quarta-feira, novembro 23, 2011

POETAS E ESCRITORES DA MINHA TERRA




POETA ANTÓNIO SALVADO EM DOSE DUPLA

Sessão de leitura do livro "O SOL DE PSARA", editorial Licorne do poeta António Salvado e apresentação da obra “Conjunto de Sonetos seguido de Novo Livro de Odes e de Redondilhas e Heróicos Quebrados”, da Palimage, dia 25 de Novembro, Sexta, pelas 18h.00, na Biblioteca Municipal de Castelo Branco. A sessão contará com a presença do poeta beirão Manuel Silva-Terra, da Professora Maria de Lourdes Gouveia Barata e elementos do grupo Váatão.
Como escreve o crítico Alfredo Pérez Alencart: “A ampla trajectória de António Salvado, baseada fundamentalmente numa extraordinária riqueza métrica própria de uma poesia culta revisita, muitas vezes, os caminhos amorosos prestando uma atenção constante ao canto interrogativo do ser e elegíaco, numa celebração constante do gozo da vida.”. Uma poesia densa para Nicolão Saião que escreveu: ”Há um verso que a meu ver descreve com exactidão o mundo da escrita de António Salvado: só a natureza purifica os sons”, diz ele a dada altura no poema dedicado a Claudio Rodriguez. (Claudio Rodriguez, sublinho, ou seja: um dos poetas europeus onde a natureza se confrontou decisivamente com os sons duma modernidade assumida, reencaminhada nos troços vicinais de um continente que não perdera de vista a claridade da Grécia mas sabia ser impossível não a tentar reconverter através do mergulho achado em Rimbaud e Dylan Thomas). Poeta da natureza, António Salvado?

Sim, mas também da linguagem que a certifica, perpassa e ultrapassa. Conhecedor dos clássicos, sempre soube viajar pela comovida desconstrução da escrita. E, assim, é um contemporâneo tanto dos que se foram como de todos os outros que a seguir irão vindo.”Uma voz singular da nossa cidade que há que continuar a escutar".
O Albicastrense

3 comentários:

  1. Parabéns aos albicastrenses , à sua cidade e ao seu poeta !!! Que todos consigam seguir em frente ,suavizando a "crise "pelo verso...
    Ab.
    Quina

    ResponderEliminar
  2. Anónimo19:55

    http://filosofia-extravagante.blogspot.com/2011_04_01_archive.html

    ResponderEliminar
  3. Anónimo01:40

    http://porosidade-eterea.blogspot.com/

    ResponderEliminar

ANTIGAS CAPELAS DA TERRA ALBICASTRENSE - «CAPELA DE SÃO PEDRO»

MEMÓRIAS DO BLOGUE MEMÓRIAS DE OUTROS TEMPO Esta capela estava situada nas proximidades do chafariz de S. Marcos, num local ocupado atualmen...