terça-feira, abril 13, 2010

COMENTÁRIOS...

Anónimo disse...

Realmente a Sr.ª Ministra das Cavilhas não ficará bem na fotografia no centenário de um museu à partida ligado a uma matéria que a ela actualmente não dá o devido valor e atenção. A presença será uma mera regra de protocolo... de certo num ambiente de cortar à faca (suponho que Dr. Luís Raposo também estará presente).
Passando a assuntos mais interessantes, não quero deixar de dar os PARABÉNS ao centenário do museu.
A sua História, pelas várias casas pelas quais passou, teve momentos felizes e outros tristes, que no último caso levaram a que o museu perde-se um pouco na sua importância cultural na cidade. No entanto, parece-me que o esforço feito pela sua direcção nos últimos anos está a começar a dar os seus frutos, mostrando um certo retorno dessa actividade cultural, apesar de ainda ser um pouco ténue.
Espero que assim continue.

2 comentários:

  1. O Dr. Luís Raposo nos festejos do centenário do próximo dia 17! Essa é muito boa…
    Bem-haja, pelo seu comentário.
    O albicastrense

    ResponderEliminar
  2. Anónimo08:55

    Cultura
    Museus de Castelo Branco e Nazaré saem da rede nacional
    por Lusa14 Abril 2010

    O Ministério da Cultura anunciou hoje que está em conversações com as câmaras municipais de Castelo Branco e da Nazaré para a saída de dois museus integrados na rede nacional, no âmbito do plano estratégico em curso.

    O anúncio foi feito na Assembleia da República, pelo secretário de Estado da Cultura, Elísio Summavielle, numa audição da Comissão Parlamentar de Ética, Sociedade e Cultura, onde esteve presente também a ministra Gabriela Canavilhas.

    Em Janeiro, quando foi tornado público o Planeamento Estratégico do Instituto dos Museus e da Conservação (IMC) inserido no plano "Museus para o Séc. XXI", o Ministério da Cultura anunciara que tinha a intenção de passar para a tutela municipal alguns museus da rede nacional que tivessem características locais.

    O Museu da Cerâmica, nas Caldas da Rainha, foi o primeiro com que o Ministério da Cultura disse na altura estar a desenvolver conversações para sair da rede de uma forma faseada, e assente num contrato-programa de apoio.

    Hoje, no Parlamento, o secretário de Estado referiu que estão a decorrer negociações no mesmo sentido com o município de Castelo Branco sobre o Museu Francisco Tavares Proença Júnior, e com a Nazaré, sobre o Museu Dr. Joaquim Manso.

    O primeiro alberga uma colecção arqueológica, arte antiga do Paço Episcopal e uma colecção de colchas bordadas antigas, e o segundo possui um acervo de etnografia marítima, com embarcações e apetrechos de pesca, pintura, escultura e fotografia.

    Elísio Summavielle sublinhou que a saída dos museus da rede nacional "não significa um abandono" daquelas entidades, e que "os contratos-programa que estão a ser delineados têm como objectivo a valorização" dos projectos.

    "A transferência será feita de forma faseada", apontou.

    Entre outras questões, os deputados do PSD questionaram o Ministério da Cultura sobre o cumprimento do acordo de comodato entre o Governo e a Fundação Colecção Berardo, segundo o qual ambas as partes comprometeram-se anualmente a entregar 500 mil euros para aquisição de novas obras.

    De acordo com uma notícia do jornal Público, nos últimos dois anos, o coleccionador Joe Berardo entregou obras de arte ao museu em vez dos 500 mil euros previstos.

    "Não vejo nada nos estatutos [da Fundação Berardo] que mostre que seja possível substituir 500 mil euros por obras de arte", disse um deputado social-democrata, ao que a ministra respondeu: "Eu também não".

    Sobre essa matéria, Gabriela Canavilhas disse que o Ministério da Cultura está a preparar um contrato-programa em que vão ficar estabelecidas certas regras na relação entre as Fundações com a tutela.



    Tags: Artes
    Partilhar

    ResponderEliminar

ANTIGAS CAPELAS DA TERRA ALBICASTRENSE - «CAPELA DE SÃO PEDRO»

MEMÓRIAS DO BLOGUE MEMÓRIAS DE OUTROS TEMPO Esta capela estava situada nas proximidades do chafariz de S. Marcos, num local ocupado atualmen...