quinta-feira, julho 02, 2009

CAPELA DO ESPÍRITO SANTO


O jornal reconquista, anunciou recentemente que a nossa autarquia se prepara para requalificar a Capela do Espírito Santo, esta requalificação irá permitir que a velha Capela volte a ter o seu espeto original. Ainda segundo a mesma noticia, esta requalificação é motivada pelas muitas infiltrações e abatimentos provocados pela retirada do reboco das paredes exteriores há alguns anos atrás. O investimento ronda os 100 mil euros.
Esta notícia levou-me a tentar saber mais sobre a Capela do Espírito Santo, após alguma pesquisa encontrei este belo livro que aqui quero divulgar e recomendar a quem se interesse por conhecer aquilo que de melhor temos na nossa cidade.
CAPELA DO ESPÍRITO SANTO
DE
CASTELO BRANCO
ELEMENTOS PARA O SEU CONHECIMENTO
(Maria Adelaide Neto Salvado)
Maria Adelaide Neto Salvado. Geógrafa e professora investigadora de temas de cultura regional, publicou entre outras obras Os Avieiros nos finais da década de cinquenta (1985), O Espaço e o Sagrado em S. Pedro Vir-a-Corça (1993), O Culto do Espírito Santo em Terras da Beira-Baixa as longínquas raízes (1997), Confraria de Nossa Senhora do Rosário de Castelo Branco - Espelho de Quereres e Sentires, (1998), Rei Wamba Espaço e Memorias (co-autoria) (1999), O Jardim do Paço de Castelo Branco roteiro de uma visita de estudo (1999), Remoinhos Ventos e tempos da Beira (2000), Nossa Senhora do Carmo nas Alminhas da Beira Baixa (2001), Nossa Senhora da Azenha a Luz da Raia (2001), Em nome do Amor… Maribela e José Pina Um caso de Amor e Morte em Sarnadas de Ródão no inicio do século XX (2001), O Colégio de S. Fiel centro difusor da Ciência no interior da Beira (2001), Elementos para a Historia da Misericórdia de Monsanto (2001), A Misericórdia de Medelim apontamentos e lembrança para a sua história (2002), A historia de uma imagem da sacristia da Igreja de S. Miguel da Sé de Castelo Branco (2003), A Procissão do Corpo de Deus de Castelo Branco (Região e poder politico elementos para o seu estudo) (2003), O Horto de Amato Lusitano, Uma ponte para a Cultura, Educação e Cidadania (co-autoria) (2004), Casa da Infância e Juventude de Castelo Branco (2006). Tem diversa colaboração em jornais e revistas entre as quais se destaca a publicada nos Cadernos de Cultura Medicina na Beira Interior da Pré-Historia ao século XXI.
Bem-haja a Maria Adelaide Neto Salvado, pelo seu esforço na divulgação do nosso património.
Aos visitantes do blog apenas uma frase.
Façam lá o favor de ler....
O Albicastrense

2 comentários:

  1. Carlos Boavida23:57

    Já tive que consultar esta publicação no âmbito de trabalhos da faculdade e recomendo vivamente!

    Carlos Boavida

    ResponderEliminar
  2. Anónimo16:10

    deves ser da familia dos morgados das pancas

    ResponderEliminar

BENDITAS ELEIÇÕES DE 2025

OBRAS NA TERRA ALBICASTRENSE Depois de algum marasmo, as prometidas obras na terra albicastrense arrancaram de vez. Não vou aqui bater no no...