terça-feira, junho 21, 2016

GEORGIO MARINI

UM PINTOR  ITALIANO
 NA 
TERRA ALBICASTRENSE
Nos últimos anos postei aqui vários postes sobre Giorgio Marini, pintor Italiano de Florença que se fixou em Portugal. O pintor viveu algum tempo nos Açores assim como noutras localidades do nosso país. 
Nos últimos anos da sua vida, fixou-se em Castelo Branco, local onde morreu a 8 de julho em 1905, tendo aqui ficado sepultado. 
O meu interesse por este pintor, deve-se a um interessante trabalho publicado por Luís Pinto Garcia na revista “Estudos de Castelo Branco”, (Junho de 1961). 
Marini, pintou retratos, flores, paisagens e cenas históricas e religiosas. 
Muitas foram as pessoas que me contactaram por causa dos referidos postes, uns porque têm quadros seus, outros, procurando saber mais sobre ele. Também eu, procurei saber mais sobre o pintor que escolheu a terra albicastrense para fim de vida, nessas tentativas encontrei nos Açores um belíssimo quadro dele na Igreja Matriz de Ponta Delgada (Capela do Batisférico). 
- Retábulo de São João Batista na cena do Jordão. Também chamado de Altar das Almas, o homem ao fundo de barba castanha curta é auto-retrato de Marini. (Imagem foi-me oferecida por, Carlos Melo Bento). 
As imagens 1 e 2 deste poste foram-me enviadas por determinada pessoa, se alguém estiver interessado em adquirir um destes quadros, pode deixar mensagem que eu depois encaminhe-o para o proprietário das obras. 
Vou continuar a procurar mais dados sobre este homem que escolheu a terra albicastrense para morrer. 
O Albicastrense

1 comentário:

  1. Sabe a que preços estavam a ser comercializados? Obrigado

    ResponderEliminar

CCCCB, DEZ ANOS APÓS A SUA INAUGURAÇÃO

  UM EDIFÍCIO QUE DEVIA SER MOTIVO DE ORGULHO PARA A TERRA ALBICASTRENSE, ESTÁ COMO AS IMAGENS DOCUMENTAM.  QUEM PASSA À SUA PORTA E OLHA P...