terça-feira, agosto 16, 2022

CAFÉ MÍTICO DA TERRA ALBICASTRENSE

CAFÉ BEIRÃO 

O Café Beirão é sem dúvida o mais antigo café da terra albicastrense. Ontem ao passar frente a ele, perguntei a mim próprio se o velho café merecia estar instalado no prédio em ruínas em que se encontra.

Aberto nos anos quarenta no local onde anteriormente existia uma oficina de mármores por Chico Carriço, com o nome por qual ainda hoje é conhecido “Café Beirão.

Durante aproximadamente 17 anos, Chico Carriço manteve-se à frente do café, porém, em 1966 trespassou-o ao “Tonho do Beirão”, que ali se manteve até à sua morte em 2021. O café é atualmente gerido pelo Zé, filho do anterior dono. 

É um café sem grandes floreados, mas com raízes bem profundas no coração dos albicastrenses, se perguntarmos a alguém onde fica, todos dirão: Largo da Sé. 

A sua explanada é sem qualquer dúvida lugar de culto nos Verões da nossa cidade, os caracóis ali servidos, tiram do céu o mais fiel devoto de qualquer santo, isto sem esquecer a bela imperial.

Termino esta publicação, voltando a afirmar o que disse inicialmente: 
é uma verdadeira vergonha ver o mítico Café Beirão, instalado num prédio que envergonha o largo, assim como a história do Café Beirão”.

                                                  O ALBICASTRENSE

5 comentários:

  1. Anónimo23:54

    quem já tanto dinheiro aí ganhou durante décadas, podia e devia cuidar do imóvel, dar-lhe alguma dignidade, ou esperam que seja a autarquia a fazê-lo depois de lhes dar uma magnífica esplanada???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O imóvel onde se encontra o Café Beirão está cuidado, os imóveis ao redor não estão e é sobre estes, presumo, que recai a tristeza manifestada na publicação.

      Eliminar
    2. Certíssimo. amiga Manuela.

      Eliminar
  2. Sílvia Baptista
    "é uma verdadeira vergonha ver o mítico Café Beirão, instalado num prédio que envergonha o largo, assim como a história do Café Beirão” CONCORDO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Comentário feito no facebook.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo14:09

    Pela imagem e analisando o aspecto da frontaria do prédio não me parece que esteja cuidada como a Senhora Manuela C. escreveu.

    ResponderEliminar

ANTIGAS CAPELAS DA TERRA ALBICASTRENSE - (VII)

CAPELA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO "MEMÓRIAS DE OUTROS TEMPOS" E xistiu na antiga rua da Bela Vista, atualmente denominada de S...