sexta-feira, janeiro 01, 2010

PROF. FARIA DE VASCONCELOS

ONDE PÁRA A PLACA?
Começo o ano de 2010, com um tema leve e ao mesmo tempo fazendo justiça a um albicastrense que os albicastrenses de hoje praticamente olvidaram.
A Sete de Março de 1980 o jornal “A Reconquista” publicava na sua primeira página, a colocação de uma lápide evocativa na casa onde nasceu,(prédio da farmácia Grave) o Prof. Faria Vasconcelos. Este acto era comemorativo do primeiro centenário do nascimento deste ilustre albicastrense.

Decorridos trinta anos! A placa foi-se… sumiu-se, evaporou-se.
No prédio ainda se podem ver vestígios da danadinha, no entanto o seu paradeiro é desconhecido. Será que durante as recentes obras feitas nesta casa alguém se esqueceu de voltar a colocar a placa no sítio? Ou será que algum espertalhão lhe achou graça e a lavou a dar uma voltinha?
Não sei se foi desleixo ou roubo!.. Sei no entanto que este ilustre albicastrense não merece tal desconsideração, por isso apelo aos responsáveis pelo desaparecimento desta placa, a sua restituição.
A sua reposição na parede da casa onde este eminente nasceu, seria uma homenagem não só a Faria Vasconcelos, mas também a quem lhe prestou veneração em 1980.

O Albicastrense

Sem comentários:

Enviar um comentário

ANTIGAS CAPELAS DA TERRA ALBICASTRENSE - «CAPELA DE SÃO PEDRO»

MEMÓRIAS DO BLOGUE MEMÓRIAS DE OUTROS TEMPO Esta capela estava situada nas proximidades do chafariz de S. Marcos, num local ocupado atualmen...