quarta-feira, junho 13, 2007

TOPONÍMIA ALBICASTRENSE - (II)


RUAS E PRAÇAS
DA 
TERRA ALBICASTRENSE

Situada na zona da Senhora da Piedade, esta rua têm o seu início perto da Capela e termina junto no largo dos três globos.

QUEM FOI FRANCISCO RAFEIRO? 

Nasceu em Castelo Branco no dia 21 de Fevereiro de 1661, filho do boticário António Vaz Mendes e de D. Branca Rafeiro.
Frequentou a Universidade de Coimbra, onde se matriculou em Medicina a 1 de Janeiro de 1681 tendo concluído o seu curso a 26 de Junho de 1687.
Passou ao exercício da clínica médica na terra natal e ali falecendo, solteiro, a 26 de Janeiro de 1738.
Seguindo a inspiração e o exemplo de outros albicastrenses ilustres, Francisco Rafeiro deixou o seu nome ligado a diversas acções de benemerência. Assim: legou à Misericórdia de Castelo Branco todos os bens de raiz; instituiu ainda um legado de 100000 réis para dote de casamento de 5 órfãs; doou as suas casas «novas e nobres», sitas na Rua do Postiguinho de Valadares, para vivenda dos párocos de S. Miguel; custeou a magnífica obra de azulejo, levada a cabo na antiga ermida de S. Gregório (actualmente, capela de Nossa Senhora da Piedade). 

Por tal motivo, no pavimento da referida capela e defronte da porta travessa, foi gravado em azulejo o seguinte letreiro: 

"Esta obra de azulejo e / Pavimentose fez com o /dinheiro do doutor Francisco Rafeiro já defunto p/edese um P. Nosso Ave-maria pela sua alma/1739".
O Albicastrense

4 comentários:

  1. Anónimo23:15

    Não possui, por acaso, foto da inscrição em azulejo?

    ResponderEliminar
  2. Interessante. Muito bom.

    ResponderEliminar
  3. Caro anónimo
    Lamento mas não tenho nenhuma fotografia, onde esteja visível a referida inscrição.
    Saudações do Albicastrense

    ResponderEliminar
  4. Caro António, como sempre enriquecedor este seu artigo quer a nível histórico quer cultural e social. Existem pessoas que deixam uma "marca" e Francisco Rafeiro foi uma delas. Os meus parabéns e obrigada pelo temas que aborda.

    ResponderEliminar

BENDITAS ELEIÇÕES DE 2025

OBRAS NA TERRA ALBICASTRENSE Depois de algum marasmo, as prometidas obras na terra albicastrense arrancaram de vez. Não vou aqui bater no no...