quinta-feira, julho 02, 2009

CAPELA DO ESPÍRITO SANTO


O jornal reconquista, anunciou recentemente que a nossa autarquia se prepara para requalificar a Capela do Espírito Santo, esta requalificação irá permitir que a velha Capela volte a ter o seu espeto original. Ainda segundo a mesma noticia, esta requalificação é motivada pelas muitas infiltrações e abatimentos provocados pela retirada do reboco das paredes exteriores há alguns anos atrás. O investimento ronda os 100 mil euros.
Esta notícia levou-me a tentar saber mais sobre a Capela do Espírito Santo, após alguma pesquisa encontrei este belo livro que aqui quero divulgar e recomendar a quem se interesse por conhecer aquilo que de melhor temos na nossa cidade.
CAPELA DO ESPÍRITO SANTO
DE
CASTELO BRANCO
ELEMENTOS PARA O SEU CONHECIMENTO
(Maria Adelaide Neto Salvado)
Maria Adelaide Neto Salvado. Geógrafa e professora investigadora de temas de cultura regional, publicou entre outras obras Os Avieiros nos finais da década de cinquenta (1985), O Espaço e o Sagrado em S. Pedro Vir-a-Corça (1993), O Culto do Espírito Santo em Terras da Beira-Baixa as longínquas raízes (1997), Confraria de Nossa Senhora do Rosário de Castelo Branco - Espelho de Quereres e Sentires, (1998), Rei Wamba Espaço e Memorias (co-autoria) (1999), O Jardim do Paço de Castelo Branco roteiro de uma visita de estudo (1999), Remoinhos Ventos e tempos da Beira (2000), Nossa Senhora do Carmo nas Alminhas da Beira Baixa (2001), Nossa Senhora da Azenha a Luz da Raia (2001), Em nome do Amor… Maribela e José Pina Um caso de Amor e Morte em Sarnadas de Ródão no inicio do século XX (2001), O Colégio de S. Fiel centro difusor da Ciência no interior da Beira (2001), Elementos para a Historia da Misericórdia de Monsanto (2001), A Misericórdia de Medelim apontamentos e lembrança para a sua história (2002), A historia de uma imagem da sacristia da Igreja de S. Miguel da Sé de Castelo Branco (2003), A Procissão do Corpo de Deus de Castelo Branco (Região e poder politico elementos para o seu estudo) (2003), O Horto de Amato Lusitano, Uma ponte para a Cultura, Educação e Cidadania (co-autoria) (2004), Casa da Infância e Juventude de Castelo Branco (2006). Tem diversa colaboração em jornais e revistas entre as quais se destaca a publicada nos Cadernos de Cultura Medicina na Beira Interior da Pré-Historia ao século XXI.
Bem-haja a Maria Adelaide Neto Salvado, pelo seu esforço na divulgação do nosso património.
Aos visitantes do blog apenas uma frase.
Façam lá o favor de ler....
O Albicastrense

2 comentários:

  1. Carlos Boavida23:57

    Já tive que consultar esta publicação no âmbito de trabalhos da faculdade e recomendo vivamente!

    Carlos Boavida

    ResponderEliminar
  2. Anónimo16:10

    deves ser da familia dos morgados das pancas

    ResponderEliminar

CCCCB, DEZ ANOS APÓS A SUA INAUGURAÇÃO

  UM EDIFÍCIO QUE DEVIA SER MOTIVO DE ORGULHO PARA A TERRA ALBICASTRENSE, ESTÁ COMO AS IMAGENS DOCUMENTAM.  QUEM PASSA À SUA PORTA E OLHA P...