terça-feira, outubro 30, 2012

UM VELHO EDIFÍCIO DA TERRA ALBICASTRENSE

Com a construção do novo Centro Coordenador Rodoviário de Castelo Branco, a zona da estação vai ser requalificada, na sequência desta requalificação, alguns edifícios existentes na zona vão ser mandados abaixo.
Entre os prédios que vão ser mandados abaixo, existe um que vai doer-me muito, pois até à presente data ninguém se pronunciou em seu favor.
As imagens que ilustram este “poust”, mostram-nos o velho edifício a que me refiro, edifício cuja história não conheço mas que imagino ter sido construído quando da construção da estação do caminho de ferro da cidade, (se assim for, o dito cujo terá mais de cem anos).
Cem anos de existência, mas muito mal apreciado e muito mal conservado por quem de direito. Entre os muitos edifícios que existem na terra albicastrense, este é sem dúvida um edifício único, derivado às suas características, uma vez que não conheço mais nenhum com a configuração que este tem em Castelo Branco.
Edifício construído em forma de funil, com uma frontaria que não encanta quem por ali passa, mas se essa pessoa se der ao trabalho de olhar não só para a frontaria, mas olhar igualmente para ele pela parte de trás, facilmente se aperceberá que está perante uma espécie rara na terra albicastrense.
Se este “estranho” edifício (quem terá sido o seu arquitecto?) for abaixo, será realmente uma pena, pois ele bem merecia ser recuperado e ficar no largo onde foi erguido.
Dirão alguns que as obras projectadas para o local são necessárias, e que o progresso não se compadece deste tipo de lamechice. Talvez assim seja... contudo, confesso que me faz toda a confusão do mundo ver mandar abaixo este velho e estranho edifício, para construir uma garagem para autocarros, embora lhe vamos chamar, Centro Coordenador Rodoviário de Castelo Branco.
O ALBICASTRENSE

2 comentários:



  1. A mim também me vai fazer falta , pois quantas vezes por ele passei quando andava no liceu e depois quando ,na Faculdade vinha para férias de comboio .Ele estava sempre ali ...Coisas do progresso !!!,ou será que estamos a ficar saudosos e "piegas "!!!? ?
    Ab.

    ResponderEliminar
  2. Amiga Idanhense.
    Talvez estejamos a ser piegas e saudosos, todavia, não posso deixar de que aqui colocar a seguinte questão:
    Não seria possível recuperar este edifício e incorpora-lo no projecto em curso para o local?
    Responda quem quiser e souber, pois eu continue a não perceber este manda abaixo que é velho e, não tem interesse.

    ResponderEliminar

ANTIGAS CAPELAS DA TERRA ALBICASTRENSE - «CAPELA DE SÃO PEDRO»

MEMÓRIAS DO BLOGUE MEMÓRIAS DE OUTROS TEMPO Esta capela estava situada nas proximidades do chafariz de S. Marcos, num local ocupado atualmen...