quarta-feira, setembro 07, 2022

A PRIMEIRA PUBLICAÇÃO DESTE BLOGUE.- 2005/2022

DEZASSETE  ANOS  DEPOIS

Dezassete anos depois (2005/2022), reponho no dia do décimo sexto aniversário deste blogue, a publicação com que iniciei esta aventura. Dezassete anos passados, não tenho dúvidas em afirmar que muito aprendi  com a criação deste blogue, pois as minhas visitações à nossa biblioteca, tornaram-me mais sabedor da história da minha terra. 
Este é um blogue de alguém que ama profundamente a terra onde nasceu, amor que muito gostaria de transmitir a quem  visita. 
Aos visitantes agradeço as visitas (mais de um milhão aos longo dos dezassete anos), sem essas visitas, à muito que este blogue tinha encerrado "portas". 
Abraço para todos.

quarta-feira, Setembro 07, 2005

CAFÉ LUSITÂNIA - 1827/ 2003

(CAFÉ TÍPICO  DA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX)
Local de convívio de muitos albicastrenses ao longo de décadas, foi brutalmente destruído em 2003, para dar lugar a outro tipo de estabelecimento. Era lá que nos anos cinquenta e sessenta as classes mais pobres se reuniam, para ver televisão. 
Ainda hoje recordo as tardes de sábado e domingo que em conjunto com um grupo de amigos. íamos ver filmes de Mickey Rooney e Shirley Temple, entre outros. Foi lá que assisti ás primeiras transmissões de futebol pela televisão. Era lá que nos anos setenta, pós 25 de Abril se discutia política entre um jogo de bilhar e o beber de uma cerveja, assuntos de várias ordens. 
Numa época em que a cidade de Castelo Branco
 está em claro desenvolvimento, como foi
 possível a sua destruição? 
Será que a defesa da nossa identidade cultural não é tão ou mais importante, que a construção de uma qualquer rua, parque de estacionamento ou rotunda!
Que raio de pessoas somos nós, que tudo permitimos a quem nos governa, (ou desgoverna neste caso), quem  foram os responsáveis pela sua destruição?
TODOS OS ALBICASTRENSES!
 UNS POR OMISSÃO, OUTROS POR FALTA DE SENSIBILIDADE CULTURAL E OUTROS, POR INCOMPETÊNCIA...
O Albicastrense

Sem comentários:

Enviar um comentário

ANTIGAS CAPELAS DA TERRA ALBICASTRENSE - (VII)

CAPELA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO "MEMÓRIAS DE OUTROS TEMPOS" E xistiu na antiga rua da Bela Vista, atualmente denominada de S...