quinta-feira, janeiro 10, 2008

TOPONÍMIA ALBICASTRENSE - (XIV)


Ruas e Praças 
Da
Terra Albicastrense


Dos muitos nomes de pessoas que constam nas placas toponímicas da nossa cidade, este será seguramente um dos que pouco ou nada dizem aos albicastrenses.
Se perguntar-mos a um qualquer morador da nossa cidade, onde fica, ou quem foi a personagem que deu nome a esta rua, a resposta será seguramente: 
Não sei!
Esta rua situa-se no Bairro do Cansado, (é também conhecida pela rua da Escola do Cansado), o nome foi-lhe atribuído por volta de 1950, quando das alterações toponímicas na nossa cidade.

QUEM FOI JOÃO VELHO?
(Ministro e Procurador de D. Dinis 1279-1325?)

Deste homem, apenas consegui descobrir que foi ministro de D. Dinis e foi um dos procuradores, (juntamente com João Martins e Vasco Pires), na corte de Castela para com o fim especial do pedido de casamento da princesa Isabel, mais tarde, “Rainha Santa Isabel”. 
Terá João Velho nascido em Castelo Branco? 
Será este o seu nome completo?
 Quem foi realmente esta personagem?

(AOS VISITANTES DO BLOGUE)
Se tem conhecimento de dados sobre a vida de João Velho, partilhe-os connosco, colocando-os na secção de comentários, desde já o meu bem-haja.
O Albicastrense

7 comentários:

  1. Anónimo17:10

    http://www.reconquista.pt/jornal.dll/indartigo?idartigo=26483&idseccao=113

    ResponderEliminar
  2. Caro anónimo.
    Bem-haja pela informação.
    Segundo o autor do artigo publicado no jornal "reconquista",(Abílio de Jesus Chaves), João Velho terá nascido em Castelo Branco, o que terá motivado a autarquia albicastrense a dar aquela rua o seu nome.

    Continua a ser pouco o que se sabe sobre este homem.

    ResponderEliminar
  3. Verissimo
    Há muitos poucos dados sobre João Velho. No artigo de Manuel da Silva Castelo Branco no livro do bicentenário da cidade "Figuras ilustres de Castelo Branco", refere que João Velho nasceu em C.B. na primeira metade do século XIII. Foi vassalo e conselheiro de D. Dinis e enviado por este a Aragão(não a Castela como referes) tratar do casamento do rei com a que viria a ser a rainha Santa Isabel. Partiu de Portugal em 1280 acompanhado de mais dois conselheiros como referes, e por aqui se fica. De facto há pouca informação acerca deste personagem. Pose ser que aparecça algo mais.

    Abraço
    Joaquim Baptista

    ResponderEliminar
  4. Anónimo17:25

    Na minha rua há um joao e ja é velho. Se calhar foi ele que deu o nome a rua

    ResponderEliminar
  5. Caro anónimo.
    Gostei do seu sentido de humor....
    0pine sempre.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo14:08

    O Mourão velho?

    ResponderEliminar
  7. Anónimo20:13

    O casamento entre Isabel de Aragão e o rei D. Dinis iniciou-se em 1281, com a vinda a Portugal dos procuradores de Isabel, nas pessoas de Conrado Lança e Bertand Villa Franca, e com a ida em 1288 a Barcelona dos procuradores do rei D. Dinis, nas pessoas de João Velho, João Martins e Vasco Pires. A entrada em Portugal na senda de materializar matrimónio inicia-se em Bragança e a cerimónia nupcial ocorre em dia de S. João (24 de Junho) de 1288, na vila de Trancoso.
    em: file:///C:/Documents%20and%20Settings/nataS_eta/Ambiente%20de%20trabalho/Historia%20de%20Castelo%20Branco/toponmia-albicastrense.html

    ResponderEliminar

CCCCB, DEZ ANOS APÓS A SUA INAUGURAÇÃO

  UM EDIFÍCIO QUE DEVIA SER MOTIVO DE ORGULHO PARA A TERRA ALBICASTRENSE, ESTÁ COMO AS IMAGENS DOCUMENTAM.  QUEM PASSA À SUA PORTA E OLHA P...