quinta-feira, junho 28, 2007

TOPONÍMIA ALBICASTRENSE - (IV)


RUAS E PRAÇAS
DA TERRA ALBICASTRENSE 

“UM ILUSTRO ALBICASTRENSE”

Sobre esta rua penso não haver grande necessidade de explicações, quanto à sua localização em Castelo Branco, pois ela será sem qualquer dúvida uma das mais conhecidas na nossa cidade.

QUEM FOI J. A. MORÃO ?
José António Morão, nasceu em Castelo Branco, a três de Setembro de 1786.
Tirou o bacharelato em Matemática e Filosofia, na Universidade de Coimbra, em 1812 veio a completar a licenciatura em Medicina.
José António Morão, iniciou a sua actividade profissional em Almada, regressando a Castelo Branco no início de 1830.
Desenvolveu uma acção decisiva na renovação e reestruturação do Hospital que estava sob administração da Santa Casa da Misericórdia de Castelo Branco. 

Após a vitória do liberalismo, foi eleito deputado da nação, pelo distrito de Castelo Branco em 1834 e vocal do primeiro Conselho Distrital, em 1836. Em 1848 desempenhou, interinamente, o cargo de Governador Civil do Distrito de Castelo Branco. 
Foi um dinâmico Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Castelo Branco. Procurador da Junta Geral do Distrito de Castelo Branco e médico do partido municipal da mesma cidade.
Morreu a 1 de Agosto de 1864. Autor e tradutor de imensas peças de teatro e de outras obras literárias, foi uma pessoa deveras preocupada com o desenvolvimento cultural e social de toda a região da Beira Baixa. 

Neste contexto, fundou em 1836, aSociedade Civilizadora” e levou ao “Publico municipal” de Castelo Branco, uma proficiente leitura e consulta dos 3200 volumes da sua biblioteca, que deixou à disposição de todos, na sua residência, situada na rua do Pina, em Castelo Branco.
O Albicastrense

4 comentários:

  1. Anónimo17:29

    gostaria de deixar umas mensagens relativamente ao blog.

    1) como albicastrense de gema e com muito orgulho em sê-lo congratulo-te pelo site, está genial.

    2) Vivo longe de Castelo Branco há uns aninhos já (estudos e trabalho)e é sempre bom poder visitar o site e respirar um pouco do nosso Albi Castrum

    3) enviar-te-ei por mail daqui a uns dias, quando tiver tempo de digitalizar o documento, algo muito interessante e que me deixou muito orgulhoso! Viseu e Castelo Branco lideram o ranking de capitais de distrito onde se vive melhor, ranking esse que envolve as capitais nao só de Portugal, mas também de Espanha e Itália!

    abraço

    ResponderEliminar
  2. Caro Pedro Tavares.
    Antes de mais o meu Bem-haja pelas suas palavras.
    De seguida, cá fico à espera do documento.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo12:12

    Bom dia
    Sabe dizer-me em que data foi provedor?

    obrigado

    ResponderEliminar
  4. Caro anónimo
    Foi provedor entre 1864 e 1865.
    Abraço

    ResponderEliminar

CCCCB, DEZ ANOS APÓS A SUA INAUGURAÇÃO

  UM EDIFÍCIO QUE DEVIA SER MOTIVO DE ORGULHO PARA A TERRA ALBICASTRENSE, ESTÁ COMO AS IMAGENS DOCUMENTAM.  QUEM PASSA À SUA PORTA E OLHA P...