quinta-feira, janeiro 14, 2010

A MORTE DE JOÃO AMARAL


A CULPA VAI MORRER SOLTEIRA!....
O jornal “Povo da Beira” publicou esta semana o artigo que acabou de ler.
Ao ler este artigo dou comigo a pensar se vale a pena ser solidário... O João Amaral foi bombeiro durante 30 anos. Morre a tentar ajudar os seus semelhantes e para espanto geral, ele é o único culpado pela desgraça que se abateu sobre ele e sobre a sua família.
Respondem uns tantos, que não têm responsabilidades sobre este trágico acidente, pois ele deveria ficar quietinho e sossegadinho dentro da sua casa até que o incêndio fosse apagado, (como se fosse possível dizer a um ex-bombeiro, para ficar no seu cantinho perante um incêndio à sua porta).

Diz a família; “ O Presidente da Câmara, perguntou no que podia ajudar e disse que pagava o funeral.”, e acrescentou ainda “ Ficamos com uma mão à frente e outra atrás...”.
A empresa Pirotécnica diz; ”que o foguete não o atingiu”!?
Não dá para acreditar! O João Amaral morre a tentar ajudar os seus semelhantes e a única coisa com que se preocupam certos senhores é de que o culpado se chama João Amaral, pois deveria ter ficado sossegadinho no seu cantinho.
Não vou aqui lançar culpas a quem quer que seja, uma vez que de direito pouco ou nada sei, no entanto não posso deixar de me interrogar sobre que raio de comunidade monstruosa estamos nós a criar.
Um homem morre a tentar ajudar os seus semelhantes, vítimas de um incêndio provocado por um espectáculo promovido pela nossa autarquia e levado a efeito por uma empresa de pirotecnia.
Para espanto geral, (ou talvez não…), ninguém é responsável pela morte do homem a não ser ele próprio!
Como disse anteriormente de direito só sei que nada sei! Sei no entanto que esta morte se deve a um espectáculo de pirotecnia promovido pela nossa autarquia e isso, deferia ser o suficiente para que ela assumisse as suas responsabilidades para com a família, que a partir de agora ficam como disse a esposa do malogrado João, “com uma mão à frente e outra atrás”.
Se esta tragédia não fosse demasiada seria, quase me apetecia brincar com ela, no entanto, fico-me com um pedido ao presidente da nossa autarquia: Senhor presidente pagar as despesas inerentes ao funeral até pode ter sido um gesto bonito, porém, agora à que tratar dos seus familiares e assumir as responsabilidades, (no mínimo), morais pela sua morte.
PS - Depois desta tragédia espera-se que no próximo ano os responsáveis morais por esta tragédia, repensem o lugar para futuros festejos.
O Albicastrense

6 comentários:

  1. Anónimo20:35

    A CORTE ESTÁ MAIS INTERESSADA EM ABAFAR O CASO
    DO QUE ASSUMIR RESPONSABILIDADES
    ATÉ SEMPRE
    JOÃO AMARAL
    ROBIN DOS BOSQUES

    ResponderEliminar
  2. E se um foguete o atingisse ainda diziam que ele é que se tinha atirado.... É UMA VERGONHA!!!!

    Esta cidade já fede....
    O nosso presidente mete o rabinho entre as pernas e nem se ouve falar...Quando ele é que devia dar a cara e assumir a fatalidade...Se não houvesse nenhum problema e se fosse uma festa toda pomposa logo o veriamos na Reconquista todo inchado e a vangloriar-se...

    Mas para arranjar tachos ao amiguinho já se presta...Uma outra vergonha o que fez ao Dr. Sanches em prol do tachismo e vanglorismo....
    Aconselho toda a gente a ler o artigo "Politicos eucaliptos" na Reconquista...diz tudo.

    O meu pesar à familia que perdeu um homem com HONRA e GLÓRIA, atributos que os nossos politicos nem sonham o que querem dizer...

    ResponderEliminar
  3. Anónimo22:05

    Que a memória de voluntarioso bombeiro me desculpe mas isto é uma merda!
    O Morão está em queda livre!A másdcara estácair. quanto ao foguetório éum atentado ao património monumental.
    A Cãmara provocou a desgraça tem de pagar à familía do herói!

    Vamos ver o que diz o Dr. marcelo cá do burgo...

    ResponderEliminar
  4. Anónimo22:57

    Pois é, é mesmo uma vergonha ninguém se responsabilizar, o sr. presidente que é quem manda se tivesse os pés bem assentes na terra nem dava autorização para que o fogo de artificio fosse deitado na zona histórica,sabem muito bem que a maioria das casas são de construção antiga. Quem cá mora sabe muito bem o que sente nessas alturas, é a mesma coisa que um cismo tudo treme,este ano foi demais, muitos dos foguetes rebentaram mal, alguns em quintais e outros nos telhados o que originou um fogo e depois um buraco no telhado e lá vai o Sr. joão a prestar a sua ajuda, para quê? O sr. bem pode arranjar um lugarzinho lá para a sua zona, talves ilumine algumas mentes ou então lá para os lados de São Martinho pelo menos não morre ninguém. Muito se tem comentado desde esta tragédia principalmente nesta zona, alguns moradores assistiram a tudo e por isso mostram-se indignados, por não haver ninguém responsavel. São todos uma cambada de INSENSIVEIS.

    ResponderEliminar
  5. Ao João Amaral que foi meu vizinho, moramos na mesma rua da Sobreira, a minha mais sincera homenagem e semtidas condolências à sua esposa e filha.
    Espero que sejam retiradas as devidas ilações do facto do fogo de artifício ser lançado no castelo.
    Os seus moradores já fizeram e entregaram abaixo assinado na CMCB, no passado, pois as casas abanavam e caía o reboco das mesmas. A este foi respondidao ser impossível.
    Agora a tragédia aconteceu, pior do que se poderia imaginar...
    Mas o tempo não é de culpas antes de ajuda... O que pode fazer a comunidade albicastrense? Mobilizar-se para um acto de homenagem e ajuda à família do João do Amaral.

    José Aleixo Trindade Ferreira

    ResponderEliminar
  6. Anónimo21:23

    SOLIDARIEDADE
    SOMOS ALBICASTRENSES DOS VERDADEIROS NÃO DOS IMPORTADOS DAS IDANHAS.

    ResponderEliminar

ANTÓNIO ROXO - DEPOIS DO ABSOLUTISMO - (12 "ÙLTIMA")

Última publicação do excelente trabalho que António Roxo publicou em antigos jornais da terra albicastrense.   “O Espaço da vida polític...