quinta-feira, dezembro 10, 2009

AVENIDA NUNO ÁLVARES




Nos últimos tempos vários visitantes deixaram deste blog, comentários referentes a uma possível mexida na Avenida Nuno Alvares.
Existe um ditado popular, que diz o seguinte; “Não há fumo sem fogo”. Como considero que este ditado até tem muito de verdade, resolvi tentar saber mais, sobre o “diz que diz”, que depois ninguém confirma.
Após alguns contactos, umas tantas perguntas e algumas horas perdidas, consegui encontrar o site de uma empresa que faz projectos, (RISQUE), que apresenta na sua página da internet “
http://www.risco.org/pt/02­­_03.html” um projecto para a “Zona Envolvente da Estação Ferroviária,” com a data de 2007.
Afinal tanto secretismo e pseuda-participação da população, quando tudo parece estar já decidido para o nosso presidente.
Em meu entender o projecto é medonho, (para este local) e acaba, definitivamente, com a cidade equilibrada.
Ganhou o betão, perdeu a cidadania e honra na política.
UMA PERGUNTA….
Porque razões não foram estes bonecos divulgados pela nossa autarquia, antes das últimas eleições?
Se fosse mauzinho… Diria que alguém pretendeu esconder aos albicastrenses, coisas que “parecem” estar há muito decididas.
Se assim for! Só posso concluir que devem existir consciências desassossegada na nossa autarquia.
Vamos esperar para que o tempo se encarregue de nos trazer os próximos capítulos desta pobre novela da TVI, (perdão! dos nossos autarcas…).
O Albicastrense

30 comentários:

  1. Anónimo14:37

    Esse projecto não vai mexer na avenida em si, apenas na rotunda na qual a mesma acaba (ao pé da estação). Toda essa área, de edifícios a cair (alguns deles já foram destruídos, inclusive) tem de sofrer alterações urgentes. Assim não pode continuar... Este projecto é que não me parece ser muito bom para o local, mas betão vai ter que existir, qualquer que seja o projecto aprovado. Quando se votou nas eleições já se sabia, à partida, que se estava a votar em obras como o centro intermodal de transportes, que eu acho muito positivo para a cidade e que é o retratado no projecto.

    A obra é necessária mas acho que merecia um projecto melhor. O anterior (que foi chumbado por ter um grande centro comercial, coisa que o Morão não quer no centro da cidade)parecia-me um projecto mais apropriado...

    ResponderEliminar
  2. Anónimo15:40

    O PS,O PSD, A CDU E O BLOCO QUE INVESTIGUEM...

    ResponderEliminar
  3. O anónimo das 14:37 é um cómico....não vai mexer na avenida em si...mas não é isso que diz a maquete. E quando se votou já se sabia? Onde? Quem? Só se o anónimo está ou esteve com ligações à casa municipal. Será???

    Mas queria dar os parabéns ao Albicastrense pela investigação, que uma vez mais mostra que o déspota vai todo lançado e ninguém o pára. A retribuição dos votos é este despotismo arrogante. Não entendo este povo....

    ResponderEliminar
  4. Anónimo23:40

    Pastor Lusitano. Cómico? O senhor é que parece não estar muito bem informado...

    Compreendo que a maquete não esteja muito perceptível, mas se a vir com olhos de ver, percebe que a avenida vai ficar como está de momento. Continuará a estender-se desde a câmara até à estação como sempre aconteceu. As alterações são na zona da estação... Qual era a lógica que num projecto para mudar essa zona se alterasse também toda uma avenida??? Nenhuma. Ainda para mais logo a avenida Nuno Álvares...

    Quanto à outra questão, o senhor demonstra não estar muito bem informado... As propostas, ditas, reditas e voltadas a dizer pelo Morão quando se recandidatou a um novo mandato eram quatro: o centro de arte com pista de gelo, o pavilhão multiusos, o aeródromo e o centro coordenador de transportes... Não acredita? Leia a Reconquista (http://www.reconquista.pt/noticia.asp?idEdicao=188&id=15141&idSeccao=1940&Action=noticia) antes de falar. E não, não tenho ligações com a câmara, apenas me informo do que se passa na cidade.

    ResponderEliminar
  5. Carlos Vale03:22

    Não vai mexer na Avenida?
    Isso é estar a brincar com coisas sérias. O túnel vai sair já em frente de parte do liceu. É bom lembrar que o túnel que vai passar por baixo da estação é pedonal.
    A circulação de veículos vai passar por um viaduto na zona da rua que vai para o Barrocal, o que vai causar constrangimentos na circulação viária (mobilidade).
    Além de muitos outros aspectos que só com o Plano de Pormenor é que se vai ver. No "Povo da Beira", publiquei esta semana um artigo onde refiro este caso de secretísmo com "rabo de fora". Claro que o projecto foi escondido de propósito, porque é um caso muito sensível. O mesmo se passou com o novo projecto para completar a Av. Egas Moniz,que também referi na semana antes,onde os interesses particulares estão em primeiro lugar. Voltaremos a ele, porque o projecto está ferido de várias ilegalidades...
    Tanto um como outro, deviam ter resposta adequada, dado tratar-se de um caso de defesa do património público(Av. N.Álvares). Porque não uma Providência Cautelar. É caso para pensar! Mas, atenção, exige união de esforços e meios...
    Carlos Vale

    ResponderEliminar
  6. Anónimo08:43

    todos os rei ficaram com um apelido
    o nosso o absoluto o da sopa aos pobres dos passeios de autocarro e dos jantares grátis
    será

    O ESBANJADOR DEMOLIDOR

    Robin dos bosques

    ResponderEliminar
  7. Caro anónimo,

    Não querendo parecer chato, pedia-lhe para ver novamente a avenida na maquete. Lógicamente que continuará a estender-se desde a câmara até à estação, mas de um modo diferente. quanto à lógica, essa pergunto eu qual a lógica de se descaracterizar a avenida.

    Quanto ao senhor ser bem informado relativamente ao que se passa na sua cidade, acredito que sim, tal como eu, no entanto o que vem nesse artigo da reconquista é apenas sobre uma "grande intervenção na zona da estação". E o que eu refiro é sobre a avenida em si.
    O certo é que não ouvi nada de avenidas antes, nem durante das eleições e agora vai-se andar a brincar às construções.

    Como já desconfio que o caro anónimo não acredita nestas palavras, só me resta pedir-lhe para esperar e ver....Mas depois da (des)obra feita....nada a fazer.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo22:26

    Pastor Lusitano, continuará a estender-se da câmara até à estação de modo diferente?? Vai às curvas? Vai subir e descer de novo? Vai até ao Pingo Doce e volta? Esclareça lá isso se faz favor... O que eu vejo claramente no projecto é a mesma avenida de sempre.
    Quanto à segunda questão, vamos fazer um ponto da situação. Eu digo que a construção do centro coordenador de transportes era algo que já se esperava, o senhor diz-me que não estava nada à espera disso e que ninguém tinha tomado conhecimento de tal facto. De seguida eu apresento-lhe factos que comprovam a veracidade da minha afirmação e do quão badalada foi esta obra e por fim, o senhor diz-me que se refere é à avenida... Que quer que lhe diga então? Não há projecto para a avenida, nunca se ouviu falar oficiosamente em modificações na avenida. Tudo o que há são rumores. Não vejo, no projecto, nenhuma alteração na mesma. Não é não acreditar nas suas palavras, a tal renovação da avenida pode até acontecer, mas não tem relação directa, a meu ver, com as obras na estação. Mais depressa se pode relacionar tal renovação da avenida Nuno Álvares com a ligação pedonal entre esta e a 1º de Maio que está, de momento, a ser construída... Quem sabe se para o ano que vem, ou para o outro, ou daqui a cinco ou dez anos eu não venha a concordar consigo, mas por enquanto não há provas concretas de que isso vá suceder. A não ser que conheça algo mais que um simples albicastrense, como eu, desconhece...

    Carlos Vale, das duas uma, o não sabe onde fica o liceu ou as suas fontes são de muito má qualidade... Uma ligação pedonal desde o liceu até ao outro lado da estação é absolutamente ridícula. Nem uma ligação para carros ou ferroviária ocupava tamanho espaço. A ligação pedonal, a existir, teria de começar mesmo à frente da estação com uma rampinha ou com escadas, agora começar no liceu, eu não acredito e penso que ninguém com um pingo de bom senso acredita. Isso não é verdade, não pode ser. Se tem factos concretos que o comprovam, que os apresente mas, sem eles, desculpe, mas vou ter de considerar essa sua afirmação como sendo falsa... Pelo projecto, o túnel será na variante, como o senhor disse, e não haverá nenhum a partir do liceu.

    ResponderEliminar
  9. Anónimo10:12

    Esta anónimo anónima é prova duas coisas: o conhecimento dos projectos já decididos pelo poder (a voz do dono) e que o poder lê e teme este blog. Há tb uma característica curisosa na prosa de alto quilate jornalistico:

    Atentemos a este naco :falar oficiosamente em modificações na avenida. Tudo o que há são rumores. Não vejo, no projecto, nenhuma alteração na mesma. Não é não acreditar nas suas palavras, a tal renovação da avenida pode até acontecer, mas não tem relação directa, a meu ver, com as obras na estação. Mais depressa se pode relacionar tal renovação da avenida Nuno Álvares com a ligação pedonal entre esta e a 1º de Maio que está, de momento, a ser construída...

    Depois, é uma autêntica jornalista vidente quando faz promessas e anticipa o seu futuro risonho:
    Quem sabe se para o ano que vem, ou para o outro, ou daqui a cinco ou dez anos eu não venha a concordar consigo, mas por enquanto não há provas concretas de que isso vá suceder. A não ser que conheça algo mais que um simples albicastrense, como eu, desconhece...»
    Há razões que razão desconheçe, neste caso , é o máximo, admite que pode vir a concordar.Boa. Não vá o diabo... há que tratar da vidinha que isto das obras e dos "acessorias" da comunicação, um dia vão pró... maneta!

    E há mais. Diz: A não ser que conheça algo mais que um simples albicastrense, como eu, desconhece...» Não tenha ciúmes. A prpósito. A sua fonte, o Reconquista, falou de uma obra do século. A obra da estação será a obra do ano, do lustro ou da década?
    Gostaria de saber a sua opinião.
    Obrigadinho.

    Assinado

    Rim-tin-tin, o cão pastor albicastrense

    ResponderEliminar
  10. Anónimo15:17

    Anónimo das 10:12, juro que não percebi minimamente o que quis dizer com o seu comentário... Li várias vezes e tudo o que vi foram frases minhas. Torna-se complicado responder a algo assim pois não vejo qualquer tipo de argumentos no que diz. Os argumentos do seu comentário estão naquilo que eu digo... Enfim, adiante.

    Acusa-me de ser vidente? Quer dizer, eu digo que não sei se as obras na avenida vão existir ou não e sou vidente??? E se eu dissesse, como outros, que vão ocorrer de certeza, era o quê? Isto de chamar nomes por chamar, sem qualquer tipo de argumento não lhe fica nada bem...

    Em relação à sua pergunta só lhe posso dizer uma coisa: meu amigo, se lesse os jornais como deve ser leria, como eu li e decerto a maioria dos albicastrenses leu, que a obra do século a que se refere é sim a obra do século para a Santa Casa da Misericórdia, não para a câmara. Tirado directamente do site da reconquista:

    "A Santa Casa da Misericórdia de Castelo Branco acaba de lançar o concurso público para a construção de um edifício que acolherá os cuidados continuados. O investimento é de 3,5 milhões de euros. Guardado Moreira quer lançar a primeira pedra ainda este ano. Tem assim início a obra do século para a instituição."

    Já viu a última frase? Se não acha a reconquista uma fonte segura tem todo o direito nisso. Para mim é a fonte noticiosa mais segura da cidade e, como tal, gosto de suportar o que digo em algo mais que a minha simples opinião, ao contrário de muitos que aqui comentam. Voltando à sua pergunta, a única coisa que a obra da estação tem que ser é algo que ponha ao serviço dos habitantes da cidade e de outros pontos do país que a visitam, um espaço com condições no caso de quererem utilizar os serviços que possibilitam o deslocamento entre as diversas cidades portuguesas. Mais nada. Actualmente, temos uma estação de caminhos de ferro degradada e uma estação de camionagem que mete medo... Não é preciso ser a obra do século tem apenas de ser uma coisa em condições pois actualmente as estações da cidade são dignas de uma vila, não de uma capital de distrito como Castelo Branco é.

    ResponderEliminar
  11. Caro anónimo, na minha terra diz-se que mais cego é aquele que não quer ver. E sim, a avenida vai subir e descer de novo e depois passa no pingo doce, dá duas voltinhas e volta.... O que se discute aqui não é o sentido nem direcção da avenida, mas sim a própria avenida. Falo das árvores, dos passeios, dos túneis... falo de tudo o que possa vir a prejudicar esta avenida (ou não).
    Quanto facto de não haver nada oficioso quanto a esta avenida, também não havia rumores, nem comunicados oficiais ou oficiosos quanto à antiga garagem da beira, e veja o que lhe aconteceu. Ou não me diga que o senhor já sabia?
    Mas pronto, já admite algo para os próximos anos....nessa altura, podemos "falar" novamente.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  12. Anónimo16:08

    pois para mim a obra do século é o arranjo da quelha do barrocal. e não venho no Reconquista.E já agora, como todos os videntes...estás com o rabo de fora.então?
    Rin-tin-tin o cão albicastrense

    ResponderEliminar
  13. Caros amigos…
    Não sendo eu especialista de coisa nenhuma, mas apenas um albicastrense, (muito igual a tantos outros... Mas que amam profundamente a sua terra) penso, que esta discussão deveria começar por se saber o que leva os nossos autarcas a colocar há volta deste projecto, um silêncio quase total.

    O projecto?
    A mania de que não tem, que dar a conhecer aos albicastrenses, os projectos referentes à terra onde nascerão e que pode mandar abaixo, arrasar e destruir tudo o que muito bem entender?
    O medo da reacção dos albicastrenses por ir mexer na mais bonita jóia, (no que diz respeito a ruas e avenidas da nossa terra)?

    A resposta ficará para quem souber e quiser, (como aliás... Aqui costumo dizer), porém, duma coisa tenho a certeza! Boas notícias não são com certeza.
    Nos últimos anos, os nossos autarcas têm deixado, (desculpem a palavra) “abandalhar” esta nossa jóia.
    Este princípio leva-me a pensar noutras obras e noutros locais, onde se deixou cair de podre, para depois se arvorarem em salvadores desses locais, dizendo que aquilo estava tudo uma desgraça.
    Basta passar por lá e ver o estado dos bancos, dos espaços ajardinados, das vivendas compradas pelo nossa autarquia, (A propósito... Existe algum projecto para essas vivendas) uma pobre desgraça que nos pode levar a pensar, que alguém se prepara para aparecer como salvador da pátria, (perdão da velha avenida).
    Não será este deixar “abandalhar” sinal de que mais uma vez a velha máxima, se prepara para entrar em acção?

    Aqui pegaria nas palavras do primeiro anónimo;“Toda essa área, de edifícios a cair (alguns deles já foram destruídos, inclusive) tem de sofrer alterações urgentes. Assim não pode continuar... Este projecto é que não me parece ser muito bom para o local”.
    Penso que a grande maioria dos albicastrenses concordará com ele. O pior é o que vem atrás desse, ”tem de sofrer alterações urgentes” vêem outras alterações, tipo largo de S. João, jardim do parque, ou largo da Sé, onde a emenda saiu pior que a soneto.
    Se nos calarmos todos… Vai mais uma vez vai ganhar o betão, perde a cidadania e honra na política.
    O Albicastrense.

    ResponderEliminar
  14. Carlos Vale02:12

    Caro "anónimo",vamos lá então pôr as mãos na massa.
    Cingindo-nos apenas ao projecto da empresa "Risco", que não sabemos se é o que vai vingar...
    Na planta 02 do projecto,olhe bem que a zona de intervenção de côr amarela que vai em direcção à Av. N.Álvares ultrapassa o cruzamento da Rua João Evangelhista com a Rua dos Bombeiros Voluntários, já em frente da vedação do recinto do Liceu que, não se limita apenas ao edifício, pelo que, era escusada a "provocação" de ignorância!
    Agora, passe para a planta 06 e veja que continua a ser igual.
    Melhor ainda, é a planta 07, onde pode seguir a linha amarela/preta que confirma que a intervenção vai para lá do cruzamento. O que quer dizer, que o túnel teria saída na Avenida e não,como diz,no largo da Estação. De resto,basta deslocar-se ao outro lado da via férrea, para concluir que é preciso mais espaço para a saída do túnel pedonal. Como saberá,aquele túnel foi feito pela Refer e era para ser para veículos, por imposição de um projecto anterior a este e que ficou pelo caminho.Ora, se o túnel sai já na Avenida,vai exigir muros/vedações de demarcação e segurança como em qualquer túnel, com implicações arquitectónicas na própria Avenida. Um túnel pedonal obriga a algum espaço para que a sua saída seja suave e gradual. Sim, também considero que é um percurso muito extenso e incómodo.
    Pois é, na minha opinião e não só, também de técnicos, é isto que está nas plantas do projecto.
    Perante isto,o que vai acontecer ao cruzamento citado?
    Qual vai ser a função da Avenida que foi projectada para servir de acesso á Estação de C.F.?
    Que implicações vai ter na mobilidade em toda aquela zona e envolventes?
    Não foi de bom gosto nem correcto, a acusação de falsa informação. Quanto muito,podia estar enganado, o que é muito diferente.
    O projecto envolve outros aspectos polémicos, que exigem explicações sérias e claras,que só o Plano de Pormenor, pode ajudar. Na minha opinião e tendo em conta o interesse geral continuo a pensar que é necessário um debate mais alargado,sempre com o objectivo de servir a cidade que é de todos nós.
    Pode ser,que o Plano de Pormenor traga boas surpresas...Quem sabe?
    Uma coisa é certa, a coisa está a mexer...Ainda bem!
    Uma sociedade conformista não avança!
    Carlos Vale

    ResponderEliminar
  15. Zé do Telhado01:06

    Também já vi o projecto e tenho informações que confirmam que o túnel vai saír em plena avenida.
    Não percebo a atitude do anónimo que acha ridículo a passagem ser tão comprida e depois defender o projecto que a concebe.
    Será clubite aguda?
    Entretanto, parece haver ainda muitas duvidas. Faço votos para que haja uma outra solução.
    Zé do Telhado

    ResponderEliminar
  16. Anónimo10:40

    Claro que vão arrasar a avenida, a única coisa notável no urbanismo da cidade. Qurem arrasar as árvores, as pessoas poucas e não vendem parte da escola porque enfim.
    É a prática da pimbada post-moderna cujo exemplo é o lago onde se irão afundar todos esses devaneios de circunstância. Coitado do presidente Morão. Ainda não percebeu que quem julga não é o presente, é o futuro. Cautela amigo. Olhe os outros, também desenvolveram muito a cidade. Hoje são fantasmas.
    Um habitante da avenida

    ResponderEliminar
  17. Anónimo16:52

    Pastor Lusitano, não posso deixar de achar graça à forma como muda o rumo da conversa sempre que a coisa dá para o torto... Se ler bem os meus comentários verá que nunca, mas nunca disse que a intervenção na avenida não se iria fazer. Sempre deixei isso em aberto porque, como é óbvio, não sei o que vai na cabeça do senhor Morão. O que eu disse é que este projecto que foi apresentado não contemplava nem estava ligado a uma eventual alteração na avenida, coisa que o senhor desmentiu sem apresentar qualquer argumento para isso. Posto isto, não vejo o mínimo sentido nesta frase sua: "Mas pronto, já admite algo para os próximos anos....nessa altura, podemos "falar" novamente." Mais uma vez, eu nunca disse que a avenida não ia sofrer obras. Disse que não havia provas quanto a isso. E não há. Disse que este projecto não está directamente ligado a tal intervenção. E não está. Se tem provas em contrário, apresente-as (mas quantas vezes é que eu já repeti isto...).

    Carlos Vale, eu não sei onde é que o senhor vê um túnel pedonal, mas não é neste projecto com certeza. Todas as imagens têm as árvores típicas da avenida que o senhor diz que serão destruídas. E nenhuma imagem mostra uma área de intervenção na zona dos passeios. Se vir a imagem 6 do projecto, a zona amarela estende-se só pela estrada. O túnel para as pessoas vai ser na estrada? Não me parece. É completamente inviável um túnel com essa dimensão. Se no metro de Lisboa, por exemplo, as entradas tivessem esse tamanho, ocupavam tanto espaço que era preferível nem utilizar o metro. Aqui é a mesma coisa, a distância do Liceu à estação é enorme para uma simples entrada de um túnel cujo único objectivo é passar por baixo de um edifício. Não há, decerto, nenhum túnel em Portugal com uma entrada que tenha metade da dimensão que essa teria. Não faz sentido. Há por aí muitos túneis cujo objectivo é passar por debaixo de avenidas e em que basta descer umas simples escadas. Acredito que, para alguém que pense por si próprio, não basta um "vi no projecto" quando este está à vista de todos e não contempla nenhum túnel pedonal visível ou um "tenho informações" quando não se divulgam as fontes. Sinceramente, gostava de ver argumentos mais credíveis que os que apresentou ou algo que mostrasse que realmente essa intervenção na avenida é uma possibilidade, mas já perdi a esperança nisso. No entanto, considero positivo que se tenho baseado em algo palpável e não em meras suposições. Muitos há por aqui que juram a pés juntos que a avenida vai sofrer alterações mas provas nem vê-las. É tudo da boca para fora.

    Zé dos Telhados, que informações são essas? Eu também posso dizer que tenho informações que o túnel não parte da avenida... É o problema desta discussão, toda a gente fala mas ninguém apresenta provas e querem que os outros acreditem por obra e graça do espírito santo. Outra coisa, eu nunca defendi este projecto. Aliás, gostaria que me pusesse à frente uma frase que demonstre que defendo. Decerto não consegue. Eu ponho à sua frente uma que demonstra que não defendo: "A obra é necessária mas acho que merecia um projecto melhor. O anterior (que foi chumbado por ter um grande centro comercial, coisa que o Morão não quer no centro da cidade)parecia-me um projecto mais apropriado..."
    Se as pessoas lessem com atenção muitas discussões inúteis seriam evitadas...

    ResponderEliminar
  18. Carlos Vale17:41

    O Projecto da Estação vai continuar a merecer a minha atenção.Até porque, algumas obras, como o Centro Tranportes,Pavilhão Multiusos e outras, fazem parte do Plano de Actividades e Orçamento para 2010.Mas,ainda não integradas num Plano de Pormenor, que estará a ser analisado. Vou aguardar.
    Quanto ao "anónimo" que não quer ver,que fique com a sua. Apenas lhe adianto que o projecto em discussão neste post tem um túnel que passa por baixo da via férrea e sai na Av. e não nos passeios nem no largo da Estação.
    Obtive confirmação e não por obra e graça do espírito santo, nem por nenhuma outra divindade, mas sim de fontes fidedignas...
    Há também informações que está tudo a ser objecto de análise, não havendo ainda, decisão final. Oxalá que seja no bom sentido.
    Ponto final.
    Carlos Vale

    ResponderEliminar
  19. Zé do Telhado02:52

    Fico espantado com a paciência do Pastor Lusitano e do Carlos Vale para com o anónimo das 14,37.
    O homem já deu uma grande cambalhota. Começou por defender o projecto, a dizer que o túnel não ia saír na Avenida.Depois disse não acreditar que tal pudesse acontecer. Agora já diz que se assim fosse, estaria contra. Pirueta atrás de pirueta.
    Ser ou não ser, eis a questão.
    Ou melhor, para ele é crer ou não crer! Gosta de viver na ilusão, ou então é masoquista.
    Zé do Telhado

    ResponderEliminar
  20. Anónimo16:09

    Carlos Vale, sou eu que não quero ver? Eu não posso ver uma coisa que não está lá! No projecto não há túnel na avenida por mais que o queiram lá por (e vá-se lá saber porque é que querem). Como diz ainda não foi tomada uma posição final e, até lá, não se sabe que voltas é que a coisa vai dar. O projecto final pode ter efectivamente um túnel na avenida e, aí sim, é normal e justo que nos insurjamos contra tal facto. Agora não podemos pegar num projecto que não tem túnel algum e embirrarmos com ele devido a uma coisa que não está la. Isto é o que tem sido feito nesta secção de comentários até agora e isto é que não está certo. Se não querem ver isso, problema vosso... Eu estou farto de especulações e intrigas. Se era disso que queriam falar ao menos que tivesse sido numa secção de comentários acerca de um post qualquer sobre a tal eventual modificação da avenida. Agora virem falar disso num post sobre um projecto que não contempla qualquer modificação na avenida e deitarem o projecto abaixo por causa disso não está certo. Há muitas razões para não se concordar com o projecto, não é preciso ataca-lo por coisas que não tem. Espero ter sido claro desta vez...

    Ó Zé do Telhado não percebi patavina do que disse porque não só as suas frases não têm qualquer sentido como não têm qualquer argumento... Ficamos na mesma. Com coisas como esta, eu é que tenho que ter paciência para o aturar a si. Não ler uma vez e atacar eu desculpo, agora insistir no ataque e continuar sem ler o que eu escrevo, enfim, não há palavras. E pode-me responder directamente, não precisa de falar de mim na terceira pessoa como se estivesse na conversa com os amigos...

    Quando eu disse que o túnel não ia sair na avenida NÂO estava a a defender o projecto, como é óbvio!!!!! Estava sim a defender o facto de este projecto não estar relacionado com uma eventual alteração na avenida!!!! Tenho estado a escrever para o boneco este tempo todo??? Custa assim tanto perceber? Que paciência que eu tenho que ter para isto...

    E sim, o túnel, segundo este projecto, não vai sair da avenida (porque o projecto é o que se vê nas imagens, não o que as pessoas dizem), e sim, não acredito que tal possa vir a acontecer e, mais uma vez, sim se acontecesse estaria contra. Gostaria de saber agora onde é que o senhor vê uma pirueta aqui. Até me dá vontade de rir. Em três frases que apontam para o mesmo lado o senhor vê três contradições. Nem sei que lhe diga... Atacar por atacar sem o menor sentido de lógica...

    E por mim este é o ponto final nesta história que já está mais que contada. Está visto que uma pessoa não pode ter uma opinião diferente por aqui que é logo um escândalo... É que nem argumentos palpáveis há. Só o diz que disse... Especulação pura e dura.

    ResponderEliminar
  21. Caro anónimo…

    O autor deste blog tem-se mantido um tanto ou quando afastado desta discussão.
    Porém deixe que lhe diga, que não gostei mesmo nada da sua última afirmação;

    “Está visto que uma pessoa não pode ter uma opinião diferente por aqui que é logo um escândalo... É que nem argumentos palpáveis há. Só o diz que disse... Especulação pura e dura”.

    Caro anónimo… para quem nunca se identificou, (o que nunca impediu que aqui colocasse os seus comentários) esta sua afirmação é no mínimo deselegante para com o autor deste blog.
    Diz o meu amigo; “que por aqui não se pode ter opinião diferente”.
    Culpar o blog por não conseguir convencer os seus opositores nesta discussão, está a ofender o autor deste blog que sempre lhe deu espaço para poder argumentar das suas razoes.

    No cabeçalho deste blog está escrito o seguinte:
    Bem-Vindo a um blog livre de opiniões sobre Castelo Branco, sejam elas boas ou más. O blog é de todos e para todos os albicastrenses.
    Meu amigo… não me peça amordaçar a boca a quem quer que seja.
    Um abraço do albicastrense

    ResponderEliminar
  22. Anónimo22:43

    António Veríssimo, não me estava a referir a si nem ao blog. Foi apenas um desabafo de quem já está farto de uma discussão que não vai dar a lado nenhum e que era escusada. Compreendo que a expressão "por aqui" se possa relacionar com aqui neste blog, mas a intenção era mais referir-me a aqui neste espaço de comentários e sobre este assunto específico. Aliás a seguir digo que: "É que nem argumentos palpáveis há. Só o diz que disse... Especulação pura e dura." pelo que poderia ser depreendido que, na frase anterior me referia especificamente a esta discussão. Enfim, a escolha das palavras não foi a melhor e pode, de facto, ser entendida de maneira diferente daquela que eu lhe queria dar. Fica aqui o esclarecimento então porque nunca foi minha intenção denegrir a imagem deste blog que tanto tem feito pela cidade.

    ResponderEliminar
  23. Viriato14:56

    Para o senhor escandalizado:
    Informe-se.Não é assim tão dificil.
    Sim. Este projecto têm túnel. Basta ir ao outro lado da linha.
    Sim. O que lá está vai sair em algum lado e sei que é na Avenida. Pelo que vai ter consequências na mesma. Se, na sua opinião,não está no projecto,porque é que no inicio disse que ele ia saír no Largo da Estação?
    Olhe,eu estou bem informado. Fui à fonte.É por isso que estou contra. O senhor não tem estado a falar para o boneco. Simplesmente não sabe nem procura saber.
    Viriato

    ResponderEliminar
  24. Penso que já foi tudo dito ao Sr. anónimo, tenho pena que diga que nós andamos sempre a mudar de teoria quando é ele próprio que faz isso. Mas pronto,ainda bem que há gente do contra para o mundo não tombar, por outro lado, enquanto houver gente que não quer ver (mesmo que segundo ele sejam especulações) vai ser muito complicado irmos lá. Tenho pena de haver gente assim, e tenho pena de nós não podermos fazer nada.

    Quem ganha nisto tudo é este blog. Parabéns.

    ResponderEliminar
  25. Anónimo18:11

    Já tinha dito que esta discussão estava encerrada quanto a mim mas não posso deixar de responder ao Viriato. Meu caro, eu informar-me-ia se alguém me dissesse onde. E única fonte de informação a que tive acesso foi ao projecto apresentado. Vejo muita gente a falar no túnel da avenida mas não vejo nenhuma fonte concreta que diga que isso é verdade. Óbvio que tendo um projecto onde não há nenhum túnel a partir da avenida e alguém que diz que alguém lhe disse que vai haver um túnel na avenida, acredito no projecto. E enquanto não vir nenhuma prova concreta de que esse túnel vai existir continuo na minha. Aliás o que vi foi um recuo por parte da câmara pois o primeiro projecto apresentado tinha efectivamente um túnel para carros por baixo da estação que partia da Nuno Álvares. Esse projecto foi chumbado e agora aparece este sem qualquer túnel por baixo da estação, tanto que a ligação ao outro lado da linha é noutro local. Não vejo qualquer motivo para se acreditar que vai haver túnel a partir da avenida (pedonal ou não) e ainda ninguém me apresentou dados que apontam nesse sentido... Dizer que se tem fontes, qualquer um pode dizer.
    Quando diz que "Sim. Este projecto têm túnel. Basta ir ao outro lado da linha." isso é algo que eu também vejo no projecto mas, tal como diz, é do outro lado da linha e vai ter saída na variante e não na Nuno Álvares portanto não sei porque pegou nisso sequer e não sei porque diz que sabe que esse túnel vai sair na avenida quando se vê que vai sair na variante.

    Eu nunca disse que ia haver um túnel a sair no largo da estação. Se ler bem o meu comentário, o que eu disse é que se houvesse um túnel pedonal, não tinha lógica que esse túnel saísse na avenida mas sim que saísse no largo da estação.

    Quanto à sua última frase, olhe, o problema é meu então que estou mal informado. Mas também ninguém me dá informação que me prove que estou errado. Já agora pergunto, a que fonte foi? Quer que eu procure saber? Mas onde? Procurei conhecer o projecto que foi a única fonte apresentada, não sei onde mais me posso informar, mas gostava mesmo que alguém me dissesse onde. Gostava mesmo de ter conhecimento dessa tal fonte de que todos falam. Acredite que basta alguém apresentar aqui alguma evidência de que esse túnel vai mesmo para a frente para eu partilhar não só da sua, mas também da opinião do Pastor Lusitano, do Carlos Vale e de todos os outros que aqui comentaram. O que é facto é que única coisa que li até agora foi o "disseram-me", "tenho fontes", "asseguraram-me que" tudo coisas que também poderiam ser ditas por uma miúdo de 10 anos que quisesse defender o dito túnel na avenida e não tivesse qualquer prova de que ele vai existir. Atenção que o miúdo de 10 anos é apenas um exemplo, não quero com isto ofender ninguém nem por em causa a integridade das fontes, mas gostava sinceramente que houvesse algo mais que fontes, só isso. Peço desculpa se estou a ser chato e peço desculpa por continuar a alimentar uma discussão que já devia ter terminado, mas faz-me confusão que todos vocês, habitantes da cidade tal como eu, saibam de coisas das quais eu nunca ouvi falar e tenham informações que eu não vejo em lado nenhum.

    ResponderEliminar
  26. Anónimo00:12

    Só agora soube que neste blog existia esta discussão.
    Peço desculpa, mas por razões pessoais, não posso identificar-me.
    Posso dizer que neste projecto há uma passagem em túnel por baixo linha que vai sair na N. Álvares. Perguntem ao arquitecto Teixeira. Ele pode confirmar.
    Vi que indicaram a imagem 2, 6 e 7 mas reparei que esqueceram as mais importantes, 9 e 10 principalmente a 10, que aconselho que observem com atenção. No Largo D.Carlos vê-se que na sua frente passa a via que vem das Tilias, que não terá
    desvio de trânsito para a Avenida. Reparem, ainda, que por baixo dessa via (mancha escura)sai outra via (túnel) que já está no início da N.Álvares. Até estão lá umas setas. É bem evidente.
    Claro, que a Avenida vai ficar, práticamente, com o mesmo perfil mas sem as funções que teve até agora o que não é do meu agrado.
    Terá um único atravessamento para a Cardeal da Mota.

    ResponderEliminar
  27. Anónimo11:49

    Dou os meus mais sinceros parabéns ao Anónimo das 00:12. Até que enfim que alguém, no meio desta discussão sem qualquer sentido apresenta algo realmente com fundamento. Realmente a imagem 10 tinha-me passado um pouco ao lado (e também ao lado de todos os que aqui comentaram certamente) e é a única, e repito a única, em que se pode dizer que vai haver um túnel. É impossível garantir a existência de um túnel a partir de uma planta, como tentaram fazer. Não faz sentido, a não ser que estivesse lá a palavra túnel escrita, de outro modo, só num mapa tridimensional é que se pode garantir a presença, ou não, de um túnel. Na imagem 10, no canto inferior direito (escondido) pode ver-se uma estrada a passar por cima da avenida um pouco ao jeito do que acontece junto ao McDonalds com a linha de caminho-de-ferro. Não vejo é setas nenhumas, mas não é isso que importa. Quem me dera que o seu comentário tivesse sido feito mais cedo. Ou que alguém tivesse reparado nisso antes...

    De qualquer maneira penso que isto, conforme era expectável apenas vai interferir, quanto muito, na parte final da avenida (uns poucos metros) e partilho da opinião do anónimo quando diz que a avenida vai ficar praticamente com o mesmo perfil mas sem as funções que sempre teve e, para que conste, esta situação também não me agrada muito.

    No entanto as dúvidas mantêm-se. Qual é a função do dito túnel? Se é pedonal, então como ficamos? Aquela zona da avenida vai ser pedonal também? Agora que penso nisso, se não for para aceder à estação, também não faz muito sentido que lá passem carros e, uma vez que o acesso à estação se vai fazer pela variante... Confesso que, apesar de estranhar, isto até poderia ser bom. Sempre fui a favor de diminuir o uso do carro e privilegiar quem anda a pé. Desta maneira as críticas que têm sido feitas e que apontam para uma alteração profunda da avenida fazem sentido. Se alguém pudesse esclarecer isto agradecia porque, se for para tornar aquela parte da avenida numa zona pedonal, sou capaz inclusive de concordar com este projecto. Não é a solução ideal, mas não estou a ver nenhuma melhor (mas isto é a minha opinião que sou contra o uso abusivo dos automóveis dentro da cidade).

    ResponderEliminar
  28. Anónimo12:34

    o problema nisto tudo
    já não é saber o que o sobe e o que desce
    o problema é maioria absoluto
    o homem vai fazer o que lhe der na gana. Não lhe interessa o que é util para a cidade mas para a vaidade
    vejam os parques ás moscas, caros e em part-time
    para este homem isso é desenvolvimento
    o outro de facto anda por aí e não é um fantasma é um zombi
    robin dos bosques

    ResponderEliminar
  29. Zé do Telhado03:46

    O Robim tem razão. Morão vai enrolando a conversa, vai dizendo que ainda não há solução, etc e tal...vai apalpando o terreno, e enganando uns tantos que estão de boa fé e de repente. Pumba.Lá vai disto. É um ditador, fingindo que é um democrata.
    Zé do Telhado

    ResponderEliminar
  30. Anónimo02:32

    Epa tudo o que foi dito não passa de especulação pois nada ta decidido ainda existem mais 4 projectos a concurso se procurar bem na net vai encontrar mas dou uma ajuda de um forum Nacional onde os projectos estão a ser todos discutidos!!!! Aqui fica o site

    http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=490627

    e já agora se mexer na Avenida Nuno Alvares qual é o problema neste momento não passa de uma avenida onde ocorrem assaltos e desprovida de comercio!!!!Qualquer que venha a ser o projecto aprovado é necessário para dar novamente centralidade à avenida!!!!

    ResponderEliminar

ANTÓNIO ROXO - DEPOIS DO ABSOLUTISMO - (12 "ÙLTIMA")

Última publicação do excelente trabalho que António Roxo publicou em antigos jornais da terra albicastrense.   “O Espaço da vida polític...