IRMÃOS
SIAMESES - "ABDON E SEMEN"
(14-07-1716 - 14-07-2020)
Na antiga Capela de S. Braz demolida em 1940, quando dela só já restavam algumas das suas paredes-mestras.
Existia uma lápide onde figuram em relevo duas crianças desprovidas de membros inferiores e uma inscrição em latim cuja tradução livre é a seguinte:
"Abdon e Senne, que nasceram ligadas, têm um só baixo-ventre, sexo e fígado; têm vidas distintas e distintas também todas as demais coisas; deram a Deus a vida; mas morrendo um, o outro morreu também, desfalecendo pouco a pouco durante sete hora, juntos foram gerados, juntos viveram e juntos morreram, 1716”.
Num auto datado de 13 de Outubro de 1753, que consta do Tombo da Comenda da Ordem de Cristo, fez-se a seguinte referencia a esta lápide comemorativa de um nascimento teratológico gemelar:
a parte de cima da porta travessa virada ao Poente está uma pedra metida na parede, na qual existe retratada em relevo um prodigioso parto que houve nesta vila em o ano de 1716, pois dele nasceram duas crianças unidas no corpo mas cada com sua cabeça e braços, e mandou gravar o retrato delas na sobredita pedra, para eternizar sua memória, o Ilustríssimo D. João de Mendonça, Bispo da Guarda”.
Esta lápide esteve exposta no rés-do-chão do museu até 1994. Foi retirada do solo onde estava visível e colocada na reserva do museu, em virtude das obras ali realizadas.
VINTE E SEIS ANOS depois!!! Esta bela lápide continua longe dos olhos dos albicastrenses.
A pergunta a fazer não pode ser outra! Por mais quanto tempo estará esta bela lapide afastada dos nossos olhos.
O ALBICASTRENSE
Sem comentários:
Enviar um comentário