sexta-feira, novembro 25, 2011

AMATO LUSITANO - SABORES INTEMPORAIS

OS SABORES INTEMPORAIS
DE
AMATO LUSITANO

Tal como aqui anunciei, realizou-se entre os dias 10 e 12 do corrente mês em Castelo Branco, o Congresso; “500 anos – os saberes intemporais de Amato Lusitano”.
A realização deste congresso, foi uma justa homenagem a um dos mais ilustres albicastrenses de sempre.
Aos responsáveis pela sua realização, este albicastrense só pode mesmo dizer bem-haja e pedir para que tudo o que se passou no congresso seja publicado, para que todos aqueles que o desejarem, possam ter acesso ao que por lá se passou.
Tal como disse na altura, não assisti ao congresso por não estar em Castelo Branco, contudo, chegaram-me às mãos alguns dos documentos ali distribuídos, documentos que irei aqui publicar pouco a pouco.
Começava com um pequeno documento que tem por titulo: “Os Sabores Intemporais de Amato Lusitano”.
Ao ler este documento, confesso que fiquei com água na boca pela “receita” que Amato lusitano receitou ao Oliverio.
Numa terra onde os pratos típicos são quase inexistentes, não seria uma boa ideia transformar esta “receita” medicinal, numa verdadeira ementa gastronómica?
MANJAR DE FÍGADOS....
ARROZ FEITO EM LEITE....
SUMO E GRAINHAS DE ROMÃ....

Senhores proprietários da restauração albicastrense, a crise no sector é danada, para sair dela torna-se (entre outras coisas) ter imaginação e ser audaz.
Que tal prepararem tachos, panelas e todos os ingredientes necessários, para porém estes pratos na mesa dos albicastrenses e de todos aqueles que nos visitam?
Não é todos os dias, que se tem oportunidade de confeccionar pratos com 500 anos de idade! Toca a pôr estes pratos na gastronomia dos albicastrenses....
O Albicastrense

Sem comentários:

Enviar um comentário

MEMÓRIAS DE OUTROS TEMPOS - " O JÚLIO RAMOS DO CAFÉ ARCÁDIA"

O jornal “ Beira Baixa ” publicou em 1944, a pérola que aqui estou a postar.                            Não há no Mundo maior palp...