segunda-feira, julho 02, 2012

O VELHO PASSADIÇO ALBICASTRENSE

A HISTÓRIA DA SUA CONSTRUÇÃO




Os comentários deixados no post anterior, levaram-me a procurar a história da construção do Passadiço.
Após alguma procura encontrei na revista “istopía” (história), um trabalho da autoria de Leonel de Azevedo, trabalho onde ele nos conta toda a odisseia da sua construção.
Odisseia que pode ser lida através da interpretação que Leonel de Azevedo fez, da escritura de afloramento e petição – ADCR. (Notas do tabelião Paulo Lopes). Transcrição que aqui fica à disposição dos albicastrenses.

A discussão à volta do acompanhamento arqueológico é com certeza uma discussão interessante, contudo interessa muito mais saber se as obras que estão a realizar no velho Passadiço, são em beneficio da terra albicastrense, ou se estamos perante mais um atentado ao nosso património.
A fotografia que ilustra o trabalho de Leonel de Azevedo, mostra-nos um facto que a quase totalidade dos albicastrenses desconhece.
A fotografia em causa (1) é anterior a 1912, a que tem o número (2) foi captado por mim em 2011, (noventa e nove anos depois...).
Se analisarmos bem esta duas imagens, verificamos de imediato que na imagem captado por mim em 2011, faltam duas colunas, colunas, que foram retiradas em 1912 para serem colocadas no portão lateral situado na rua Bartolomeu da Costa.
Consta que a intervenção que agora está a decorrer no Passadiço (entre outras coisas), passa por recolocar as colunas no lugar original. Ao longo dos tempos, tenho aqui criticado algumas das medidas tomadas pelos responsáveis da autarquia da minha terra, sendo assim, a recolocação das colunas assim como a colocação de gradeamentos em zonas onde já não existiam, só podem ter nota bem positiva.
Contudo o melhor é não lançar já os foguetes, pois nem sempre aquilo que se diz, ou que sai nos jornais é depois aquilo que se faz.
PS. A Leonel de Azevedo, o meu bem-haja pelo excelente trabalho que tem desenvolvido em prol da terra albicastrense.

O Albicastrense

1 comentário:

ANTIGAS CAPELAS DA TERRA ALBICASTRENSE - «CAPELA DE SÃO PEDRO»

MEMÓRIAS DO BLOGUE MEMÓRIAS DE OUTROS TEMPO Esta capela estava situada nas proximidades do chafariz de S. Marcos, num local ocupado atualmen...