domingo, abril 24, 2011

25 DE ABRIL DE 2011


37 anos depois a mesma luta!
25 DE ABRIL SEMPRE!
Neste dia tão importante para a grande maioria dos portugueses, nada melhor que lembrar aos albicastrense, que a açao “simbólica” proposta por este albicastrense para o dia feriado da nossa cidade, continua marcada.
“Quarenta Albicastrenses presentes na praça do Município, pelos quarenta cedros abatidos na Sra. de Mércules”.
É a acção proposta por este albicastrense, aos homens e mulheres da minha terra, para o dia feriado da nossa cidade. Quarenta albicastrenses silenciosamente durante uma hora, na praça do Município, em lembrança dos velhos cedros, para recordar a quem mandou fazer esta barbárie, que o espaço da Sra de Mércules não é a quinta do (Ti Manel das Bolotas) onde ele pode por e dispor a seu belo prazer, mas antes, um local muito querido dos albicastrenses.Das 10.00 às 11.00 da manhã no dia feriado da minha terra, eu irei estar silenciosamente na praça do Município, a dizer a quem por ali passa, que de futuro não mais poderá ser possível este tipo de acontecimentos.
Eu serei um dos quarenta!... E você ?
O grupo do João no Facebook, continua à sua espera: "Eu sou contra o corte de 40 árvores na Sra. de Mércules, em Castelo Branco". Divulgue-o junto dos seus amigos.
O Albicastrense

4 comentários:

  1. Carlos Vale23:38

    Vamos celebrar uma data histórica. Festejar Abril é festejar a Liberdade. A Fraternidade. A Democracia.
    Temos muitas razões para celebrar, porque a liberdade é um valor essencial da nossa vida em sociedade que nos é muito caro. Há quem diga, com razão, que só damos valor a algo quando o perdemos. Para nós, a liberdade andou muito tempo perdida (48 anos). E, foi muito difícil reconquistá-la. Foi tão difícil,tão difícil, que não a queremos perder nunca mais. Mas, creiam, não é nada, nada fácil mantê-la. Por isso, esta necessidade, melhor,esta obrigação de manter bem vivas estas comemorações de divulgar às novas gerações toda a história do 25 de Abril, das conquistas do significado e da importância que representa, também, para as suas vidas...
    É PRECISO DEFENDER ABRIL.
    Carlos Vale

    ResponderEliminar
  2. Carlos Vale
    As tuas palavras são as minhas palavras, e seguramente as de muitos e muitos portugueses.
    Neste dia que me traz grandes recordações, recebe deste albicastrense, um grande abraço

    ResponderEliminar
  3. José Zêzere Barradas16:20

    Muito boa tarde

    De facto é preciso defender Abril, mas no meu entendimento o 25 de Abril serviu a alguns, e não teve o propósito para o qual foi feito. Penso que o 25 de Abril teve teria duas vertentes obejctivas:

    1.º libertar consciências e aniquilar as acções subjacentes aos principios dos Estado Novo, a que se veio a chamar ditadura.


    2.º desenvolver a participação politica do povo português.

    O 1.º ponto penso que foi conseguido. O segundo ponto não. O 25 de Abril vei dar guarida a meia DUZIA DELES. Atendendo à desevolução do sistema capitalista, o que se verifica, é uma total Anarquia e não Democracia. Como pedemos ser um País verdadeiramente democrático se o povo, ele proprio,não sabe os principios basilares da democracia!.O povo conhece é a "arranjocracia", isto é, arranje-se quem puder. Penso que de nada vale andarmos a desenvolver lindos debates televisivos acerca do estado do Pais. Qualquer pessoa sem estudos vê que, e saliento as teses de Karl Marx, toda a vida do ser Humano é Orientada para o trabalho.Isto é a mais pura das verdades, ou, caso contrário não teriamos um corpo articulado. Mas, Karl Marx, quando escreveu esta tese, no meu entender, só não disse que esse trabalho tinha como fundamento o bem estar da sociedade. Ora, os portugueses pouco ou nada tinham, de repente sem dinheiro algum, passaram a ter carros, casas, etc, etc,começaram a ser suberbos, e matarroanos ao mesmo tempo, pois a o ter não acompanhou o ser, quero dizer que a educação não acompanhou o suposto desenvolvimento. Se os portugueses fossem educados não havia acidentes rodoviários por exemplo. Mas, o matarruano que arranjou dinheiro para uma carro, já se acha superior aos outros e até com mais direitos que os outros, não sabe gerir a humildade. Defino himildade como a mais nobre obra cognitiva desenvolvida pelos homens grandes. Meus amigos, um destes dias o meu amigo prof. Chambino mandou-me um e.mail onde escrevia que em alguns paíse da União Europeia os ministros, isto é, os servidores dos povo, deslocavam-se em viaturas tais como Citren AX, WV Polo Net, entre outros. E cá, como se deslocam os nossos ministros, porquê?

    Mando um grande abraço ao Sr, Carlos Vale, que certamente não se lembrará da minha pessoa.

    José Zêzere Barradas

    ResponderEliminar
  4. Que os ideais de Abril se mantenham vivos não só nos nossos corações , mas também no nosso dia dia em momentos como estes que "Abril" nunca pensou que tivéssemos voltar a viver...
    Quina

    ResponderEliminar

ANTIGAS CAPELAS DA TERRA ALBICASTRENSE - «CAPELA DE SÃO PEDRO»

MEMÓRIAS DO BLOGUE MEMÓRIAS DE OUTROS TEMPO Esta capela estava situada nas proximidades do chafariz de S. Marcos, num local ocupado atualmen...