sábado, julho 28, 2012

A TORRE DO RELÓGIO

PÉROLA DA TERRA ALBICASTRENSE

Para muitos albicastrenses a velha torre do relógio, poderá não parecer uma construção muito antiga, contudo essa  não é a realidade, pois estamos perante uma construção com mais de quatro séculos de existência. Para aqueles que desconheçam este facto, aqui ficam algumas imagens da velha torre e um pouco da sua história.

UM POUCO DA SUA HISTÓRIA
               
Duarte de Armas, diz-nos no seu livro das Fortalezas, o seguinte:
O castelo ao alto em posição dominante sobre a povoação, na encosta, destaca-se  a sua torre de menagem; a cerca da vila, dupla, ameada, na qual se inscreviam cinco torres uma delas a Torre do Relógio, (já referida como tal), rasgada por oito portas: a Porta do Ouro, a Porta de Santiago, a Porta da Traição, a Porta do Espírito Santo, a Porta do Relógio, a Porta da Vila, a Porta do Esteval e a Porta de Santarém.
A torre quadrangular que integrava a antiga muralha exterior da Vila Albicastrense, foi transformada no séc. XIX, em torre do relógio.
A torre é em cantaria de granito, com remate em cornija e rasgada por pequenas frestas em arcos de volta perfeita. Superiormente a zona do relógio e sinos do carrilhão, de perfil circular, rasgado por janelas em arco, executadas no séc. XX.
O velho relógio ainda hoje nos dá as horas, porém, em tempos anunciava os quartos, as meias e as horas e, até o hino da cidade  ele tocava bem alto aos albicastrenses.

O velho relógio  perdeu o pio à muitos e muitos anos. Consta que muito dos que moravam perto dele se fartaram de sua ladainha e tudo fizeram para lhe cortar o pio. 
Será verdade ou é apenas um mito?
                                                        O ALBICASTRENSE

3 comentários:

  1. Anónimo20:08

    O Duarte d'Armas não diz nada, quem diz é o general João de Almeida, na sua versão anotada do livro, publicada em 1943.

    No século XIX a torre do relógio foi remodelada, tendo sido colocados os mostradores com os ponteiros, que antes não existiam.

    A torre anteriormente era muito mais interessante do ponto vista arquitectónico do que o pináculo "disney" que lá está hoje.

    http://1.bp.blogspot.com/_M6MO7kCRe8s/SZNC-m01RJI/AAAAAAAAADI/TjA_1VQT098/s640/hcfhfgj.jpg

    ResponderEliminar
  2. Olá "veginho " ! Sabe tembém a torre do relógio de Idanha-a-Nova fazia parte da muralha templária .
    Teve a sorte , ela e nós , de não ver alterado o seu estilo .Quanto ao relógio , até ver , ou antes ouvir, ainda dá horas e quando o ouço em minha casa já sei que vai chover....Pelo menos assim dizem os nossos "intigos ".
    Ab.

    ResponderEliminar
  3. Amiga Idanhense.
    Ainda bem que a lei do silêncio não chegou à Idanha.
    Consta que o velho relógio albicastrense ficou sem pio, porque alguns dos moradores (muito sensíveis) que viviam ao seu redor, ficavam incomodados com as suas badaladas.
    Sensibilidade que cortou o pio ao dito cujo.
    Abraço

    ResponderEliminar

BENDITAS ELEIÇÕES DE 2025

OBRAS NA TERRA ALBICASTRENSE Depois de algum marasmo, as prometidas obras na terra albicastrense arrancaram de vez. Não vou aqui bater no no...