quinta-feira, setembro 01, 2016

O PASSADIÇO ATRAVÉS DOS TEMPOS

FOTO BIOGRAFIA
DO
PASSADIÇO DA TERRA ALBICASTRENSE

“Mais de cem anos de imagens do nosso passadiço”

Uma das maiores pérolas da terra albicastrense é sem qualquer dúvida o seu Passadiço. Das imagens aqui postadas, a imagem mais recente foi captada por mim, uma outra foi captada pela Foto Beleza (como se pode constatar numa das imagens), contudo, estou convicto que algumas das outras imagens poderão ser igualmente da Foto Beleza.  
A Foto Beleza esteve instalada na rua de Santa Teresa, na baixa do Porto até à década de sessenta, período em que era procurada por grande parte da população da região para tirar o retrato. 
Após fechar, o espolio desta casa centenária foi adquirido pelo empresário Mário Ferreira, empresário que terá dito na altura entre outras coisas; “que a compra da Foto Beleza foi-lhe proposto, no início do ano 2000, pelo proprietário daquela casa, por um consultor que sabia do seu gosto pela fotografia. 
Quando entrou nas instalações, já bastante degradadas (na altura fechadas) da Foto Beleza, Mário Ferreira deparou com uma impressionante colecção de mais de meio milhão de chapas em vidro”. 
Resta acrescentar, que entre essas muitas chapas de vidro, poderão estar com certeza, muitas imagens da terra albicastrense. 

A pergunta que aqui deixo só pode ser a seguinte:





Não 

deveria
 a autarquia albicastrense,


 adquirir
 essas 
chapas?
 



Albicastrense

4 comentários:

  1. Continuo a achar (posso estar enganado), que aquele pórtico no passadiço, além de não fazer sentido (nem do ponto esotérico/espiritual), mais não é que a parte superior do portão do jardim. A perspectiva que foi usada, combinada com a lente que captou a imagem, deu essa ilusão... mas isso sou eu (que nada percebo disto) a dizer. Mas gostava de ver a confirmação e estudo (para lá da fotografia) que chegaram ao resultado que hoje se vê.

    ResponderEliminar
  2. Além disso, do ponto de vista funcional e estético, não estou a ver, à época, terem feito tamanha "aberração"... mas, desde que oiço, insistentemente, por quem deveria saber, chamar torre dos Templários e Torre de Menagem ao torreão do Palácio dos Alcaides, já não me admiro.

    ResponderEliminar
  3. Amigo Júlio de Carvalho
    Está mesmo enganado. Se quiser pode a planta do projecto que felizmente ainda existe na nossa autarquia.
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Pronto, ainda bem. Tinha de ser o meu Amigo a tirar a dúvida! Retiro, assim sendo, o atrás dito. Mas, bolas, poderiam ao menos fazer um roteiro ou algo assim com a história do passadiço e esclarecerem. (Só mantenho uma convicção: aquele pórtico não liga bem, daquela forma, mas isso já são questões de gosto, nada mais). Obrigado e Abraço.

    ResponderEliminar

ANTIGAS CAPELAS DA TERRA ALBICASTRENSE - «CAPELA DE SÃO PEDRO»

MEMÓRIAS DO BLOGUE MEMÓRIAS DE OUTROS TEMPO Esta capela estava situada nas proximidades do chafariz de S. Marcos, num local ocupado atualmen...