quarta-feira, maio 18, 2011

EFEMÉRIDES MUNICIPAIS - XLVI

A rubrica Efemérides Municipais foi publicada entre Janeiro de 1936 e Março de 1937, no jornal “A Era Nova”. Transitou para o Jornal “A Beira Baixa” em Abril de 1937, e ali foi publicada até Dezembro de 1940.
A mudança de um para outro jornal deu-se derivada à extinção do primeiro. António Rodrigues Cardoso, “ARC” foi o autor desde belíssimo trabalho de investigação, (Trabalho que lhe deve ter tirado o sono, muitas e muitas vezes).
O texto está escrito, tal como foi publicado.
Os comentários do autor estão aqui na sua totalidade.
(Continuação)
Na sessão de 1 de Dezembro os vereadores limitaram-se a nomear “para cobrar o direito do Subsidio Literário a Fernando José de Carvalho”. O Subsidio literário vinha já do tempo de D. José e tinha sido criado para sustentação dos professores. E mais nada houve na sessão de 1 de Dezembro.
No mês de Dezembro de 1790, depois da sessão do dia 1, só se realiza outra no dia 27, e os bons dos vereadores não acharam mais nada que fazer do que nomear os derramadores das sisas.
Copiamos-lhes os nomes, com a ortografia do escrivão Aranha, para se ver que os tais derramadores não eram lá pessoas de pouco mais ou menos.
Foram: D. Pedro José Nogueyra, José Vaz da Cunha, Francisco Martins Pelicano, Euzebio Ferreyra, Capitão Jozé Agostinho Pancas e Jozé Jorge.Na sessão imediata, que se realizou em 1 de Janeiro de 1791, foram nomeadas as justiças para as povoações rurais do concelho, que eram: Salgueiro, Cafede, Maxiais, Escalos de Cima, Louza, Escalos de Baixo, Mata, Monforte, Malpica, Palvarinho, Juncal, Lentiscais, Cebolais, Retaxo e Benquerenças.
A sessão seguinte realizou-se em 16 de Janeiro e diz-nos a acta que “foi determinado o seguinte”:
"Sendo aprezentada huma ordem da Provedoria na qual mandava S. Magestade que respondesse esta Câmara sobre o requerimento de Diogo da Fonseca Marreto Mesquita e sendo outro sim examinado pella mesma o dito requerimento votarão todos uniformemente que consentiam que ao referido Sup. se lhe concedesse a grassa que pedia à exepção do Procurador do Concelho que votou no contrario pela razão de ser prejudissial à Terça de S. Magestade e declarou não queria assinar a resposta da Camara".
Ora façam favor de ler, que da leitura colhem ainda a informação sobre a “graça” referida a Sua Madestade pelo fidalgo Diogo da Fonseca:
"Nesta mesma vereação disse o Provedor do Concelho e requereu que queria assinar a resposta q. a Camara dava sobre o requerimento de Diogo da Fonseca Barreto Mesquita em que pertendia tapar huma Terra que pessue na Fonte da Feiteira visto que todos erão deste voto com a condição de que o mesmo pagasse ao Concelho a quantia de cinco tostões no tempo em que vendesse a sua pasteje e de como assim o declarou asignou este termo".
As outras deliberações desta sessão referem-se à pastagem nos olivais, em que deviam apenas entrar ovelhas e carneiros e só seriam “comidas desde o dia da a rematação athé o dia de São Pedro e desde o fim das vindimas athé dia de todos os Santos”.
(Continua)
PS. Mais uma vez informe os leitores dos postes “Efemérides Municipais”, que o que acabou de ler é, uma transcrição fiel do que foi publicado na época.
O Albicastrense

2 comentários:

  1. Anónimo16:00

    /efemerides/municipaL versus festa templaria organizada notre edilidade
    permite acartar gente em autocarros pró comicio. não esquecer porco povo tem fome ou pelo menos da outra vez tinha

    ResponderEliminar
  2. Anónimo17:19

    A chegar caminetes pessoal do turbante

    ResponderEliminar

BENDITAS ELEIÇÕES DE 2025

OBRAS NA TERRA ALBICASTRENSE Depois de algum marasmo, as prometidas obras na terra albicastrense arrancaram de vez. Não vou aqui bater no no...