terça-feira, julho 14, 2020

304 ANOS DEPOIS

IRMÃOS SIAMESES - "ABDON E SEMEN"
(14-07-1716 - 14-07-2020)

Na antiga Capela de S. Braz demolida em 1940, quando dela só já restavam algumas das suas paredes-mestras.
Existia uma lápide onde figuram em relevo duas crianças desprovidas de membros inferiores e uma inscrição em latim cuja tradução livre é a seguinte: 
"Abdon e Senne, que nasceram ligadas, têm um só baixo-ventre, sexo e fígado; têm vidas distintas e distintas também todas as demais coisas; deram a Deus a vida; mas morrendo um, o outro morreu também, desfalecendo pouco a pouco durante sete hora, juntos foram gerados, juntos viveram e juntos morreram, 1716”.

Num auto datado de 13 de Outubro de 1753, que consta do Tombo da Comenda da Ordem de Cristo, fez-se a seguinte referencia a esta lápide comemorativa de um nascimento teratológico gemelar: 
a parte de cima da porta travessa virada ao Poente está uma pedra metida na parede, na qual existe retratada em relevo um prodigioso parto que houve nesta vila em o ano de 1716, pois dele nasceram duas crianças unidas no corpo mas cada com sua cabeça e braços, e mandou gravar o retrato delas na sobredita pedra, para eternizar sua memória, o Ilustríssimo D. João de Mendonça, Bispo da Guarda”.

Esta lápide esteve exposta no rés-do-chão do museu até 1994.  Foi retirada do solo onde estava visível e colocada na reserva do museu, em virtude das obras ali realizadas. 
VINTE E SEIS ANOS depois!!! Esta bela lápide continua longe dos olhos dos albicastrenses.
A pergunta a fazer não pode ser outra! Por mais quanto tempo estará esta bela lapide afastada dos nossos olhos.
                               O ALBICASTRENSE

Sem comentários:

Enviar um comentário

ANTIGAS CAPELAS DA TERRA ALBICASTRENSE - «CAPELA DE SÃO PEDRO»

MEMÓRIAS DO BLOGUE MEMÓRIAS DE OUTROS TEMPO Esta capela estava situada nas proximidades do chafariz de S. Marcos, num local ocupado atualmen...