terça-feira, novembro 27, 2007

Zona Histórica de Castelo Branco


“Quem te Protege – II”

No dia quinze deste mês, publiquei neste blog uma pequena noticia sobre a pintura dos portados de granito (e respectivas portas em cinzento), de uma casa situada na rua dos Ferreiros (em obras), convencido que a divulgação de tal barbárie, poderia impedir que futuras situações iguais a esta não mais fossem possíveis nesta zona da nossa cidade.
Tinha ainda como objectivo, saber qual o papel da nossa autarquia perante tal crueza!
Passados doze dias após essa divulgação, o proprietário do estabelecimento iniciou hoje dia 27, a limpeza dos respectivos portados (depois de ser notificado pela autarquia albicastrense, segundo soube), conforme se pode ver na fotografia aqui apresentada.
A mensagem que aqui quero deixar; não é a de dizer, que tudo está bem, quando acaba bem, mas antes perguntar à nossa autarquia o seguinte;
Quando alguém se propõe fazer obras numa das muitas casa da zona histórica da nossa cidade e se dirige à autarquia a pedir licenciamento para essas obras, não deveria a nossa autarquia desde logo explicar todas as regras do jogo, evitando desde logo este tipo de abusos? Espero que de futuro casos como este possam ser evitados, para bem da preservação da zona histórica da cidade de Castelo Branco,
Lembrava aqui um episódio muito conhecido na política portuguesa durante a ditadura.

Um dia vieram uns senhores a casa de um desconhecido que morava bem perto de mim e lavaram-no… não quis saber de nada, pois não me dizia respeito.
Outro dia
vieram os mesmos senhores a casa de um vizinho, que eu conhecia de vista e lavaram-no igualmente… também não quis saber de nada, pois não era comigo.
Num outro dia
os mesmos senhores levaram um meu conhecido, aí perguntei que fez ele? Demasiado tarde….

Moral da história: hoje são os portados de granito simples a ser pintados de cinzento (como o silencio é total), amanhã poderão ser os portados quinhentistas a ser pintados de verde ou vermelho.

O Albicastrense

5 comentários:

  1. Parabéns Veríssimo.O teu Blog acaba de servir a comunidade e a defesa do património de Castelo Branco, que é o principio que norteia o Albicastrense. Mas não há que levantar a guarda


    Abraço

    Joaquim Baptista

    ResponderEliminar
  2. Anónimo19:02

    Fez muito bem em chamar a atenção para o caso. Infelizmente, portadas pintadas na zona histórica não faltam.

    ResponderEliminar
  3. Parabéns por este êxito. Esta é tb a forma dos cidadãos exercerem os seus direitos.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo22:40

    Olá de novo!
    Lembrei-me de ti para me ajudares numa pesquisa. Consegues dar-me fotografias das casas típicas de castelo branco? Num livro sobre este distrito vi umas que eram brancas e amarelas no fundo.

    Se conseguires arranjar forografias e uma caracterização seria óptimo!

    Obrigado Albicastrense,
    Fábio Gomes

    ResponderEliminar
  5. Anónimo22:41

    Responde para o meu e-mail.
    Obrigado

    ResponderEliminar

ANTIGAS CAPELAS DA TERRA ALBICASTRENSE - «CAPELA DE SÃO PEDRO»

MEMÓRIAS DO BLOGUE MEMÓRIAS DE OUTROS TEMPO Esta capela estava situada nas proximidades do chafariz de S. Marcos, num local ocupado atualmen...