sexta-feira, maio 14, 2010

VELHAS RUAS DA MINHA CIDADE



RUA DO RELÓGIO
(ANTIGA RUA DA ESTALAGEM)
Das minhas idas à zona histórica da nossa cidade, tenho encontrado situações, que por vezes dou comigo a pensar se o que estou a ver é apenas uma anormalidade temporária e que brevemente estará solucionado, ou se esta anormalidade temporária, não irá tornar-se uma aberração definitiva.
Vem esta conversa, a propósito de uma situação caricata que se pode ver na rua do Relógio.
Nesta rua é possível vermos um cabo eléctrico, (conforme as fotografias documentam) que percorre mais de cem metros da rua, amarrado com fios às portas das muitas casas ali abandonadas.
Penso tratar-se de um cabo, que em tempos transportou sinal de televisão, porém, seja de televisão ou de electricidade, é inadmissível, que na zona histórica de uma cidade onde se tem gasto uma pipa de massa, para lhe dar uma nova imagem se permita este tipo de aberrações.
O magano do cabo está pendurado às portas das casas há uma quantidade de tempo, e para espanto de quem por ali passa ou mora, até parece que a situação, em que o magano se encontra é perfeitamente normalíssima!..
O trabalho de recuperação da nossa zona histórica, tem sido bastante meritório, por isso, este albicastrense não consegue compreender, que o trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos seja emporcalhado aos olhos dos albicastrenses e de quem nos visita, com parvoíces como esta e outras iguais a esta.
Já uma vez aqui alvitrei aos responsáveis pela nossa autarquia o seguinte: Para quando a criação de uma equipa de observadores, que percorra regularmente a nossa cidade, de forma a evitar situações que nos envergonham a todos
Como a esperança é a ultima coisa a morrer! Volto a propor aos nossos autarcas, a mesma ideia garantindo não reivindicar direitos de autor.
UM POUCO DA HISTÓRIA DESTA RUA
Numa carta de perdão, concedida por D. João em Santarém, a oito de Março de 1486, faz-se referência a um tal Afonso Vaz, lavrador e morador em Castelo Branco, na Rua da Estalagem… Não voltamos a ter outra notícia sobre esta artéria, mas, como já vimos, aparece-nos no rol dos capitães as ordenanças (1527), uma estalagem que podemos situar à esquina da Praça com a rua (proveniente da Porta do Relógio), a qual inexplicavelmente, não está citada na dita relação. Por outro lado, só vejo mencionada a Rua do Relógio no livro das posturas antigas do concelho de Castelo Branco, coligidas e actualizadas em 1620, mas seguidas desde épocas remotas...
A Torre do Relógio, que acabaria por dar nome à Porta e à rua, deve ter sido levantada na segunda metade do séc. XV, após a abertura da porta flanqueada pelas duas torres quadradas, como vemos perfeitamente na vista N.E. do L.F.I. (Duarte de Armas escreveu ali, em 1509, a seguinte legenda: “Relógio”). Tudo isto lava-me a supor (com uma grande margem de insegurança) que, inicialmente, depois da abertura deste Porta, talvez a artéria que dela partia de designasse por Rua da Estalagem, em virtude da circunstancia atrás referida; mais tarde, após o levantamento da Torre do Relógio, tal designação seria substituída pela actual…
PS. Dados históricos retirados de: “SUBSIDIOS PARA O ESTUDO DA TOPONÍMIA ALBICASTRENSE DO SÉCULO XVI”. De Manuel da Silva Castelo Branco.
O albicastrense

5 comentários:

  1. Anónimo08:53

    Esses cabos já não têm utilidade
    o amigo do nosso amigo
    prometeu e cumpriu
    já não há antenas
    cabos por terra
    aí está a prova da obra feita
    robin dos bosques

    ResponderEliminar
  2. Anónimo16:16

    Os cabos dão, de facto, um ar descuidado à zona mas fosse esse o único problema que ainda por aí persiste e estávamos nós muito bem.

    Há muito trabalho a fazer na zona histórica de Castelo Branco. Quando olho por exemplo para o edifício que já serviu de biblioteca, bem bonito por sinal, e o vejo todo grafitado e num péssimo estado de conservação não posso deixar de pensar que toda a zona histórica precisa e merece uma intervenção bem mais profunda que aquela que tem sofrido. Não podemos aspirar a torná-la num espaço turístico da cidade, como se tem tentado fazer com a criação da praça académica e com as novas instalações do museu, se os edifícios e as ruas não forem tratadas convenientemente.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo16:17

    e os ?palitos? da cidade que são as antenas----
    outra obra!

    ResponderEliminar
  4. Caro anónimo.

    Faço das suas palavras as minhas palavras.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Anónimo10:46

    Fígado On Tour 2010 vai estar em Castelo Branco nos dias 20 e 21 de Maio!

    Esta Tour passará por 18 capitais de distrito do nosso País, com um camião modificado e preparado para despertar o interesse da população e informar acerca das doenças do fígado. Ajude-nos a passar a palavra e junte-se a nós no Facebook em http://www.facebook.com/?ref=logo#!/pages/Figado-On-Tour-2010/124758130883869?ref=ts

    Obrigado!

    ResponderEliminar

ANTIGAS CAPELAS DA TERRA ALBICASTRENSE - (VII)

CAPELA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO "MEMÓRIAS DE OUTROS TEMPOS" E xistiu na antiga rua da Bela Vista, atualmente denominada de S...