sábado, outubro 06, 2007

Varandas da Minha Cidade


Varandas da Zona Histórica

Da
Cidade de Castelo Branco

A varanda é normalmente estendida como a parte de uma casa que estabelece uma transição gradual entre os espaços internos e os espaços externos. As varandas são bastante comuns na arquitectura vernacular de povos que vivem em climas tropicais ou subtropicais.
Uma variação de varanda é o alpendre, encontrado no Brasil tipicamente nas construções bandeiristas e em determinados exemplares da arquitectura rural.
A varanda assumiu um novo significado quand
o do advento da arquitectura moderna, visto que alguns dos seus arquitectos
passaram a questionar os antigos preconceitos arquitectónicos em voga na arquitectura eclética.
Um novo uso para as varandas, por exemplo, passou a se verificar nos edifícios de apartamentos, seja como circulação, seja como espaço de estar.

PS. As varandas que ainda hoje podemos vêr nesta zona da cidade, estão todas elas em muito mau estado (conforme se verifica aliás nestas fotografias). O apelo que aqui quero deixar à nossa autarquia, só pode ir no sentido de pedir aos nossos autarcas o máximo rigor na restauração das velhas casas do castelo, sempre que uma das casas seja restaurada e tenha varanda, a mesma deve ser preservada para bem do nosso património.

O Albicastrense

Sem comentários:

Enviar um comentário

MEMÓRIAS DE OUTROS TEMPOS - " O JÚLIO RAMOS DO CAFÉ ARCÁDIA"

O jornal “ Beira Baixa ” publicou em 1944, a pérola que aqui estou a postar.                            Não há no Mundo maior palp...