SIMBOLOGIA - VI
São conhecidos e corretamente
empregados os símbolos, que aparecem nas colchas de Castelo Branco.
UVAS E GAVINHAS OU
“ABRAÇOS”
O cacho de uvas ou os bagos separados dele,
simbolizam fartura a par dos bagos da romã e do fruto inteiro.
Quer da pluralidade, representada na
frutificação e transformação da uva no vinho.
Como os bagos de romã, e no mesmo dia; as uvas
– passas de uvas ou as uvas conservados – gozam do condão de atrair abundância
à casa e prosperidade à família.
Os enleios, “abraços” ou gavinhas de
videira, porque apertam o esteio e ajudam os ramos novos, criaram por analogia
o símbolo amoroso, que os nomes populares revelam: abraços. Também este aparece
nos bordados das colchas de Castelo Branco.
(Luís Chaves)
O
Albicastrense
Caro Veríssimo,
ResponderEliminarQuero registrar a minha satisfação em ler seus posts sobre o bordado de Castelo Branco. Sou Brasileiro, filho de portugueses, e atualmente me dedico ao estudo dos bordados e demais artes têxteis que foram trazidas e disseminadas no Brasil pelos imigrantes. Confesso que só hoje tomei conhecimento do Bordado de Castelo Branco e fiquei fascinado com a riqueza de simbólica presente nas colchas das "raparigas apaixonadas". Ao mesmo tempo, triste por constatar que um tesouro tão valioso esteja à mercê de interesses tão questionáveis. Quero que saiba que é tal e qual aqui no Brasil, onde a cultura popular vive à mingua e o resgate do patrimônio cultural quase nunca é tido como essencial... Mas acredito nas viradas e, certamente acontecerá com o Bordado de Castelo Branco. Aproveito a oportunidade para fazer uma pergunta: como posso ter acesso à relação pontos utilizados neste tipo de bordado? Li algo sobre ponto a frouxo, ponto cadeia etc, mas não consegui nada mais sistematizado. Você teria como me auxiliar nesta pesquisa? Desde já agradeço.
luiz vaz
LVAZ@GLOBO.COM
Caro Luís Vaz.
ResponderEliminarSobre pontos ou motivos do bordado de Castelo Branco, o melhor que posso fazer é indicar-lhe o melhor local para encontrar os dados que procura.
No Museu Francisco Tavares Proença Júnior, funciona (por enquanto), uma Oficina-Escola de bordados de Castelo Branco, local onde ainda se confeccionam os referidos bordados.
Contacte o Museu através de email, e peça informações sobre os pontos e motivos uma vez que esta instituição conta no seu quadro de pessoal, com três bordadeiras.
Um abraço
Veríssimo, obrigado pela resposta. Entrarei em contato com eles. abraços. Luiz
ResponderEliminar