quarta-feira, janeiro 03, 2018

COLECTIVIDADES DE CASTELO BRANCO

ASSEMBLEIA 
DE 
CASTELO BRANCO
 (1849 – 199?)

A intervenção feita por Luís Vicente Barroso na Assembleia Municipal sobre o prédio onde esteve instalada a antiga Assembleia de Castelo Branco e sobre a própria Assembleia, leva-me a postar aqui, de novo, um pouco da história desta antiga coletividade albicastrense.
Fundada em 1849 teria hoje a bonita idade de 169 anos (se ainda tivesse as portas abertas), e seria a segunda coletividade mais antiga do país.
Fiz parte dos corpos gerentes no ano de 1987 na qualidade de tesoureiro e fui sócio até finais de 80, altura em que deixaram de cobrar quotas. 

UM POUCO DE HISTÓRIA

O aproximar dos fins do século XIX, marca em Portugal, o aparecimento de uma verdadeira multidão de Associações Culturais e Recreativas, ligadas a movimentos operários ou de funcionários administrativos “do fundo da tabela” e outras, preenchidas por elementos da média e alta burguesia com algumas misturas de nobreza media.
Assim, apareceu nos anos 40 do século XIX. A Assembleia de Castelo Branco, vingou no seio da comunidade dos seus apaniguados, pela realização de convívios culturais e recreativos que em muito animaram a terra albicastrense no passado.
A Assembleia esteve instalada nos seus primeiros anos, no primeiro andar de uma casa de D. Maria da Piedade Ordaz Caldeira de Valadares, na Rua do Pina. 
Essa casa foi destruída por um incêndio em 1902 e a Assembleia mudou-se, provisoriamente, para uma casa da Rua de Santa Maria.
Durante o segundo semestre de 1906 passou para o prédio do Largo da Devesa, no fundo do Passeio Público, onde se manteve até à sua extinção (imagem do poste).
Para finalizar não posso deixar de aqui colocar uma velha questão. Como foi possível deixar fechar as portas a uma coletividade com quase cento e cinquenta anos de existência na época?
                                                   O ALBICASTRENSE

3 comentários:

  1. Bom dia
    Colectividade que também conheci enquanto vivi na cidade.
    Desapareceu quase de um dia para o outro e pergunto:
    - O que aconteceu com os bens que a Associação possuía ?
    - Alguém sabe responder ?

    Um abraço
    JJB

    ResponderEliminar
  2. António Arnel Afonso foi o último presidente da Assembleia. Só ele poderá responder a essa questão.

    ResponderEliminar
  3. Quando for a C B pergunto - lhe porque tenho bom relacionamento com ele.
    Um
    Abraço JJB

    ResponderEliminar

CCCCB, DEZ ANOS APÓS A SUA INAUGURAÇÃO

  UM EDIFÍCIO QUE DEVIA SER MOTIVO DE ORGULHO PARA A TERRA ALBICASTRENSE, ESTÁ COMO AS IMAGENS DOCUMENTAM.  QUEM PASSA À SUA PORTA E OLHA P...