quarta-feira, março 08, 2017

OS HENRIQUES DE PAIVA, DE CASTELO BRANCO – (IV)

(Continuação)
O avô Gaspar casara duas vezes: do 1º matrimonio  houve um filho e duas filhas, Francisco Nunes de Paiva, Catarina e Brites Henrique, de Penamacor; do 2º, além do filho António, dois irmãos, Gaspar Rodrigues de Paiva, médico, casado com uma senhora quase homónima de sua esposa, Isabel Aires da Cunha, Luís Nunes Ribeiro e uma irmã, Leonor Henriques. Do Dr. Gaspar, que foi médico em Castelo Branco, inserimos uma breve noticia mais adiante.
Um tio-avô paterno, também chamado Francisco Nunes de Paiva, de Proença-a-Velha, foi cirurgião na Covilhã, onde viveu com a esposa e filhos, quatro varões e cinco senhoras, o primogénito, de nome Manuela Nunes Sanches, foi em cirurgião em Portalegre.
Da linha colateral da avó paterna, Maria Nunes Ribeiro, os Henriques de Paiva contavam dois tios e cinco tias. O mais velho, António Ribeiro Sanches, exerceu clinica no arraial Paracatu, Minas Novas do Rio de Janeiro, quase homónimo do ilustre António Nunes Ribeiro e com ele confundido, algumas vezes, pelos historiadores menos avisados.
Da linha colateral da bisavó paterna, Ana Nunes Ribeiro, irmã de outra Maria Nunes Ribeiro, avó materna de Ribeiro Sanches, eram parentes deste insigne médico e escritor.
Reproduzimos os informes biográficos do Dr. José Henriques ferreira, condensados principalmente dos estudos do historiador da Medicina, Dr. Augusto da Silva Carvalho, que a seu respeito divulgou copiosos elementos.
Dos restantes irmãos, Francisco António, Manuel Joaquim e Filipe Joaquim, inserimos nos próprios lugares dos registos universitários as respetivas biografias.
Recolha de dados “Estudantes da Universidade de Coimbra
Naturais de Castelo Branco”. Da autoria de, Francisco
Morais e José Lopes Dias.
O Albicastrense

Sem comentários:

Enviar um comentário

ANTIGAS CAPELAS DA TERRA ALBICASTRENSE - «CAPELA DE SÃO PEDRO»

MEMÓRIAS DO BLGUE MEMÓRIAS DE OUTROS TEMPO Esta capela estava situada nas proximidades do chafariz de S. Marcos, num local ocupado atualment...