sábado, maio 19, 2007

OS NOMES DAS RUAS DA MINHA CIDADE

TOPONÍMIA ALBICASTRENSE

A palavra toponímia é derivada dos termos gregos (tópos), lugar, e (ónoma), nome, (o nome de um lugar). 
Toponímia significa o estudo histórico e linguístico da origem dos lugares. 
A toponímia está intimamente relacionada aos valores culturais das populações, reflectindo e perpetuando a importância histórica de factos, pessoas, costumes, eventos e lugares, que ficarão na nossa memória colectiva, como motivo de orgulho para sempre. 
De acordo com a Lei vigente, compete às Câmaras Municipais a denominação das Avenidas, Ruas, Pracetas, Travessas, Becos e Largos das povoações, assim como a numeração dos seus edifícios. 
Em Castelo Branco este principio dos valores culturais e da importância histórica de factos há muito que foi esquecido, e terá inclusivamente sido mandado para o baú das recordações passadas, pelos nossos representantes autárquicos.
Para o demonstrar bastaria lembrar aqui alguns nomes dados nos últimos 50 anos, a algumas das nossas ruas, o que eu me dispenso de fazer. Este blog irá a partir de agora tentar esclarecer os albicastrenses, sobre quem são alguns dos Portugueses que têm os seus nas nossas ruas, e que fizeram eles para merecem tal honra. 
 RUA
"TENENTE VALADIM"
Situada na zona do castelo, a rua têm o seu início perto da torre do relógio, terminando a mesma na rua Mouzinho Magro, esta rua era antes conhecida, por rua dos “Curraes”. 
QUEM FOI O TENENTE VALADIM?
Eduardo António Prieto Valadim, nasceu em Lisboa a 13 de Julho de 1856, em 1884 foi como militar servir Portugal, para a antiga província ultramarina de Moçambique. 
Participou em varias batalhas no sertão Moçambicano. O seu nome ficaria para a história pelo facto de ser incumbido de comandar uma expedição a vários régulos e, a despeito do êxito alcançado junto de alguns, foi friamente decapitado pelo ”régulo Mataca" (1) em Janeiro de 1890. Resta acrescentar que depois de “cabeça cortada” justiça na terra, hoje praticamente todas as nossas cidades têm uma rua com o nome de Tenente Valadim, não sabendo porém os habitantes, quem foi Tenente Valadim.
(1) Régulo Mataca, dominava enormes áreas do sertão Moçambicano, e foi sempre um feroz inimigo de Portugal, diversas expedições foram organizadas para o combater – "pacificar, era o eufemismo usado na altura”, em finais do século XIX, princípios do seguinte.
PS. Muito mais podia dizer sobre Eduardo António Prieto Valadim, contudo, não é objectivo destes postes dar a conhecer muito em pormenor os patronos das nossa ruas, mas antes, abrir o apetite à descoberta de quem se possa interessar por esses patronos.
O Albicastrense 

5 comentários:

  1. Anónimo15:22

    Boa iniciativa, por acaso desconhecia quem era o Tenente. Já agora o antigo nome dado à rua qual seria a origem?

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Caro Francisco.
    1º - A mudança da respectiva toponímia terá ocorrido por volta de 1891.
    2º -A designação de Currais seria referente a uma zona característico de terreno, junto da cintura amuralhada da cidade ”os Currais”, local onde se faria a criação de gado (?).
    Que mais tarde deu nome à rua que haveria de ser feita naquele lugar.
    Gostaria de esclarecer que as duvidas referentes a estes casos são muitas e as certezas por vezes muito poucas.
    O Albicastrense

    ResponderEliminar
  4. Anónimo09:07

    Mais umas coisas que desconhecia, bem haja pelo esclarecimento adicional.

    Dou mais uma vez os meus parabéns pela excelente iniciativa.

    ResponderEliminar
  5. quando falamos das ruas da "nossa" terra estamos a contribuir para que não morra uma parte da memória colectiva.
    só agora é que descobrir um blog que também fala de ruas e de toponímia.
    coragem
    e um abraço

    ResponderEliminar

ANTIGAS CAPELAS DA TERRA ALBICASTRENSE - «CAPELA DE SÃO PEDRO»

MEMÓRIAS DO BLOGUE MEMÓRIAS DE OUTROS TEMPO Esta capela estava situada nas proximidades do chafariz de S. Marcos, num local ocupado atualmen...