terça-feira, dezembro 28, 2010

O PERDIGOTO

Para terminar o ano de 2010, nada melhor que publicar aqui um poste sobre um pequeno jornal publicado pelo Agrupamento de Escolas Castelo Branco, “O Perdigoto”.
O número quarenta deste pequeno jornal, veio parar-me às mãos por mero acidente, acidente que agradeço e que espero que se repita cada vez que sair um novo exemplar deste bonito jornal.
Li este pequeno jornal, (que já não é assim tão pequeno) de fio a pavio e quero agradecer desde já, a todas as pessoas empenhadas neste belíssimo projecto e desejar-lhes força e saúde para continuarem por muitos e muitos anos, a darem-nos novos exemplares.
Desta ultima edição, realçava (correndo o risco de ser injusto para com outros trabalhos ali publicados) a entrevista feita a Maria Adelaide Neto Salvado.
É costume dizer-se que santos da casa não fazem milagres, neste caso é caso para dizer, que não sendo a Dr. Adelaide Salvado natural de Castelo Branco mas sim de Vila Franca de Xira, tem feito pela nossa terra (que adoptou como sua), os “milagres” que muitos dos que aqui nasceram, jamais se preocuparam em realizar.
Não vou aqui fazer o elogio do trabalho que a Dr. Adelaide Salvado realizou ao longo dos anos em que escolheu a nossa terra como sua, pois, as minhas palavras seriam sempre muito pobrezinhas perante o trabalho desenvolvido por ela, ao longo dos anos em que escolheu a nossa terra como a sua terra do coração.
No entanto, espero que a nossa autarquia se lembre um dia, dos que não tendo nascido nesta nossa terra e a ela se têm dedicado como se ela fosse a sua terra, os reconheça como filhos desta nossa querida e amada terra e lhes dê o devido valor.
A todas as pessoas responsáveis pelo jornal “O Perdigoto”, mais uma vez o meu bem-haja pelo excelente trabalho que fazem há catorze anos.

O Albicastrense

4 comentários:

  1. Caro António Veríssimo,

    como não encontrei qualquer forma de contacto para além destes formulários de resposta aos seus posts, escrevo-lhe por esta via.

    Sendo o seu blogue dedicado a Castelo Branco, venho sugerir colocar uma ferramenta no blogue com os anúncios mais recentes no seu distrito, colocados num site de classificados, www.custojusto.pt.

    Pode formatar tudo através deste link: http://www.custojusto.pt/widget/preview?rgn=10&cat=
    Aqui pode escolher o formato (sugiro o 160x600 para ficar na coluna dos links), a cor do texto ou de fundo, a categoria (exº emprego) por forma a se enquadrar perfeitamente com o seu blogue.

    Esperamos que esta ferramenta seja do seu agrado e possa colocá-la no seu site.

    Cumprimentos,
    Pedro
    http://www.custojusto.pt

    ResponderEliminar
  2. Anónimo08:35

    ESCANDALOSO já se viu terra sem UM foguete na passagem de ano
    DE volta politicas miseribilistas
    Se a CAMARA NÃO QUER
    AVANCE A JUNTA

    ResponderEliminar
  3. Caro Pedro.
    Vou pensar no assunto.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo13:09

    Antes de mais comentar a lata destes senhores do custojusto.pt. Tem que fazer pela vida e minar-nos a net com links que nada têm a ver com conteúdo.

    Guardo com saudade a escola por onde passei e onde nasceu o Perdigoto, na altura chamada EB 2,3 do Ribeiro das Perdizes.
    Provavelmente ainda terei la por casa alguns dos primeiros números.
    Bons tempos=)

    Um abraço e parabéns pelo blog.

    ResponderEliminar

ANTIGAS CAPELAS DA TERRA ALBICASTRENSE - «CAPELA DE SÃO PEDRO»

MEMÓRIAS DO BLOGUE MEMÓRIAS DE OUTROS TEMPO Esta capela estava situada nas proximidades do chafariz de S. Marcos, num local ocupado atualmen...