quarta-feira, junho 22, 2022

EFEMÉRIDES MUNICIPAIS – (CLI- ÚLTIMO)

 ÚLTIMA  PUBLICAÇÃO  DAS  EFEMÉRIDES  MUNICIPAIS 

 Entre 2008 e 2022, publiquei neste blogue, as; “Efemérides Municipais” de Castelo Branco. Trabalho da autoria de António Rodrigues Cardoso. Termino hoje estas publicações, com as últimas duas páginas do trabalho. 151 publicações ao longo de catorze anos, publicações, que me tornaram mais sabedor do passado da terra albicastrense entre 1655 e 1811. Espero muito sinceramente, que quem me visita e se tenha dado ao trabalho de as ler, partilhe  esta minha opinião. 


Texto que consta no início do 
trabalho de António Rodrigues de Cardoso.

As efemérides que vamos tentar apresenta aqui em artigos sucessivos, pouco a pouco, até onde puderem chegar as nossas forças e o nosso vagar. Não virão desde a primeira dia do município de Câmara de Castelo Branco mas da primeira de que existe acta conhecida.
 Em resumo muito rápido daremos conhecimento das deliberações adotadas pela Câmara que algum interesse ofereça. Quando esse interesse seja de maior tomo, transcreveremos na íntegra os dizeres da acta.
Daremos assim a conhecer velhas costumeiras, a origem para quase todos desconhecidos de coisas que ainda hoje se fazem ou que até há pouco se faziam. 
Podendo assim todos aprender a conhecer e apreciar melhor o presente pela comparação com o passado. Sirvam estas palavras de prólogo ao nosso modesto trabalho, que não terá outro merecimento além do que lhe pode vir da paciência com que teremos de dar-nos à leitura de velhos manuscritos escritos que, muitas vezes, para serem lidos oferecem quase as mesmas dificuldades que ofereceram a Champolion os hieróglifos de Egipto. 
A ata mais antiga que se encontrou no arquivo municipal era de Janeiro de 1655 e merece ser transcrita, pelo menos nas suas partes essenciais, respeitando-se a ortografia, para se fazer uma ideia da prosa municipal do tempo.
              Ps. Em 1950,  as "Efemérides Municipais", foram 
               publicadas no livro, cuja a capa aqui  publico.  
                              O Albicastrense                                     

Sem comentários:

Enviar um comentário

ANTÓNIO ROXO - DEPOIS DO ABSOLUTISMO - (12 "ÙLTIMA")

Última publicação do excelente trabalho que António Roxo publicou em antigos jornais da terra albicastrense.   “O Espaço da vida polític...