terça-feira, fevereiro 03, 2009

A NOSSA CIDADE



CENTROS COMERCIAIS
COVEIROS DO COMÉRCIO TRADICIONAL
EM
CASTELO BRANCO !?
Pediu – me um anónimo que me pronunciasse, sobre os Centros Comercias construídos na nossa cidade, e dos malefícios que estas áreas comerciais provocaram no comércio tradicional da nossa cidade. Dizia ainda este anónimo que já tinha colocado o problema ao presidente da autarquia albicastrense, mas que ele não quis saber de nada… A questão colocada por este albicastrense, não é de análise fácil para mim, e também não é daquelas em que possamos lançar duas ou três postas de pescada e depois sairmos dela como se nada fosse connosco.
Como albicastrense que nasceu em Castelo Branco, e que procede de uma família que habita há mais de 400 anos na cidade… família que ao longo desse tempo passou por epidemias, invasões francesas, revoluções e contra revoluções e que vive desde sempre na nossa bonita cidade, não posso nem devo ficar indiferente a esta nova onda que invadiu Castelo Branco, e que está a aniquilar apressadamente o nosso comércio tradicional. A nossa cidade foi invadida por uma onda de grandes proporções, que pouco a pouco vai engolindo um sector que durante muitos anos foi pedra fundamental no seu desenvolvimento. A questão a colocar no caso da nossa cidade… é saber-se se toda esta enxurrada não poderia ter sido evitado ou minimizado, para que os estragos fossem o mais reduzido possível? Tenho para mim… que a nossa autarquia, abriu a torneira que tornou possível este Tsunami de proporções incontornáveis, ao permitir a construção de superfícies de forma completamente destrambelhada e incontrolada. Ontem abriu-se um hipermercado, hoje um centro comercial, amanhã um Fórum, depois de amanhã um Alegrete... sem se olhar ao redor para ver quais os malefícios que tal política de aberturas iriam causar no comércio tradicional da nossa cidade. Não se pense porém… que as culpas pertencem totalmente aos responsáveis da autarquia albicastrense! Seria um erro crasso pensar-se que as culpas pertencem sempre ao vizinho do lado. Muitos dos pequenos comerciantessão culpadospor terem parado no tempo… permitindo desse modo que as grandes superfícies todas elas embelezadas, os tramassem à primeira investida. Outros “são culpados” por se terem metido dentro das suas próprias conchas… pensado que a onda dos centros comerciais era passageira e que brevemente tudo voltaria á normalidade. Outros "são vítimas” dos seus fracos recursos económicos, que não lhes permite ou permitiu sequer sonhar ou pensar em modernizações, ou alindamentos nos seus estabelecimentos comerciais. Depois de portas deitadas abaixo… qual a solução para os pequenos e médios comerciantes que ainda não se afogaram nesta onda de mar bravio!?
O Nosso presidente diz frequentemente que “Castelo Branco é hoje uma cidade moderna virada para o futuro”.
É esta afirmação verdadeira? Tenho para mim que tem muito de verdade… porém, as coisas não são assim tão simples! Castelo Branco sofreu entre os anos trinta e cinquenta do século passado, grandes modificações. Todavia nos cinquenta anos seguintes, ficou-se a olhar para o que se tinha feito nos anos anteriores, ou seja… a pasmaceira instalou-se na nossa autarquia durante quase cinquenta anos, (salvo raras excepções).
Com a entrada de Joaquim Morão na autarquia albicastrense, a cidade sofre novo abanão e começam as transformações: Na devesa, no passeio verde, na zona da Sé, em algumas das ruas do centro da nossa cidade. Na Zona Histórica da cidade, fazem-se pela primeira vez obras após… quase cinquenta anos de abandono e desleixo! Constrói-se uma biblioteca de raiz, (a minha obra preferida) o velho parque da cidade é metamorfoseado de parque amplo e modernista! (que me desculpe o presidente, mas o velho parque tinha muito mais encanto), as velhas praças da cidade são requalificadas com parques de estacionamento subterrâneos, (em alguma cidades tira-se o transito do centro da cidade, em Castelo Branco faz-se o contrario). Porém as transformações são extensivas às rotundas, vias circulatórias à volta da cidade e ainda a muitas outras. Porém nem tudo são rosas nestas modificações, muitas das zonas renovadas são hoje espaços “quase” vazios do comércio tradicional e de pessoas… e quando digo ”quase” é porque felizmente alguns comerciantes ainda se vão aguentando heroicamente.
O caminho para mudar este estado de coisas não é fácil! No entanto a nossa autarquia pode e deve ter um papel importante neste trilho, depois da zona histórica da cidade e das ruas do centro da cidade estarem compostas, deveria a autarquia albicastrense apoiar e incentivar os proprietários dos prédios ai situados, a restaurá-los de forma a tornar possível que estes espaços se tornassem espaços de encontro e reencontro de albicastrenses com o comércio tradicional da sua cidade, (como aliás se vez em Abrantes).
Para terminar, voltava às palavras do nosso presidente; “
Castelo Branco é hoje uma cidade moderna virada para o futuro”. Tem razão senhor presidente… agora torna-se necessário colocar pessoas e comércio tradicional nesses espaços renovados, pois se assim não for… ficar-se-á com a ideia que as obras foram feitas para ser vistas e não para servirem os albicastrenses.
O Albicastrense

15 comentários:

  1. Anónimo21:23

    Que grande demagogo! E a zona indutrial? E o direito à água?

    ResponderEliminar
  2. Anónimo03:06

    Quero agradecer ao Sr Verissimo o esforço e a atenção do que se passa no sector do comércio. Estamos a viver momentos muito maus.Todos não somos demais. Valeu a pena.É um princípio para um debate que desejo seja mais amplo. Aproveito para agradecer ao colega que alertou para os artigos do Sr Vale.Já os arranjei e li.
    Bem hajam a todos. Um comerciante.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo09:49

    TEM TODA A RAZÃO DO MUNDO,JÁ TINHAMOS O MATA FRADES AGORA TEMOS O MATA RUAS
    MUITAS EM MA-OBRAS PARA DAR VAZÃO ÁS PEDRAS-LAGES ESPANHOLAS? E EMPURRAR OS CARROS A FORCA PARA OS PARQUES A PAGAR (CARO) QUANDO NO JUMBO-FORUM ETC SE METE O CARRO ONDE QUER E DE BORLA.AFINAL DE QUEM ELE É AMIGO
    E MAIS O OUTRO SÓ TINHA UM PASSARÃO
    ESTE JÁ LÁ TEM TANTOS E DOCEIS QUE NE PERCO O CONTO

    ResponderEliminar
  4. Anónimo10:27

    uma forma de promover o comercio passa como sempre pela camara
    e agora como a fabrica das caldas está em crise e a exemplo da compra das pedras da calçada poderiam mandar fazer nas caldas uns objectos falicos grandes para decorar as ruas da cidade o que tinha duas vantagens dava que a fazer nas caldas e era motivo de alegria nas nossas ruas.
    evitava a xacota que por aí anda a propósito da politica mata ruas

    ResponderEliminar
  5. Anónimo20:05

    Os passarões são aves mitológicas. Qual fénix, renascem das cinzas e sobrevoam qualquer regime...

    ResponderEliminar
  6. Anónimo17:32

    Nesta Câmara e com este Presidente também temos algumas passarinhas, algumas vindas do leste.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo17:49

    rua vaz preto (antiga GNR)mata ruas aranja a rua poe os pinocos para carro bater
    mas, há sempre um mas
    a muralha nem é retocada essa sim seria o motivo da pressa
    mas não foram os pinocos

    ResponderEliminar
  8. Anónimo17:11

    Nestas coisas é bom não esquecer quem é o responsavel maximo do PS em Castelo Branco É JOAQUIM MORÃO amigo do peito do Senhor Engenheiro que aprovou o FREEPORT. Não esquecam que ele nunca fala de politica real é só de interesses de fachada
    Faz-me lembrar ao contrário a namorada do senhor engenheiro só aparece quando há trovoada
    estranhas aparições

    ResponderEliminar
  9. Anónimo20:42

    O "mata ruas" vai dar o golpe fatal. Acaba com o estacionamento nas ruas. Empurra para os parques a pagar. A malta tá tesa que nem um carapau, e pronto vai tudo para o galheiro. A grande ilusão virou desgraça.

    ResponderEliminar
  10. Anónimo20:57

    Viram a Reconquista? Uma vergonha. Propaganda em ano de eleições e os Partidos não dizem nada? andam caladinhos.Não dá para perceber. Será que já não é da igreja? A dupla Mourão/Carrega tomou conta do jornal. É um forrobodó...
    Isto é verdade e já dura há muito tempo.

    ResponderEliminar
  11. Anónimo11:13

    é bom lembrar que o chefe do PS em castelo branco é JOAQUIM MORÃO amigo do peito do senhor engenheiro que aprovou o friport e por cá quem aprovou o forum e avenida egas moniz
    quem foi,quem foi

    ResponderEliminar
  12. Anónimo20:45

    Compreendo o descontentamento que o anónimo sente com o jornal que refere.Mas...é preciso compreender que para os partidos não é um tema fácil de tratar.Trata-se de uma opção do jornal.É verdade o que diz. Alguém se está a aproveitar pessoal e partidáriamente para fazer propaganda eleitoral. Várias pessoas já me têm dito.Claro, vêm aí as eleições.São notícias,dirão.
    Pois,mas o PCP deu uma C.Imprensa sobre a grave crise do País e do Distrito e não mereceu qualquer notícia. Será que o tema da crise não é importante? É, mesmo para o jornal, que já tem tratado o tema em editorial.Será que a crise não é a mesma?Ou será que a análise do PCP não interessa?No meu entender até é noticia de 1ª página...Mas, que poderão fazer os partidos?
    São opções e neste caso,quem manda pode...Têm razão os descontentes. Mas,o seu a seu dono...
    Carlos Vale

    ResponderEliminar
  13. Bom ponto de vista, mas não posso deixar de salientar que se trata de um problema nacional e não apenas da nossa cidade.
    Temos também de ter em conta que este tipo de comércio é também fomentado por todos nós. Cada vez mais o típico tuga passa o seu tempo enfiado nestes centros megalómanos de um atafulhar de lojas...

    ResponderEliminar
  14. Boa noite, Sr. Veríssimo,

    Na minha opinião, sou a favor dos Centros Comerciais, dos chamados "Shoppings". Na medida em que, são um lugar onde nos podemos distrair de diversas formas. Penso que nos dias que correm, a maioria das pessoas não se interessa pelos Centros Comercias apenas pelas lojas convencionais que possuem, mas por ser um local onde nos podemos sentar para conversar, tomar um cafézinho, passar uns momentos agradáveis.

    Considero sim, que a construção de Centros Comerciais deve ser algo bem planeado e estudado. Para não acontecerem situações como as que acontecem em muitas zonas do nosso Portugal: a criação de Shoppings uns em cima dos outros. Como diz o velho ditado "dois é bom três é demais".

    Um beijinho grande,

    Sónia Ferreira

    ResponderEliminar
  15. Para João e Sónia.

    João tens toda a razão quando dizes que este é um negócio fomentado por todos nós… o problema não é propriamente “ o centro comercial ” mas a bandalheira permitida, no número de centros comerciais construídos em cada localidade.
    Na nossa cidade foi feito algum estudo para se saber quantos e em que local, se deveriam construir estas superfícies?
    Que eu saiba nicles!…. Castelo Branco tem hoje os seguintes espaços: Centro Comercial S. Tiago, Nuno Alvares, Humberto Delgado, Galerias S. Cristóvão, Galerias Império, Fórum , Alegro e ainda os Hipers.
    Claro que quem está a pagar a conta deste exagerado número… é o Comércio Tradicional, (o que aliás está a acontecer aos molhos).
    Os próprios centros comerciais também já estão com dificuldades, veja-se o que está a acontecer com as Galerias Império !… num total de quase 40 lojas, têem alugadas pouco mais de uma dúzia!
    Até já se fala, em transformar aquele local em hospital privado!!! isto para não falar dos mais pequenos e antigos, que estão a ser engolidos pelas grandes superfícies.
    Terminava com a expressão utilizada pela Sónia: “ dois é bom três é demais".
    Beijos para ti Sónia e João…

    ResponderEliminar

ANTIGAS CAPELAS DA TERRA ALBICASTRENSE - «CAPELA DE SÃO PEDRO»

MEMÓRIAS DO BLOGUE MEMÓRIAS DE OUTROS TEMPO Esta capela estava situada nas proximidades do chafariz de S. Marcos, num local ocupado atualmen...