sábado, junho 02, 2007

TOPONÍMIA ALBICASTRENSE - (I)

RUAS E PRAÇAS
DA TERRA ALBICASTRENSE
Dadra - ("Antigo território Português na Índia")

Na toponímia albicastrense é relativamente fácil percebermos o significado de certos nomes das nossas ruas. A Rua da Figueira, da Amoreirinha ou Avenida 1º de Maio, são exemplos desse facto. 
No entanto com a rua que aqui trago hoje, passa-se precisamente o contrario, e muita gente certamente ao passar por lá e ao olhar para o seu nome, terá perguntado a si próprio, o porquê deste nome, uma vez que ele pouca ou nada nos diz. A rua Dadra começa junto à Capela do Espírito Santo, passa ao lado da praça, desaguando na Rua dos Combatentes da Grande Guerra, por detrás do liceu.



Entre 1779 e 1954,  pertenceu ao Império Portuguesa, tendo sido a primeira colónia do Império a ser ocupada pela União Indiana. Fazia parte do antigo distrito de Damão. Dadra assim como Damão, é um  enclave no estado do Gujarat  e Nagar-Aveli fica na fronteira entre este e  Maharashtra.


Em 1992, desapareceram todas as sequelas entre a Índia, (independente desde 1947) e Portugal, que se recusara, desde Fevereiro de 1950 até ao 25 de Abril de 1974, a admitir que tinha perdido, de facto e de direito, as suas antigas províncias ultramarinas.
Desta forma foi encerrado o contencioso sobre estes territórios e procedia-se aos funerais dos militares portugueses mortos durante a invasão pela Índia. Salazar disse na altura da invasão, que só aceitaria o regresso dos soldados e marinheiros Portugueses, vitoriosos ou mortos.
O Albicastrense

1 comentário:

  1. O homem que foi eleito democraticamente pelo povo depois de morto?

    ResponderEliminar

BENDITAS ELEIÇÕES DE 2025

OBRAS NA TERRA ALBICASTRENSE Depois de algum marasmo, as prometidas obras na terra albicastrense arrancaram de vez. Não vou aqui bater no no...