quinta-feira, maio 15, 2008

Vestígios Arqueológicos na Praça Postiguinho de Valadares

A Nossa História

Depois do aparecimento do túnel do largo de S. João, eis que surge nova surpresa nas obras da praça Postiguinho de Valadares.
Segundo parece, este achado terá sido descoberto há alguns dias no entanto, tem sido guardado algum segredo à volta desta descoberta!!!
O porquê deste secretismo, é totalmente incompreensível e injustificável, tal atitude poderá levar os albicastrenses, a interrogarem-se sobre este silencio.
As fotografias aqui apresentadas, são demonstrativas desta descoberta… porém, como leigo que sou nesta matéria, passo a palavra a quem sabe, ficando a aguardar esclarecimentos, das entidades responsáveis da nossa cidade, sobre mais esta descoberta.

O Albicastrense

4 comentários:

  1. Anónimo19:39

    estamos bem entregues
    e o ippar ?????
    é de cá ou vive na guarda ?
    e os "arqueologos" que por aí a abundam
    calados ???
    se não há subsidio de sua execelência o D. Alcaide

    ResponderEliminar
  2. Anónimo00:17

    Durante os trabalhos arqueológicos realizados no Largo da Sé, Rua da Sé e Praça D. José I, não foram identificados vestígios com interesse arqueológico. Durante os trabalhos arqueológicos realizados nos futuros parques de estacionamento e túneis da Devesa, não foram identificados vestígios com interesse arqueológico. Durante os trabalhos arqueológicos realizados no Jardim do Paço Episcopal, não foram identificados vestígios com interesse arqueológico. Centro de Monotorização e Interpretação Ambiental: Durante a fase de escavação da área para implantação do novo edifício não forma detectados quaisquer vestígios de interesse arqueológico, uma vez que nos encontramos numa zona de formação granitica, identificando-se o substrato rochoso à superfície, como é confirmado através do levantamento fotográfico.
    Isto é o que arqeuóloga da Camara diz

    ResponderEliminar
  3. Caro anónimo.
    Diz você, que a arqueóloga da câmara terá afirmado o seguinte:

    “Durante os trabalhos arqueológicos realizados nos futuros parques de estacionamento e túneis da Devesa, não foram identificados vestígios com interesse arqueológico”.

    Os vestígios encontrados no Largo de S. João e Praça Postiguinho de Valadares demonstram o contrário! A questão a colocar só pode ser uma: Quem determina o interesse dos vestígios arqueológicos?
    Tem a câmara municipal albicastrense algum departamento devidamente especializado neste sector, para poder ajuizar cientificamente estes achados?
    Ou fica tudo nas mãos da dita arqueóloga! Se tudo ficar nas mãos da dita arqueóloga, será essa pessoa sozinha capaz de avaliar devidamente os respectivos achados arqueológicos?
    Como leigo nesta matéria não posso opinar sobre o real interesse destes vestígios arqueológicos, porém perguntava aos especialistas albicastrenses nesta área, (que andam mudos e calados, ultimamente…) qual o real valor destes vestígios????????
    A eles, lanço aqui um desafio!!! Que solução deve a nossa autarquia tomar em relação a estes vestígios arqueológicos?

    ResponderEliminar
  4. Anónimo16:00

    http://www2.ipa.min-cultura.pt/pls/dipa/build_ficha?xcode=2238195&type=P&pagetitle=Colaborador%20nos%20projectos


    Ninguem inventa nada!

    ResponderEliminar

ANTIGAS CAPELAS DA TERRA ALBICASTRENSE - «CAPELA DE SÃO PEDRO»

MEMÓRIAS DO BLGUE MEMÓRIAS DE OUTROS TEMPO Esta capela estava situada nas proximidades do chafariz de S. Marcos, num local ocupado atualment...