sábado, maio 14, 2011

REVISTA ESTUDOS DE CASTELO BRANCO - II


MEIO SÉCULO AO SERVIÇO DOS ALBICASTRENSES

O segundo poste sobre a Revista “Estudos de Castelo Branco” tem por tema: “Como foi Vila Franca da Cardosa à posse de Fernando Sanches”.
O artigo é da autoria do Tenente-Coronel Pina Lopes, e foi publicado em Janeiro de 1962.
O Albicastrense

9 comentários:

  1. Anónimo21:34

    É sem dúvida um dos artigos mais interessantes sobre a história da cidade que consta na ECB.
    A abordagem extremamente sintética e objectiva é um excelente ponto de partida para o desenvolvimento de inúmeras investigações.
    No entanto, parece-me que a conclusão não está um pouco precipitada tendo em conta a quase inexistente fundamentação, uma vez que os vários pontos referidos não são suficientes a atingir.

    obtensat

    ResponderEliminar
  2. Interessante ,este artigo ! Tenho procurado saber a origem de alguns nomes da nossa região.... O nome "Gardunha " tem merecido a minha atenção pelo facto do Prof. Orlando Ribeiro lhe atribuir o significado de "guarda Idanha "dizendo que a Gardunha protege a Idanha dos ventos frios do Norte . Esta origem germânica,ou mesmo goda , de "guarda "que o meu dicionário etimológico também coloca ---Warda ou wardja significando "guardião "parece reforçar a teoria do Sr. Prof. É mesmo interessante ... Perco-me nestas coisas ... Pelo menos enquanto penso nelas esqueço outras ...
    A propósito , revista está à venda ?
    Saudações "arraianas "
    Quina

    ResponderEliminar
  3. Amiga Quina.
    A ultima revista dos de Estudos de Castelo Branco, saiu em Julho de 2007. Segundo sei a situação actual da revista não é a melhor, espero que os problemas existentes possam ser brevemente ultrapassados, para bem da minha terra.
    Se estiver interessado em adquirir alguns dos últimos números, pode encontra-los em alguns dos quiosques de Castelo Branco.

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde exmo sr,

    Antes demais parabéns pelo seu blog!

    Visto que reside na zona, queria pedir-lhe um favor. Ando há anos a procurar o nº 6 desta revista e não consigo encontrar. Gostaria de lhe pedir ajuda no objectivo de conseguir arranjar este número dos Estudos de Castelo Branco.

    O meu e-mail miguel_soarez@hotmail.com


    Obrigado.

    Mcpts,
    Miguel Soares

    ResponderEliminar
  5. Caro Miguel Soares
    Pergunta-me onde pode adquirir o número seis da revista Estudos de Castelo Branco. De qual serie?
    Se for da primeira serie, será a última edição de 1962.
    Pode procurar no Quiosque Vidal, pois já lá vi alguns antigos exemplares desta antiga revista à venda.
    Na lista telefónica encontrará o número telefónico do referido quiosque.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde Senhor Antonio,
      Gostava de saber se possui essa edição e se poderia me encaminhar uma copia do texto que menciona João Marcelino de Mesquita Pimentel e sua esposa Maria Guilhermina. Meus melhores cumprimentos.

      Eliminar
  6. Boa tarde Senhor António
    Ando a fazer uma pesquisa sobre o nome de uma rua de Alferrarede de nome Tenente Coronel Virgilio Pinto da Silva. Sei que a Revista nº 12 de 1 de janeiro de 1970 fala deste militar e o serviço que prestou em Abrantes. Haverá alguma possibilidade de saber onde ver ou encaminhar uma cópia das páginas referentes a este Tenente Coronel?
    Se puder fico imensamente agradecido.
    O meu e-mail: jose.vieia.abt@gmail.com

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  8. Afinal como é que Vila Franca foi parar às mãos de Fernando Sanches? e só mais duas observações: 1- Cardosa vem do cabeço da Cardosa ("caput de Cardosa"), acidente geográfico que deu nome a Herdade (também conhecida por vila Franca) e provavelmente tinha esse nome porque nele haviam muitos cardos.. 2- Fernando Sanches desivnou-a por "da Cardosa" para a distinguir de outra Villa Franca que havia na altura.

    ResponderEliminar

ANTIGAS CAPELAS DA TERRA ALBICASTRENSE - (VI)

  CAPELA DE SÃO GÊNS "MEMÓRIAS DE OUTROS TEMPOS"   Sobre esta antiga capela, pouco ou quase nada se sabe sobre sua existência.  ...