domingo, março 30, 2008

A Minha Cidade

ZONAS DEGRADADAS

DA

CIDADE DE CASTELO BRANCO

O jornal "A Reconquista" publica esta semana um pequeno artigo que tem por título: "Degradação instala-se na zona antiga da cidade de Castelo Branco". Tal artigo mais não é que a confirmação do que aqui escrevi sobre este assunto em Outubro de 2007, com o titulo "Contradições da minha cidade".
Depois de ler este artigo, não posso deixar de contar aqui uma situação que tive a oportunidade de observar há alguns dias. Desloquei-me recentemente a Abrantes, (cidade onde tenho familiares). Porém e contrariamente ao habitual, desta vez não me fiquei pela casa dos familiares e desloquei-me ao centro da cidade, (coisa que não fazia há muito tempo), para tratar de alguns assuntos. Ao conversar com a pessoa com quem tinha assuntos a resolver reparei num conjunto de livros em cima do balcão, que tinham como titulo: "Abrantes Fórum" peguei num deles, e disse para com os meus botões… mais um Centro Comercial! Ao folhar o livro reparei que não se tratava de um Centro Comercial como o existente em Castelo Branco, mas antes de um Centro Comercial Ao Ar Livre!!!!!

Este Centro Comercial ao ar livre, a que eu chamaria
"o Centro Comercial dos pequenos comerciantes de Abrantes", é sem duvida um exemplo, de como se pode promover a modernização e requalificação urbana e potenciar uma ocupação residencial, comercial e cultural em qualquer zona degradada. Este Centro Comercial ao ar livre, que caminha por ruas, praças e largos de praticamente todo o Centro Histórico de Abrantes, tornou aquele espaço num local vivo e bastante animado para os Abrantinos. A situação do Centro Histórico da cidade de Abrantes é hoje uma nova realidade, porém quem conheceu aquele espaço há alguns anos atrás, (como eu conheci), não pode deixar de elogiar esta estratégia, pois ela permitiu o regresso dos Abrantinos ao seu espaço de eleição, assim como a recuperação do comercio tradicional, hoje em vias de extinção.
O centro histórico da cidade de Abrantes estava até há bem pouco tempo, tal como está a zona da nossa cidade descrita pelo jornal reconquista:

Ao Presidente da nossa autarquia, só posso deixar esta mensagem;

Senhor Presidente a cidade de Abrantes fica apenas a 80 quilómetros de Castelo Branco. Que tal aproveitar um dia livre destes para ali dar um salto, e ver com os seus próprios olhos o trabalho realizado nesta área, pelos autarcas de Abrantes? A cidade… e os albicastrenses seguramente agradeceriam esta viagem.

Do http://essa_abrantes.blogs.sapo.pt/ tirei as palavras que se seguem;

Abrantes Fórum

"Centro Comercial Ar Livre de Abrantes"

O Centro Comercial Ar Livre de Abrantes (CCAL) também designado por Abrantes Fórum é uma iniciativa produzida pela Câmara Municipal, que tem por objectivo o desenvolvimento, qualificação e gestão do Centro Histórico de Abrantes. Segundo Maria do Céu Albuquerque, vice presidente da Associação CCAL, o Abrantes Fórum "Resulta da parceria de interesses de dois actores centrais - a Câmara Municipal de Abrantes e a Associação Comercial e Serviços - tendo por objectivo um conjunto de iniciativas programáticas destinadas a dinamizar e revitalizar a vida pública e social na zona, incrementar a participação e a cidadania activa, estimular e qualificar a actividade económica e a sua rentabilidade, promover a modernização e requalificação urbana e potenciar uma ocupação residencial, comercial e cultural inovadoras do centro tradicional de Abrantes, contrariando, assim, uma certa tendência para a deslocação do comércio e serviços e a desertificação populacional registadas nos últimos anos e criando novas condições e factores de interesse e mobilização

O Albicastrense

3 comentários:

  1. Anónimo13:10

    O MORão È BETÂO E MAIS BETÃO.
    quer lá saber disso é homem de vistas curtas. Para ele o mundo vai só até ao Valongo e, e.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo11:18

    Tudo como dantes
    Quartel-Geral em Abrantes

    ResponderEliminar
  3. Anónimo02:36

    Será que houve acompanhamentos arqueológicos?

    ResponderEliminar

BENDITAS ELEIÇÕES DE 2025

OBRAS NA TERRA ALBICASTRENSE Depois de algum marasmo, as prometidas obras na terra albicastrense arrancaram de vez. Não vou aqui bater no no...