sexta-feira, julho 10, 2020

COMENTÁRIOS - (XXVIII)


ZONA HISTÓRICA DA TERRA ALBICASTRENSE.

Os comentários deixados pelos visitantes neste blogue, são fundamentais, pois, sem eles esta coisa não teria graça nenhuma. Atualmente os postes são partilhados por mim no facebook, por isso, muitos do novos comentários ficam unicamente ali postados.
Em meu entender, muitos dos comentários deixados nos postes, merecem muito mais que a pequena caixa onde são colocados, por isso, mais uma vez aqui fica um testemunho que em meu entender merece ser lido por todos os albicastrenses.  

                       DAR PALAVRA A QUEM SABE O QUE DIZ.
Júlio Vaz de Carvalho disse num comentário sobre a publicação; "Recuperar bem uma velha casa, e não honrar um belo portado quinhentista", o seguinte:

Aquilo está para lá da extravagância. Aquilo é mesmo um hino ao desprezo e uma Ode à falta de respeito pelo património que querem vender lá fora. Aliás, toda a política de recuperação que foi feita, pejada de erros e intervenções questionáveis, algumas das quais já se começam a notar falhas na intervenção, deveria envergonhar todos os que aplaudem por sabujice ou por acharem a parolice destas intervenções deverá ser a imagem de marca da cidade. 
Houve boas intervenções? Sim, houve, mas, as que eu mais vejo aplaudir são precisamente aquelas que são apresentadas como grande cartaz turístico da cidade e que se degradam ou simplesmente e desprezam. Há pouco mais a fazer naquilo a que reduziram a zona velha da cidade. 
Com a quantidade de excelentes exemplos de recuperação e intervenção em zonas históricas, com critério e bem preservadas, num raio de 150 km, muitas delas em Municípios com muitíssimos menos recursos, e o resultado está à vista. Temos uma zona Histórica à qual se fizeram uns trabalhos de cosmética (a cosmética é naturalmente algo que se usa para esconder, é efémera e não resolve). 
Por isso, continuamos a ter turistas que entram com uma expectativa de encontrar uma "rota dos portados quinhentistas" (não do século XV como insistem, apesar dos avisos de há uns anos, em manter na sinalética - nem uma revisão de texto se deram ao trabalho de fazer antes de gastarem uma pipa de massa com aquilo??!?!); pois, esses são os turistas que entram e saem (às vezes nem 15 m lá estão) porque, estampada no rosto trazem a expressão de decepção e fraude. Onde está o incentivo para o surgimento de estabelecimentos voltados para o turismo? Gastam-se rios de dinheiro a alimentar o bem estar do albicastrense "urbano" e continua-se a ostracizar os que aqui ainda resistem? 
Castelo Branco é aquilo a que sempre se acostumou a ser: um destruidor de património comum em detrimento do Progresso de meia dúzia, que da cidade só conhecem o que de imediato lhes satisfaz o ego ou o estômago. Sigam as festas, que é disso que a malta vive. Caro Amigo, andar para aqui a alertar para estas situações tem o resultado que bem sabe, assim como disso têm consciência os que realmente se interessam. 
Só lamento que os tais sabujos (e outros limitados que bajularão sempre quem esteja no poder) olhem, para quem levanta a voz para estas questões, como se deles próprios se tratasse; ou seja, acham que tudo esconde interesses económicos e político-partidários.
O que é certo, é que entre a sabujice que continua a iludir-se com as migalhas do pé de dança e da jantarada aqui, festarola ali, e os que realmente gostariam de ver vontade genuína de ter uma zona histórica digna de se ver e não de envergonhar, uns têm a fama, outros o proveito. 
O resto, são blá-blá. Dói-me muito, enquanto filho dessa terra, afirmar o que vou dizer, mas é o que sinto, com o que observo: Cambada de parolos em que se tornaram, e insistem em que todos se tornem, até mete dó. E há cada vez mais quem aplauda isto tudo, sem a noção do logro.
PS. O meu bem-haja ao Júlio Vaz de Carvalho, por este esclarecedor comentário.
O ALBICASTRENSE

3 comentários:

  1. Um belo comentário sobre algumas barbaridades cometidas na Zona Histórica da nossa cidade. Elas são infindáveis de registar, mas a pouco e pouco vão aparecendo à luz do dia, só que quem de direito não liga nada ao que aqui se escreve. É tradição no seu puro estilo governativo.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Removi o comentário porque por lapso saiu em duplicado. As minhas desculpas.

    ResponderEliminar

CCCCB, DEZ ANOS APÓS A SUA INAUGURAÇÃO

  UM EDIFÍCIO QUE DEVIA SER MOTIVO DE ORGULHO PARA A TERRA ALBICASTRENSE, ESTÁ COMO AS IMAGENS DOCUMENTAM.  QUEM PASSA À SUA PORTA E OLHA P...