Aqui lanço um desafio a todos os albicastrenses para que no próximo jogo a disputar em Castelo Branco todos nós nos desloquemos ao estádio Vale do Romeiro para apoiar a equipa.

(PS.) O meu bem-haja ao antigo jogador Sebastião pelo empréstimo das fotografias de 1959/60.
O Albicastrense

4 comentários:

  1. Anónimo22:36

    Só saudade...

    ResponderEliminar
  2. Anónimo14:39

    Olá António Veríssimo, parabéns pelo blog! Gostaria de saber se tens algum contato do antigo jogador Sebastião, uma vez que o meu avô José Saul Simões de Almeida Rijo (o RIJO que jogou pelo Benfica de Castelo Branco e era colega do Sebastião e também eram colegas no exército) Se o tens ficaríamos muito gratos a fim de podermos contactar com ele.
    Abraços . Débora Passos
    Um abraço também do Rijo!

    ResponderEliminar
  3. Débora.
    Não tenho o contacto dele, mas conhece-o bem.
    Vou falar com ele e contar-lhe que o Rijo o quer contactar, para lhe dar um abraço.
    Eu depois coloco aqui o contacto dele.
    Um abraço para si.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo15:08

    António Veríssimo,
    Sabendo que você é Albicastrense e o meu avô tendo passado por aí quatro anos no R.C.8 nos anos 56/58 e no Benfica Castelo Branco e tendo como companheiros: Sebastião, Jacinto, Zé Teixeira, Zé da Costa, Cabarrão, Manuel Marezia, David, Carralo, Parra, Vitorino, Juca e outros, e tiverão como treinador o capitão Villas Boas e Julinho. Desculpa incomodá-lo, mas o meu avô gostaria de saber se algum desses personagens ainda fazem parte dos vivos, já que a idade do meu avô é de 75 anos. Em especial, o amigo do meu avô: António Cabarrão.
    Um grande abraço
    E-mail do vovô Saul Rijo: saulrijo@yahoo.com.br

    ResponderEliminar

ANTIGAS CAPELAS DA TERRA ALBICASTRENSE - «CAPELA DE SÃO PEDRO»

MEMÓRIAS DO BLOGUE MEMÓRIAS DE OUTROS TEMPO Esta capela estava situada nas proximidades do chafariz de S. Marcos, num local ocupado atualmen...