segunda-feira, abril 19, 2010

Cerimónia Comemorativa do Centenário do Museu F.T.P.J


Estive no passado sábado, na Cerimónia Comemorativa do Centenário do Museu, cerimónia, onde tive a oportunidade de ouvir a Ministra da Cultura, o presidente do I.M.C, “Instituto dos Museus e da Conservação” e o presidente da autarquia albicastrense.
Não vou comentar aqui, o que foi dito na respectiva sessão por dois motivos:


- Em primeiro lugar, porque os jornais da cidade o irão fazer esta semana.
- Em segundo lugar, porque me tornei um tanto ou quanto alérgico, a este tipo de discursos de circunstância.


Esperava este albicastrense, que ali se murmurasse algo sobre a notícia divulgada pela Lusa, (se esperava, vou continuar a esperar) pois, o silêncio por parte da ministra da cultura, foi de ouro. Entre o que se disse e não disse, quero aqui destacar, o “recado” do presidente da autarquia albicastrense, (a quem se destinará este recado?).
Joaquim Morão não deixou para vozes alheias, o que tinha para dizer, e foi muito claro, (para quem o quis perceber). “O museu é uma instituição de prestígio e um pólo fundamental na divulgação cultural da nossa região”, e continuou, “Instituição, que eu me habituei a admirar, desde os tempos em que era presidente da Câmara de Idanha-a-Nova”. Posteriormente Joaquim Morão, terá afirmado que a Câmara terá sempre a última palavra neste assunto.
Vamos aguardar pelo próximo capítulo desta novela, para saber-mos mais alguma coisa sobre o seu enredo.
Tive a oportunidade de conhecer pessoalmente, (através de pessoa amiga), o presidente do "I.M.C." Ocasião que aproveitei para lhe perguntar (cara a cara), se a notícia veiculada pela Lusa, tinha ou não algo de verdade. Respondendo-me ele, que o que ali era dito, não correspondia à verdade! Afirmando que a única coisa que estaria em cima da mesa, (e mesmo isso, ainda não tinha acontecido), seria a disponibilidade do “I.C.M”, para falar com a autarquia albicastrense, sobre parcerias pontuais entre as duas partes. Entre o que a lusa diz, e o que diz o presidente do "I.C.M" atesta, existe uma grande discrepância, porém, como a verdade vem “quase” sempre à superfície, vamos aguardar para ver quem fala verdade, e quem está a querer enganar os albicastrenses.

O albicastrense

3 comentários:

  1. Anónimo22:18

    os títulos das jornais locais sobre as relações Câmara, Museu, ICM merecem ser aqui reproduzidos para memória futura.as cosntradiçãoes semte o Sr. Presidente Morão e a SrªMinistra Gabriela , de novela...
    Uma péssima imagem do Museu que a Câmara anda afabricar para depois....

    ResponderEliminar
  2. Anónimo11:26

    Gostava que o Sr. Verissimo, desse a sua sincera opiniao, do que é melhor para o museu. Continuar como está? ou passar para a Câmara? o que é melhor para o futuro do museu.

    ResponderEliminar
  3. Caro anónimo.
    Estou à espera que os “ilustres” da nossa praça, se pronunciem sobre este assunto, para depois poder dizer o que penso, sobre o que considero ser melhor para o nosso museu.
    Prometo-lhe que independentemente do sim ou sopas dos tais ilustres, (que parece não terem opinião…) escarrapacharei aqui a minha.
    Um abraço

    ResponderEliminar

ANTÓNIO ROXO - DEPOIS DO ABSOLUTISMO - (12 "ÙLTIMA")

Última publicação do excelente trabalho que António Roxo publicou em antigos jornais da terra albicastrense.   “O Espaço da vida polític...