terça-feira, janeiro 29, 2008

TOPONÍMIA ALBICASTRENSE - (XV)

Ruas e Praças Da Terra Albicastrense

Esta avenida é uma das mais recentes vias da nossa cidade, nela tem morada a nova coqueluche da cidade: “O Fórum de Castelo Branco”. Para esta avenida, decidiram os responsáveis da autarquia albicastrense, atribuir o nome de um dos mais ilustres Portugueses dos finais do séc. XIX e primeira metade do séc. XX: “Avenida Professor Doutor Egas Moniz– Prémio Nobel de Medicina”. 
Em meu entender a escolha não podia ser melhor, (os parabéns à nossa autarquia pela escolha do nome), e uma pergunta para o nosso presidente: Para quando na cidade de Castelo Branco uma rua com o nome do outro Nobel Português? Espero que não estejam à espera da sua morte, para depois colocar o seu nome numa das ruas da cidade de Castelo Branco.
     
QUEM FOI.
António Caetano de Abreu Freire Egas Moniz
Médico Neurologista Português
1874 – 1955

Nasceu a 29 de Novembro de 1847 em Avança e foi-lhe dado o nome de: António Caetano de Abreu Freire no seio de uma família aristocrata rural, seu tio e padrinho, o padre, Caetano de Pina Resende Abreu Sá Freire, insistiria para que ao apelido fosse adicionado Egas Moniz, em virtude da família, descender em linha directa de Egas Moniz, o aio de Dom Afonso Henriques. Completou a instrução primária na Escola do Padre José Ramos e o Curso Liceal no Colégio de S. Fiel, dos Jesuítas.
Formou-se em Medicina na Universidade de Coimbra, onde começou por ser lente substituto, leccionando anatomia e fisiologia. Em 1911 foi transferido para a recém-criada Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa onde foi ocupar a cátedra de neurologia como professor catedrático. Jubilou-se em Fevereiro de 1944. Egas Moniz contribuiu decisivamente para o desenvolvimento da medicina ao conseguir pela primeira vez dar visibilidade às artérias do cérebro. A Angiografia Cerebral, que descobriu após longas experiências com raios X, tornou possível localizar neoplasiasaneurismashemorragias e outras mal formações no cérebro humano e abriu novos caminhos para a cirurgia cerebral.
As suas descobertas clínicas foram reconhecidas pelos grandes neurologistas da época, que admiravam a acuidade das suas análises e observações.
Egas Moniz teve também papel activo na vida política. Foi fundador do Partido Republicano Centrista, dissidência do Partido Evolucionista; apoiou o breve regime de Sidónio Pais, durante o qual exerceu as funções de Embaixador de Portugal em Madrid (1917) e Ministro dos Negócios Estrangeiros (1918); viu entretanto o seu partido fundir-se com o Partido Sidonista. Foi ainda um notável escritor e autor de uma notável obra literária, de onde se destacam as obras "A nossa casa" e "Confidências de um investigador científico".
Egas Moniz foi proposto cinco vezes ao Prémio Nobel de Medicina ou Fisiologia 1928, 1933, 1937, 1944 e 1949), as primeiras quatro sem êxito. Morreu em Lisboa, a 13 de Dezembro de 1955
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O Albicastrense

15 comentários:

  1. Anónimo15:49

    NÂO FOI A AUTARQUIA QUE SE LEMBROU DO NOME DO NOBEL EGAS MONIZ. NEM IMGINA QUEM FOI.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo15:50

    Quem foi?Quem foi?
    Já que investiga tanto...

    ResponderEliminar
  3. Anónimo15:51

    Pergunte lá ao Sr. Presidente pois apesar dos seus problemas de saúde não deve ter a memória curta...

    ResponderEliminar
  4. Anónimo11:30

    Só a titulo de curiosidade, refiro que Egas Moniz para além de ter estudado no colégio de S. Fiel, também tinha ascendentes em Penamacor, nomeadamente através de sua avó paterna Brites de Pina Botelho, nascida na freguesia de S. Tiago. Já o seu pai tinha nascido em Idanha-a-Nova.

    ResponderEliminar
  5. Caro anónimo.
    Bem-haja pela sua informação, o trabalho fica assim mais completo graças à sua colaboração.

    O Albicastrense

    ResponderEliminar
  6. Pedro Miguel Salvado.
    Esta atribuição toponímica não foi uma ideia da Autarquia, a Câmara aceitou sim uma proposta oriunda da organização das Jornadas de História da Medicina na Beira Interior. Vid AMATO LUSITANO E OUTRAS PRESENÇAS MÉDICAS NO ESPAÇO
    URBANO ALBICASTRENSE — Visibilidades e invisibilidades -
    Elementos para uma leitura http://www.historiadamedicina.ubi.pt/cadernos.../vol23.pdf
    (Comentário feito no facebook).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pedro.
      Bem-haja pelo teu esclarecimento.
      Abraço

      Eliminar
  7. Joaquim Lalanda Roseiro Boavida
    No texto, há uma chamada de atenção para o outro Prémio Nobel português e recorda-o como ainda vivo. Não é referido o nome, mas é evidente que se trata de José Saramago, Prémio Nobel da Literatura 1998. José Saramago faleceu a 18 de Junho de 2010.
    (Comentário feito no facebook).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Lalanda.
      Esta publicação é de Janeiro de 2008, nessa altura ele ainda era vivo.
      Abraço

      Eliminar
  8. Joaquim Lalanda Roseiro Boavida
    Numa página de Castelo Branco sabe bem lembrar que Egas Moniz, como aluno do Colégio de S. Fiel, de Louriçal do Campo, fez os exames do ensino secundário no Liceu de Castelo Branco que, naquele tempo, ficava no Largo da Sé, no edifício a que chamam “casa amarela”.
    (Comentário feito no facebook).

    ResponderEliminar
  9. Vasco Pina Cabral
    Gostava de ver na sua Toponímia Albicastrense a placa da Rua Dr. Eduardo Almeida Esteves , meu avô...
    (Comentário feito no facebook).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confesso que não tenho dados sobre o Dr. Eduardo Almeida Esteves. Se os tiver e mos quiser enviar, terei muito gosta em aqui publicar esses dados. Abraço

      Eliminar

  10. Margarida Farinhote
    Rua António Rodrigues Cardoso, meu trisavô.
    (Comentário feito no facebook).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta já aqui postei essa rua. Aliá Nem podia deixar de o fazer, pois tenho por António Rodrigues Cardoso uma grande admiração e muito respeito.
      Ele foi sem qualquer duvida, um dos homens do seu tempo na terra albicastrense, embora não tendo nascido cá. Um grande abraço para si, pois ao fazê-lo, quero crer que estou também a abraçar António Rodrigues Cardoso.

      Eliminar

ZONA HISTÓRICA DA TERRA ALBICASTRENSE.

 PRAÇA CAMÕES      UM BELO EDIFÍCIO QUE NÃO PODE CONTINUAR COMO ESTÁ.   Não sei quantas vezes já aqui lamentei, o deplorável estado em que...