segunda-feira, setembro 26, 2022

UMA FANTÁSTICA PINTURA DO MUSEU FRANCISCO TAVARES PROENÇA JÚNIOR

                                      
  «««  (HOJE)                                    (POR VOLTA DE DE 1980)    »»»


"ORAÇÃO"


A pintura que está nesta publicação encontra-se no nosso museu. Durante muitos anos quando admirava esta pintura perguntava a mim mesmo, se as “Santas” pessoas que nela estão representadas, mereciam o estado lastimoso em que ela se encontrava. Para quem não saiba, na pintura estão representados dois ilustres albicastrenses.
Freio Roque do Espírito Santo e seu irmão Freio Egídio da Aposentação da família dos Fonsecas. A pintura foi restaurada e hoje está uma autêntica beleza, pena é, que esteja afastada dos olhos que visitam o nosso museu.

QUEM FOI O AUTOR DESTA PINTURA?
BENTO COELHO DA SILVEIRA
(1617 -1708)
Foi um pintor portugues, tendo sido um dos mais conceituados artistas portugueses do século XVII. Foi nomeado Pintor Régio de D. Pedro. em 1678. As suas obras são maioritariamente pintadas a óleo sobre tela, material inovador no século XVII, por influência italiana. Albert Haupt, em 1912, refere que os seus trabalhos são "maneiristas e espontâneos".
Biografia
Não existem dados que nos permitam conhecer com segurança qual a data de nascimento de Bento Coelho. Num manuscrito de Caetano Alberto da Silva, lê-se que "viveu de 1617 a 1708". A data é corroborada por Heitor Gomes Teixeira, que afirma ter o artista oitenta e oito anos em 1706.
Foi discípulo de Marcos da Cruz. pintor autodidacta de alguma fama. Tal como outros pintores seiscentistas, Bento Coelho terá estado em Espanha, onde segundo Taborda, teria recebido ensinamentos de Peter Paul Rubens, hipótese que é contestada por Sousa Viterbo que, no entanto, reconhece nele a marca deste pintor.
A primeira referência ao pintor, data de 1648, já como membro da mesa da Irmandade de São Lucas, onde aparece registado em 1649, 1679 e 1701, da qual foi diversas vezes juiz e onde serviu até 1701. Sabe-se que foi nomeado pintor régio de óleo por carta do regente D. Pedro, de 10 de Setembro de 1678, em substituição de Domingos Vieira, recebendo o mesmo ordenado dos seus antecessores. Por volta de 1650 comprou casas na Calçada de Paio de Novais ao Chiado (Freguesia de S. Nicolau) onde instalou a sua primeira oficina.
A data provável da sua morte é 1708, uma vez que a carta que é passada por D. Joao V a Lourenço da Silva Paz, seu sucessor no cargo de Pintor Régio, data de 26 de Novembro de 1708.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O ALBICASTRENSE

Sem comentários:

Enviar um comentário

ANTIGAS CAPELAS DA TERRA ALBICASTRENSE - «CAPELA DE SÃO PEDRO»

MEMÓRIAS DO BLOGUE MEMÓRIAS DE OUTROS TEMPO Esta capela estava situada nas proximidades do chafariz de S. Marcos, num local ocupado atualmen...