sábado, abril 10, 2010

VELHOS CAFÉS DA MINHA CIDADE

CAFÉ CARIOCA
O Café Carioca fechou portas em 2009, com ele finou-se um pouco da história da Rua da Figueira.
Segundo informações recolhidas por mim, este velho café terá sido inaugurado na década de 40 do século passado.
O seu nome deve-se ao nome do seu primeiro proprietário; “Joaquim Carioca”. Não sei ao certo o tempo que Joaquim Carioca esteve à frente deste pequeno café, sei porém, que o trespassou ao Amoroso e ao Martins, (cunhados um do outro) e que depois o Amoroso o deixou nas mãos do Martins.
O Martins manteve este velho café aberto durante muitos anos, porém, o tempo e o descuido fez com que o velho café fosse ficando cada vez mais um local descuidado, o que veio a dar no seu encerramento.
Num pequeno placar, colocado à porta do café, e onde antigamente se expunha o menu do dia, (pois ali também se servia comida caseira), é ainda possível ler-se um pequeno papel que diz o seguinte; “Fechado para obras”.
Obras que segundo dizem, não irão acontecer. Com este encerramento, acaba uma das especialidades que ali era possível saborear; o branquinho traçado, com uma casca de limão e uma folha de hortelão, (uma delicia meus amigos).
É apenas um velho café! Dirão alguns… talvez seja verdade, porém, este albicastrense já tem saudades dos belos branquinho, (bem fresquinhos) com limão e hortelão que ali bebeu.
O Albicastrense

Sem comentários:

Enviar um comentário

ANTIGAS CAPELAS DA TERRA ALBICASTRENSE - «CAPELA DE SÃO PEDRO»

MEMÓRIAS DO BLOGUE MEMÓRIAS DE OUTROS TEMPO Esta capela estava situada nas proximidades do chafariz de S. Marcos, num local ocupado atualmen...