sábado, dezembro 11, 2010

HOJE FAZIA ANOS

(86 ANOS DEPOIS)

No dia 11 de Dezembro de 1924 apareceu à luz do dia, o jornal “Acção Regionalista”. Trazia no cabeçalho como director e seu editor; Manuel Pires Bento. Da lista de redactores constava; José Lopes Dias.
Era propriedade do “Grupo de Acção Regionalista”. Em 20 de Janeiro de 1927, no número 108, auto suspendeu-se por entrar em contencioso com a Comissão de Censura Distrital.
O número 109 apareceu em 15 de Dezembro de 1927, com o seguinte estatuto redactorial: “Servir o país, de um modo geral, e em especial para defender e promover os interesses da Beira Baixa e do Distrito de Castelo Branco”. A sede da administração, situava-se na rua Almirante Reis número 30 em Castelo Branco. Era composto e impresso na tipografia pessoa do Fundão. A partir do número 145, passou a ser composto e impresso na tipografia Portela Feijão. Terminou em 1931, mantendo-se sempre fiel às ideias regionalistas.
Sete anos foi o período de tempo que este jornal aguentou, porém, pelo que pude ver na nossa biblioteca (em antigos exemplares) portou-se bastante bem e terá sido um dos bons jornais do seu tempo.

PS. A recolha dos dados históricos; Jornal ” Reconquista”.
O Albicastrense

1 comentário:

  1. Anónimo18:26

    Leva-me a crer que os iluminados da nossa Câmara+ do Polis, depois da obra efectuada, tenham pensado que o acesso ao Jardim Episcopal passava a ser feito pelo ex jardim (das rosas) e consequente falta de receita dos pagantes de visita ao jardim do Paço. Estarei enganado?!

    ResponderEliminar

CCCCB, DEZ ANOS APÓS A SUA INAUGURAÇÃO

  UM EDIFÍCIO QUE DEVIA SER MOTIVO DE ORGULHO PARA A TERRA ALBICASTRENSE, ESTÁ COMO AS IMAGENS DOCUMENTAM.  QUEM PASSA À SUA PORTA E OLHA P...