quinta-feira, julho 05, 2007

TOPONÍMIA ALBICASTRENSE - (V)


Praça Família Domingos
(Inaugurada em 2006)

Na toponímia da nossa cidade existem situações que por vezes são completamente incompreensíveis. A praça baptizada com o nome de família Domingos é, em meu entender, um desses casos.
Esta praça está situada entre o edifício da DRAPC, e o edifício do C.R.S.S, tendo sido inaugurada em 2006, apôs uma reestruturação profunda daquele local.
Antes de mais quero desde já dizer, que desconhecia por completo o nome dado a esta praça, e só após ter sido alertado para o facto o fiquei a saber.
Não ponho em causa, se a praça deveria ter este ou outro qualquer nome, também não faço juízo de valores sobre a justeza da medida tomada, pela nossa autarquia, mas apenas desejava entender o porquê deste nome.
Sobre este nome apenas sei, que em tempos existiu uma garagem no mesmo local, onde hoje está o supermercado Lidl, que se chamava a Garagem do Luís Domingos.
Será que o nome da praça, tem alguma coisa a ver com esse nome?
Tentei saber mais sobre a “Família Domingos”, infelizmente nada de importante consegui encontra
r sobre ela, porém o que me leva a colocar aqui esta questão, não é o saber até que ponto a homenagem foi bem ou mal feita, mas sim o facto de o marco colocado naquela praça ter apenas aquela designação “Praça Família Domingos”.
Como se
pode ver na fotografia o marco é bastante grande, e por baixo da placa ali colocada com o nome, caberia perfeitamente mais informação referente a esta família “albicastrense”?
Mais uma vez os responsáveis por este trabalho deram um tiro nos próprios pés… a homenagem até pode ser justa, mas a forma meia envergonhada e simplificada com que este assunto foi tratado, revela algum desleixo na forma de tratar esta matéria.
Para terminar uma pergunta à nossa autarquia: Se eu com 56 anos que sempr
e vivi em Castelo Branco pouco ou nada sei sobre esta família, nem dos seus méritos, para poder ajuizar da justeza da medida tomada pela nossa autarquia.
O que acontecerá com os albicastrenses da amanhã, quando por ali passarem e perguntarem quem foi esta família?
O Albicastrense

1 comentário:

  1. Anónimo21:33

    Comentem e divulguem o syte:
    amigosdoplaneta-natura.blogspot.com

    ResponderEliminar

AO PRESIDENTE DA AUTARQUIA ALBICASTRENSE - (II)

Hoje ao passear pela rua Mousinho Magro, dei comigo a olhar para os dois portados que se podem ver na imagem aqui postada e a perguntar ...