quinta-feira, junho 07, 2007

RUAS DA ZONA HISTÓRICA DE CASTELO BRANCO



Aviso
As fotografias aqui apresentadas não são um testemunho real, da actual situação da zona histórica da cidade de Castelo Branco.
São apenas detalhes captados por uma objectiva que se recusa a captar a realidade das ruas da zona histórica da nossa cidade.
Que bom seria podermos através de um qualquer estratagema, (como o Photoshop) apagar ou reconstruir casas em completa ruína, nas Ruas da Zona Medieval de Castelo Branco.
O Albicastrense

5 comentários:

  1. Eu moro na zona do Castelo. Penso que mais tarde ou mais cedo, vai acontecer o que aconteceu por esse mundo fora e as pessoas, sobretudo a malta jovem, vai voltar para as zonas históricas, sobretudo quando se fartarem de viver em gavetas.

    ResponderEliminar
  2. Queria acrescentar, que não sou de cá e nem pensei muito quando decidi viver no centro da cidade, contrapondo aos actuais arrabaldes.
    O aspecto financeiro também pesou, é verdade. Mas tem outro gosto. Quero ir ao jardim da cidade, é um passo, quero ir ao centro cívico outro passo. Tenho quase tudo aqui à mão.
    Contudo, o centro histórico de C.Branco é um dos mais degradados que conheço, das cidades do Interior. Quem vem cá a meu convite, apesar de tudo adora isto. Estou contente por estar a ser recuperado o edifício dos antigos Correios, é um edifício bem bonito, apesar de naquela praça já se terem feito alguns "crimes", como por exemplo o edifício dos actuais correios. Irónico..., não é?

    ResponderEliminar
  3. Caro Nuno
    Tem toda a razão do mundo quando fala nos "crimes" cometidos nas ultimas décadas contra o nosso património arquitectónico e não só.
    A construção do edifício a que se refere é um grande exemplo desses crimes. Se Portugal não fosse um pais de brandos costumes, os responsáveis pela sua construção já há muito teriam respondido pela aberração ali construída.
    Mas eu dou-lhe outro exemplo mais recente: a construção monstruosa na encosta do castelo. Seria possível noutro país qualquer?
    Não deveria aquele espaço ser preservado e até melhorado para fins culturais e recreativos?
    Como aqui costumo dizer muitas vezes, cada povo tem os dirigentes políticos que merece.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo19:44

    Tambem moro na sona do castelo á muitos anos e sinceramente não tenho visto grandes obras,as casas a cairem,as ruas uma autentica vergonha é raro o dia que não cai alguém e o mais bonito que realmente embeleza esta zona são os cabos que atravessam as ruas de um lado ao outro.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo15:23

    meus amigos a historia da nossa cidade e a mesma que por todo o pais enquanto ouver enquelinos pagando vinte a trinta EUROS e menos de rendas como poderao os prorietarios das devidas casas fazerem melhoramentos val mais deichalas aos ratinhos e aplicar o dinheiro no estrangeiro se o governo regularisar as rendas verao em breve melhoramentos

    ResponderEliminar

ANTIGAS CAPELAS DA TERRA ALBICASTRENSE - (VI)

  CAPELA DE SÃO GÊNS "MEMÓRIAS DE OUTROS TEMPOS"   Sobre esta antiga capela, pouco ou quase nada se sabe sobre sua existência.  ...